Postado em 18/04/2024

268 visualizações

Dia Nacional do Livro Infantil – Ideias para presentear!

dia-nacional-do-livro-infantil

Sabia que no dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil? Esse grande companheiro dos pequenos tem um dia só dele e você vai concordar com a gente que é bem justo. Afinal, o livro desempenha um importante papel no desenvolvimento da garotada.

Tem títulos que contam histórias de princesas, bruxas, heróis e vilões, assim como os que são recheados de desenhos para colorir. Tem também aqueles que são repletos de desafios como palavras-cruzadas, jogo dos 7 erros, caça-palavras, labirinto, palavra secreta e liga-pontos, por exemplo.

Essa diversidade vai de encontro não só aos diferentes interesses, mas também às necessidades das crianças. Dos clássicos contos de fadas aos livros interativos que estimulam o aprendizado, cada obra contribui de maneira significativa para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e motoras dos leitores.

Por que 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil?   

Você imagina por que 18 de abril foi escolhido como o Dia Nacional do Livro Infantil? Trata-se de uma homenagem a um dos mais importantes nomes da literatura infantil brasileira: Monteiro Lobato. O escritor nasceu exatamente nessa data, no ano de 1822, na cidade de Taubaté, em São Paulo.

Conhecido por obras que, até hoje, encantam gerações de crianças e jovens, como “O Sítio do Picapau Amarelo” e “Reinações de Narizinho”, Lobato foi pioneiro na produção de histórias para o público infantil no Brasil, ganhando notoriedade pela linguagem acessível, enredos cativantes e personagens notáveis.

Além disso, foi um autor que contribuiu para a valorização da cultura brasileira já que, frequentemente, fazia referências a lendas, folclores, mitos e tradições do país. Um dos exemplos mais marcantes é a série de livros “O Sítio do Picapau Amarelo” lançada, pela primeira vez, entre os anos de 1920 e 1974. 

Ao longo dos 23 volumes, os leitores são transportados para um universo mágico habitado por Dona Benta, Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia e Visconde de Sabugosa. Em meio às aventuras vividas pelos personagens, Monteiro Lobato introduz elementos do folclore brasileiro, como o Saci-Pererê, a Cuca, o Lobisomem, o Curupira, entre outros seres fantásticos.

Isto é, ao enriquecer as suas histórias com elementos autenticamente brasileiros, o escritor, falecido em 4 de julho de 1948 aos 66 anos, há mais de um século proporciona aos seus leitores uma experiência imersiva única na riqueza cultural do nosso país.

Qual a importância do Dia Internacional do Livro Infantil?

O Dia Nacional do Livro Infantil é uma forma de celebrar o legado de Monteiro Lobato e igualmente de reconhecer a importância da literatura infantil na educação, no entretenimento e no desenvolvimento dos pequenos. 

É uma oportunidade de ressaltar a relevância da leitura na formação de adultos críticos e criativos, incentivando, desse modo, pais, educadores e toda a sociedade a dedicarem tempo e recursos para garantir às crianças o acesso aos livros.

Quais são os tipos de livro infantil?

Existem diversos tipos de livros infantis, cada um com características e objetivos específicos. Para que você possa ter uma ideia da riqueza desse universo, listamos alguns exemplos:

  • Livro educativo: aborda de maneira divertida temas como alfabetização, matemática, ciência, história, profissões, entre outros;
  • Contos de fadas: narrativas com personagens como princesas, príncipes, fadas, bruxas, animais falantes e seres mágicos que são ambientadas em lugares distantes ou reinos encantados. Geralmente, apresentam um conflito central que é resolvido no final da história com a ajuda de elementos mágicos ou graças a coragem e astúcia dos personagens principais;
  • Livros de aventura: histórias cheias de ação, suspense e emoção que prendem a atenção das crianças e as incentivam a explorar novos mundos e ideias;
  • Livros de colorir: são compostos por uma variedade de desenhos em preto e branco, desde simples contornos até ilustrações mais detalhadas, sendo atraente, principalmente para crianças pequenas;
  • Livros de atividades: com o objetivo de entreter, educar e envolver as crianças de forma estimulante, possuem exercícios, palavras cruzadas, labirintos, jogos e outras tarefas interativas;
  • Livros de poemas ou poesias: obras literárias com versos e rimas. Os textos podem ser curtos ou longos, simples ou complexos e costumam estar acompanhados de ilustrações que complementam a mensagem;
  • Livros sobre emoções e valores: abordam temas como amizade, família, aceitação, respeito e diversidade a fim de auxiliar a criança a compreender e lidar com as suas emoções e relações sociais.

Qual a importância da leitura?

Já que o assunto é o Dia Nacional do Livro Infantil, temos que falar sobre a importância da leitura na infância. Ler estimula o cérebro, promovendo o desenvolvimento cognitivo, ou seja, a capacidade de perceber e interpretar estímulos, se concentrar, memorizar, pensar, compreender e solucionar problemas.  

Em segundo lugar, é por meio da leitura que se tem acesso a uma vasta quantidade de informações sobre os mais variados temas. Em outras palavras, amplia o conhecimento. Além disso, contribui para expansão do vocabulário, aprimoramento da gramática e compreensão da estrutura da linguagem. 

A leitura de obras literárias, principalmente as de ficção, estimula a imaginação e a criatividade, permitindo que os pequenos mergulhem em mundos fantásticos, conheçam personagens intrigantes e explorem diferentes cenários e contextos. 

Isso sem falar que os livros trazem diferentes pontos de vista, ideias e argumentos, o que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico. Sendo assim, a leitura é uma atividade essencial para a formação do ser humano, colaborando para o seu crescimento intelectual, emocional e social.

Livro infantil para ler   

Já que estamos falando sobre os benefícios da leitura, separamos algumas sugestões de títulos para presentear não só no Dia Nacional do Livro Infantil, mas em qualquer data do ano.

livro-infantil-disney-minnie-culturama

Olha que graça o Livro Infantil Disney Minnie Culturama! É um box com 6 minilivros que trazem histórias divertidas vividas pela ratinha mais charmosa e querida do mundo e sua companheira de aventuras, a Margarida. Cada obra tem 10 páginas, capa e miolo em papel cartonado.  

livro-turma-da-monica-ciranda-cultural

Para a criançada que é apaixonada pelos quadrinhos do Mauricio de Sousa, fica aqui a sugestão do Livro Infantil Turma da Mônica Ciranda Cultural. Um deles fala sobre profissões especiais, enquanto o outro, esportes incríveis. Ambos possuem 10 páginas e encadernação com lombada quadrada. 

Por que os livros de atividades são importantes na infância?

Os livros infantis de atividades estimulam diferentes áreas do cérebro, visto que trazem desafios que exercitam o raciocínio lógico. Contam também com tarefas que exigem o uso das mãos, como desenhar, recortar e colar, o que auxilia no desenvolvimento da coordenação motora fina. 

Como permite à criança explorar diferentes formas de expressão artística, estimula a criatividade e dá asas à imaginação. Vale ressaltar ainda que cada vez que a criança conclui um desafio com sucesso, ela se sente orgulhosa de si, o que gera um senso de realização e autoconfiança.

Quando essa conquista é independente, isto é, sem a contribuição de um adulto, ela ganha autonomia, aprende a resolver problemas e tomar decisões sozinha. Por fim, o fato das atividades serem divertidas e envolventes torna o aprendizado uma experiência muito mais prazerosa.  

Livro de atividades infantil

Embora o Dia Nacional do Livro Infantil seja uma excelente data para os pequenos se divertirem com os livros de atividades, há edições com tarefas para o ano todo, como é o caso do Livro Infantil Turma da Mônica Ciranda Cultural com 288 páginas e 365 Palavras Cruzadas.

livro-365-atividades-ciranda-cultural

Ou ainda o Livro Infantil 365 Caça-Palavras, Alfabetização, Ciranda Cultural no qual eles têm a oportunidade de colocar em prática o que sabem sobre letras e sílabas, além de treinar a memória. Assim como o anterior, possui 288 páginas e indica-se para quem tem entre 3 e 5 anos.

Selecionamos também o Livro Infantil Zen Zoo Happy Books que traz uma proposta ainda mais interessante. Além de contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras, as atividades estimulam a atenção plena, a criatividade e encorajam as crianças a se conectarem com os seus corações, ou seja, com os seus sentimentos.

livro-zen-zoo-happy-books

Está disponível em duas versões: “Mamíferos Conscientes” e “Répteis Relaxantes”. O primeiro conta com 60 peças destacáveis para jogo da memória, 4 bonecos de mamíferos e 1 cartela de adesivos. O segundo inclui 2 avisos de porta, 6 máscaras de répteis, 4 bonecos de répteis para montar e 1 cartela de adesivos de feltro. 

livro-infantil-kit-mania-do-cristal-unicornio-happy-books

Outra opção incrível é o Livro Infantil Crie sua Arte com Cristal Happy Books. Ele possui 16 páginas e acompanha um quadro decorativo com desenho de unicórnio, mais de 1.600 cristais coloridos, caneta aplicadora de cristal, aplicador de cera de cristal e uma bandeja de classificação de strass de acrílico. 

livro-recorte-e-monte-faca-voce-mesmo-bicho-esperto

Já o Livro Infantil Faça Você Mesmo Bicho Esperto possibilita o recorte e a montagem das figuras conforme a criança desejar. É uma prática lúdica, recreativa e educacional que ajuda a desenvolver a coordenação motora fina, ao mesmo tempo que desperta a curiosidade e o prazer pela leitura. 

Por que comprar livros de colorir para crianças?

Presentear a garotada com livros de colorir é uma excelente ideia por diferentes razões, a começar pelo fato de que elas têm a oportunidade de mergulhar no universo das cores, descobrindo tonalidades e combinações.

Colorir respeitando as linhas e manusear o lápis de cor ou giz de cera ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina, essencial para execução de tarefas precisas como escrever e desenhar, por exemplo.

As imagens dos livros de colorir costumam retratar animais, paisagens e até personagens de contos de fadas e criaturas fantásticas, estimulando, dessa forma, a imaginação das crianças. Ademais, pintar proporciona momentos de tranquilidade e concentração, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Livro de colorir infantil

No Dia Nacional do Livro Infantil ou em qualquer outra data do ano, ao fazer uma pesquisa na internet, você irá se deparar com uma infinidade de livros de colorir. Isso é muito bom, pois, com certeza, encontrará uma opção que irá agradar mais aquela criança que você quer surpreender.

livro-para-colorir-infantil-arte-e-cor-culturama

O Livro para Colorir Infantil Arte e Cor Culturama, por exemplo, reúne diversos personagens infantis. Para os menores, têm Turma da Mônica, Galinha Pintadinha e Patrulha Canina. Para a galera um pouco maiorzinha, tem Lilo e Stitch, Star Wars e Frozen. Todos possuem 36 páginas.     

livro-para-colorir-infantil-arte-e-cor-culturama-2

Por outro lado, o Livro para Colorir Infantil 365 Desenhos Culturama tem 368 páginas e uma imagem para cada dia do ano. O que tem como tema “Disney Princesas” traz as personagens Ariel, Bela, Branca de Neve, Cinderela, Tinker Bell, entre outras. Já o “Pixar” conta com os personagens Relâmpago McQueen, Woody, Buzz, Nemo, Dory e outros.

livro-para-colorir-infantil-365-desenhos-culturama

Quer deixar a brincadeira ainda mais divertida? O Livro para Colorir Infantil com Adesivos Culturama com 44 páginas é a opção certa. Afinal, qual criança não gosta de sair por aí colando adesivos? São 500 autoadesivos, além de diversas imagens para pintar e atividades para solucionar.

livro-para-colorir-infantil-adesivo-culturama

E olha que fascinante o Livro para Colorir Infantil Happy Books: o seu formato faz o contorno do corpo de um bichinho e ainda acompanha um conjunto com 4 canetinhas. São 80 páginas repletas de ilustrações com temas como “Animais de Estimação”, “Animais da Floresta” e “Fazenda” e inclui adesivos.

livro-para-colorir-infantil-com-canetinha-happy-books

E o Livro para Colorir Infantil Diversão com os Dedinhos Happy Book? Ele vem com sete almofadas de tinta em tons vibrantes que convida os pequenos a explorarem o mundo das cores com os dedos. Com o tema “Dinossauros” e “Unicórnios”, as edições possuem 32 páginas e capa dura. 

livro-para-colorir-infantil-happy-books

Semana do Livro Kalunga

semana-do-livro

Que tal aproveitar as promoções da Semana do Livro Kalunga para presentear o seu pequeno leitor preferido? Além dos títulos que listamos aqui, você irá encontrar muitos outros com descontos de até 50%! Sério: eu mesma, antes mesmo de finalizar esse texto, já corri para garantir. Vale a pena conferir!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com produtos de marcas renomadas, inclusive livros infantis, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site