Postado em 22/05/2023

4550 visualizações

Dia do Orgulho Nerd – Saiba tudo sobre a comemoração geek

dia-do-orgulho-geek

Você sabia que no dia 25 de maio comemora-se o Dia do Orgulho Nerd? Igualmente conhecido como o Dia do Orgulho Geek (Geek Pride Day) ou Dia da Toalha (Towel Day), talvez, você ainda não tenha ouvido falar nessa celebração, o que é compreensível, afinal, não consta no calendário nacional. Contudo, saiba que é uma data muito significativa para milhões de amantes da cultura pop espalhados por todo o mundo.

Por que 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd?

Tudo começa em 2001 com a morte de Douglas Adams, autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, no dia 11 de maio. A saga, composta por sete livros, é um dos maiores clássicos de ficção científica. 

O personagem Arthur Dent vive aventuras extraordinárias pela via-láctea após ser informado por seu amigo alienígena Ford Prefect que a Terra será demolida para a construção de uma via espacial. Ao longo da narrativa, surgem outras figuras marcantes como a humana Tricia McMillan, o robô Marvin e o presidente da galáxia Zaphod Beeblebrox. 

A obra escrita por Adams entre os anos de 1979 e 1992 foi traduzida para mais de 30 idiomas. Assim, conquistou leitores de diferentes idades e de todos os cantos do planeta, somando mais de 15 milhões de cópias vendidas. Um fato curioso é que o “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, antes de se tornar livro, era até então uma série de rádio da BBC. 

Todavia, a mudança de formato foi uma decisão mais que acertada: apenas três meses depois do lançamento, constava a venda de mais de 20 mil exemplares. Adaptou-se a trama também para séries de TV, quadrinhos (produzidos pela DC Comics), peças teatrais e jogos de videogame.

O sucesso das histórias de Douglas Adams foi tão grande que, com o seu falecimento, depois de sofrer uma parada cardíaca enquanto treinava na academia, os fãs decidiram homenageá-lo, definindo o dia 25 de maio como o Dia da Toalha.

produtos-star-wars

Na mesma data, em 1977, estreou o filme “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, o primeiro da saga “Star Wars”, escrito e dirigido por George Lucas. Sendo assim, a partir de 2006, aproveitou-se o cenário para enaltecer a cultura geek, chamando também de Dia do Orgulho Nerd.

Por que Dia da Toalha?

Boa pergunta! A resposta está em um dos capítulos do “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. De acordo com o autor, a toalha é um item que não pode faltar na mochila de qualquer viajante espacial. Tanto que ele dedica uma página inteira do livro para explicar as diversas maneiras de utilizá-la nas mais variadas situações, inclusive naquelas que nem somos capazes de imaginar. 

Em outras palavras, conforme o autor, basta uma toalha para sobreviver. Esse olhar sobre a peça ficou marcado entre os aficionados pela obra, por isso tornou-se o símbolo da celebração em homenagem ao seu legado. 

O primeiro registro do Towel Day, como é conhecido internacionalmente, é de 2001 quando os participantes do fórum “Guia do Mochileiro das Galáxias” foram às ruas com uma toalha no ombro, pendurada na mochila ou amarrada ao cinto. Desde então, a data é comemorada todos os anos pelos adeptos da cultura geek.

O que fazer no Dia da Toalha?

Agora que você já sabe tudo sobre o Dia do Orgulho Nerd, que tal se juntar a essa galera para comemorar a data? Em primeiro lugar, uma ideia é apostar em um cosplay: vista-se com a fantasia de um personagem que você gosta, capriche na maquiagem (se for o caso) e faça um passeio em companhia de outros nerds. 

Além disso, você pode chamá-los para assistir a um filme no cinema ou, se preferir, maratonar uma série no sofá de casa com muita pipoca. Temos uma listinha aqui de tramas que todo geek precisa ver. Além dos longas do universo Marvel como Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e O Justiceiro, indicamos:  

  • Black Mirror;
  • Desencanto;
  • Doctor Who;
  • IT Crowd;
  • Mr. Robot;
  • Numb3rs;
  • Silicon Valley;
  • Star Trek;
  • Stranger Things;
  • The Big Bang Theory. 

Você também pode se divertir sozinho ou desafiar os amigos em uma partida de tabuleiro, cartas ou jogos eletrônicos. No site Kalunga, há uma série de gifts cards game para fazer o download de jogos na hora. Tem ainda cartões pré-pagos que permitem que você abasteça a sua carteira virtual e adquira itens no seu console preferido.

gift-cards

Para os apaixonados por corridas, uma dica é investir em um volante gamer multiplataforma Multilaser. Compatível com PC, PS3, PS4 e Xbox One, possui rotação de 180º, motores de vibração integrados ao sistema, câmbio sequencial, borboleta para troca independente de marcha, pedais com molas e sensibilidade em 3 níveis para atender as necessidades de cada jogador.

volante-gamer-multiplataforma-multi

Por fim, dá para aproveitar para ler um livro como a saga do Senhor dos Anéis, Harry Potter, A Revolução dos Bichos, Admirável Mundo Novo, Contato, A Guerra dos Tronos, Laranja Mecânica, Mitologia Nórdica, Clube da Luta, A Coisa, entre outros. 

Ideias para presentear no Dia do Orgulho Nerd

Se você é geek, aproveite o Dia da Toalha para adquirir aquele produto que você está de olho há tempos. Em contrapartida, se você não é, mas tem um amigo ou parente nerd, surpreenda-o com um presente nessa data que, para ele, é tão especial. Não sabe o que adquirir? Aqui você encontra as melhores dicas!

Cadeira Gamer

Jogar com conforto triplica as chances de se alcançar um excelente desempenho. Quem passa horas diante da tela do computador, enfrentando inúmeras batalhas emocionantes, sabe bem disso. Por isso, a Cadeira Gamer UP X152DB é a primeira sugestão da nossa lista.

cadeira-gamer-up-x152db

É um modelo ergonômico revestido com tecido poliuretano de alta qualidade, braços ajustáveis 2D (duas direções), ajuste de altura, inclinação de até 180º, almofadas de pescoço e lombar, base estrela em nylon e rodas silenciosas de excelente durabilidade. Suporta até 120kg.

Caixa de som Gamer

Poder contar com um excelente aparelho de som durante as partidas, eleva muito mais a adrenalina. Isso porque aumenta a concentração e a sensação de estar realmente dentro do jogo. 

caixa-de-som-gamer-50w-rms-warrior

A Caixa de Som Gamer Warrior apresenta sistema bivolt automático, controle de volume externo com entrada e saída de áudio P2, subwoofer de 6,5”, caixas laterais de 3” que permitem sentir a potência sonora de 50W, ajuste de grave e volume no painel lateral para uma melhor experiência.

Headset Gamer

Um outro acessório que contribui para que o jogador se mantenha focado durante o combate é o headset gamer, pois ele isola o som externo e proporciona uma incrível experiência imersiva. 

headset-gamer-p2-logitech-g

O Headset Gamer P2 G332 Logitech, por exemplo, apresenta design moderno e confortável. É composto por drivers de 50mm que oferecem, portanto, som amplo e microfone de 6 mm com a funcionalidade flip-to-mute (a qual você pode acionar quando não quiser ser ouvido) e controle de volume. Tanto as almofadas quanto o arco de cabeça são de couro sintético. Desse modo, é leve e não gera pressão nos ouvidos.

headset-gamer-rgb-black-hawk-preto-70530-fortrek

Por outro lado, o Headset Gamer Black Hawk Fortrek, além de ser confortável e apresentar drivers magnéticos de 50mm, possui almofadas ultramacias, alças de metal flexível, microfone omnidirecional dobrável com cancelamento de ruídos e luz LED RGB Rainbow que alterna de forma aleatória. A impedância é de 32 Ohms e a resposta de frequência de 20Hz-20Khz.

Teclado gamer

Todo gamer sabe o quanto a execução de movimentos rápidos e certeiros são importantes para vencer um adversário. Um dos acessórios que contribui para isso é o teclado; dessa forma, os modelos projetados para jogadores contam com recursos exclusivos que garantem alto desempenho e são excelentes opções de presente para o Dia do Orgulho Nerd. 

teclado-gamer-rgb-kogitech-g213

O teclado gamer RGB Logitech, por exemplo, possui teclas macias, indicadores luminosos de LED e sistema anti-ghosting que mantém você no controle mesmo quando várias teclas são pressionadas ao mesmo tempo. Oferece respostas rápidas, cerca de quatro vezes mais ágeis se comparado com os teclados comuns. 

Console

Para os mais apaixonados por jogos, que tal um Console Xbox Series S Microsoft no Dia do Orgulho Nerd? O aparelho que se tornou uma grande sensação entre os games, é compacto (ou seja, fácil de guardar), totalmente digital (não possui leitor de disco) e conta com uma saída de ventilação que garante o seu funcionamento silencioso.   

console-xbox-series-s-microsoft

Com 512GB de armazenamento SSD e jogabilidade de até 120 fps (requer conteúdo e telas compatíveis), apresenta desempenho e velocidade de última geração. Ademais, reproduz streaming em 4K e Upscaling 4K para jogos e acompanha um controle branco sem fio.

controle-sem-fio-xbox-microsoft

Caso a pessoa que deseja presentear já possua o Xbox Series S, você pode surpreendê-la com um novo Controle sem fio Xbox Microsoft para ela colecionar e também jogar com os amigos. Os três modelos que selecionamos como sugestão – Deep Pink, Eletric Volt e Stellar Shift – possuem tons alegres e são, principalmente, muito estilosos.    

Microfone condensador

Para que seja possível gravar voz e áudio no computador, é preciso ter um equipamento que tenha excelente capacidade de captação de som como é o caso do microfone condensador USB Blue Snowball. Projetado com uma cápsula de condensador cardióide personalizável, oferece som nítido e de alta qualidade. 

microfone-condensador-usb-blue-snowball-ice-preto

A sua conexão é USB, permitindo conectá-lo ao Mac e PC de maneira muito simples. Apresenta suporte metálico ajustável e é a solução perfeita, principalmente para quem produz podcasts, vídeos para o YouTube, streaming de jogos e chamadas via Skype.

Placa decorativa

placa-decorativa-dont-use-the-force-002-legiao-nerd

Todo geek gosta de personalizar o seu espaço com peças criativas que expressem o seu estilo. Portanto, a placa decorativa “Don’t Use the Force” 002 Legião Nerd é uma ideia fantástica de presente. É produzida em poliestireno de alto impacto e possui as medidas de 22x30x1 cm. Dá para fixá-la em paredes e portas, assim como em outras superfícies lisas: basta aplicar a fita dupla-face no verso.

Caderno universitário Xbox

Para deixar as lições da escola em dia ou anotar as estratégias de jogo, é importante ter à mão um Caderno Universitário Xbox Spiral Xbox. Com capa dura estampada com o símbolo da marca de consoles de jogos eletrônicos da Microsoft, você encontra modelos com 80 (1 matéria), 160 (10 matérias), 240 (15 matérias) e 320 folhas (20 matérias). 

caderno-universitario-capa-dura-80-folhas-xbox-spiral

As divisórias são em papel offset 90g/m² enquanto o miolo pautado em papel offset 56g/m². O produto conta ainda com bolsa plástica e adesivos personalizados, os quais podem ser utilizados para decorar as folhas ou objetos. É, sem dúvida, o companheiro certo para os estudantes que são loucos por games. 

Feliz Dia do Orgulho Nerd

O que achou das nossas sugestões? Todos os artigos citados estão disponíveis no site Kalunga e lá você igualmente encontra outras opções para presentear em qualquer ocasião, inclusive no Dia do Orgulho Nerd. Aproveite as ofertas (toda semana tem novidades) e adquira produtos de qualidade pelo melhor preço.

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com artigos e equipamentos de grandes marcas por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site