Postado em 31/03/2022

44655 visualizações

Casa inteligente – 9 produtos para montar a sua Smart Home!

casa-inteligente-smart-home

O que vem à sua mente quando se fala em casa inteligente? Uma mansão com aparelhos caríssimos? Se sim, te convidamos a desconstruir esse pensamento. Não vamos negar que, por muito tempo, o termo condizia com a realidade de famílias com alto poder aquisitivo. Contudo, com os avanços tecnológicos, os dispositivos inteligentes tornaram-se muito mais acessíveis. 

O que é casa inteligente?

O conceito de casa inteligente – também chamada de Smart Home ou casa conectada – está associado a um conjunto de sistemas integrados. Uma das principais tecnologias envolvidas é a Internet das Coisas (IoT) que permite controlar os equipamentos à distância.

Para isso, após a instalação do aparelho, basta baixar o aplicativo informado pelo fabricante em um dispositivo móvel, como celular ou tablet, conectado à internet. Depois, com um clique ou, até mesmo, comando de voz, é possível acionar e gerenciar o dispositivo de qualquer lugar. Conforme o produto, é possível ainda programá-lo para que funcione de maneira automática.

Todas essas facilidades proporcionam muito mais conforto e praticidade ao dia a dia de qualquer pessoa. Imagina, por exemplo, ligar o som da sala sem ter que levantar do sofá! Ou a luz do quarto acender sozinha no horário que é preciso levantar. Demais, não é? Mas, não para por aí. No caso de câmeras de vigilância, todo o monitoramento pode ser feito pelo smartphone, garantindo alto nível de segurança ao seu lar.

O que é preciso para montar uma casa inteligente?

Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (AURESIDE), a expectativa é de que, nos próximos anos, o número de casas inteligentes no país seja de cerca de 1,9 milhões. Isso é reflexo de um mercado com um número cada vez maior de soluções inovadoras com valores que cabem no bolso. Para você ter ideia por onde começar, selecionamos alguns produtos que farão da sua residência uma verdadeira e incrível Smart Home. Confira!

Lâmpadas

Quantas vezes, ao assistir a um filme na cama à noite, você precisou sair de debaixo das cobertas para acender a luz para encontrar o controle remoto da TV? Ou então, para apagar na hora de dormir? Inúmeras! Agora, imagina se fosse possível executar essas ações à distância: muito mais confortável, não é verdade?

lampada-led-smart-wi-fi-ews-410-intelbras

Saiba que com a lâmpada LED Smart Wi-Fi EWS 410 Intelbras, você não precisa se deslocar até o interruptor. Basta um clique na tela do smartphone ou comando de voz para que o ambiente fique todo iluminado ou escuro. Outra praticidade oferecida, é o acionamento automático em horários pré-programados que permitem criar rotinas de iluminação.

É uma lâmpada de instalação muito simples: só encaixar em um bocal padrão E27 localizado em um cômodo que possua sinal Wi-Fi. O mais incrível é que são 16 milhões de opções de cores que você pode escolher por meio do aplicativo Izy Smart ou dos assistentes de voz Amazon Alexa e Google Assistente.

Além disso, dá para ajustar a intensidade do brilho da luz, definir entre tons como, por exemplo, branco quente para criar uma atmosfera de relaxamento; branco frio para ambientes que exigem concentração e foco. Outra vantagem deste produto é que não depende de energia elétrica, reduzindo assim, o consumo e, por consequência, o valor da conta no final do mês.     

Interruptor inteligente

Ainda na categoria iluminação, vale destacar o interruptor inteligente Wi-Fi. Trata-se de um dispositivo que também permite personalizar, ligar e desligar as luzes do ambiente à distância por meio de um aplicativo ou comando de voz, oferecendo maior conforto e praticidade ao seu dia a dia.

A instalação não tem mistério. Geralmente, o produto acompanha os parafusos necessários para fixá-lo na parede. Entretanto, é importante atentar-se a um detalhe: os interruptores tradicionais contam com dois fios que garantem que a energia chegue até a lâmpada. Por outro lado, no caso dos inteligentes, é preciso um terceiro para que ocorra a conexão com a internet. Dessa forma, siga as instruções do fabricante e, se tiver dúvidas, procure um profissional.   

interruptor-inteligente-wifi-vidro

O interruptor inteligente Wi-Fi vidro Ekaza é uma opção com design sofisticado e discreto, no entanto, há também modelos com formato mais simples semelhante aos convencionais. O da Ekaza está disponível ainda com 1, 2, 3 e 4 botões e é compatível com lâmpadas de LED e incandescentes. É perfeito para espaços com decoração refinada, sejam eles residenciais ou empresariais.  

Aparelhos de streaming

Transporte os seus conteúdos preferidos da internet para a tela da TV com os dispositivos de streaming. São aparelhos compactos que, quando conectados à rede Wi-Fi ou cabo, são capazes de transformar uma televisão convencional em uma Smart TV. 

Isso quer dizer que é possível assistir a vídeos, ouvir músicas, abrir arquivos, baixar aplicativos e jogos que, até então, só eram acessados pelo computador ou telefone móvel. Demais, não é? Alguns modelos são comandados por programas de celular, enquanto outros acompanham controle remoto. Vamos conhecê-los?

Roku Express
roku-express-dispositivo-de-streaming

O primeiro dispositivo de streaming da nossa lista é o Roku Express. É um aparelho muito fácil de configurar com acesso a mais de 5.000 canais de streaming como Netflix, Prime Vídeo e Globoplay e mais de 100.000 filmes e episódios de TV. Tudo isso com imagem Full HD. 

O produto inclui cabo HDMI de alta velocidade, controle remoto com botões de atalho para os canais mais populares e atualizações automáticas de software. O melhor de tudo é que não há taxa de uso do equipamento nem qualquer tipo de contrato. Ou seja, você não precisa se preocupar com nada; é só sentar no sofá e curtir os seus conteúdos preferidos na telinha.

Chromecast Google
chromecast-tres-google

Outro dispositivo muito compacto que possibilita que você passe horas diante da TV vendo os seus vídeos, fotos e músicas transmitidos pelo notebook ou celular é o Chromecast 3 Google. Compatível com diversos aplicativos para Android e iPhone, o controle remoto é o seu próprio smartphone. Para que o funcionamento ocorra de forma esperada, a TV só precisa ter porta HDMI e o celular apresentar um dos sistemas operacionais recomendados pelo fabricante.

Smart Box
smart-box-android-tv-izy-play-intelbras

Por fim, temos a Smart Box Android TV Izy Play Intelbras que, como os aparelhos anteriores, oferece experiência de Smart TV a qualquer televisor. Contudo, possui alguns diferenciais: o controle Bluetooth com assistente de voz permite pesquisar pelo conteúdo desejado sem a necessidade de digitar e também controlar dispositivos inteligentes compatíveis com o ambiente Google Home.

Além disso, conta com processador quad-core que garante alta velocidade de navegação. Sendo assim, você faz o download  e utiliza os seus aplicativos favoritos de maneira muito rápida. Para fechar o pacote de vantagens, utiliza o sistema operacional Android TV que concede acesso a diversos apps do Google Play Store.  

Câmeras de segurança   

A câmera de vigilância, quando instalada no interior ou na área externa da casa, torna-se uma grande aliada daqueles que prezam pela proteção dos bens da família. Por um lado, inibe tentativas de roubo, sequestro ou outros tipos de crimes; por outro, é uma forma de monitorar qualquer movimento suspeito e registrar imagens que serão úteis para a polícia no caso de algum ocorrido.

Em vista disso, prezar por um equipamento de qualidade e que não falhe nos momentos mais importantes é crucial. As câmeras de segurança Wi-Fi, além de mais fáceis de instalar do que os modelos eletrônicos, oferecem recursos avançados, como o envio de imagens em tempo real para o celular ou tablet, que garantem alta segurança.   

camera-de-seguranca-full-hd-wi-fi-intelbras

É o caso da câmera de segurança Wi-Fi Intelbras. Com imagens em Full HD, microfone interno com alcance de captura de áudio de 5 metros, visão noturna de até 30 metros, proteção contra chuva e poeira e armazenamento em nuvem, microSD ou gravadores de vídeo, permite acompanhar tudo o que acontece em sua residência pelo smartphone de onde estiver. 

Sensores de presença

Um outro dispositivo que contribui no quesito segurança, é o sensor de presença. Como o próprio nome indica, é um equipamento capaz de detectar invasões. Na prática, funciona da seguinte maneira: quando um indivíduo entra em um ambiente sem autorização, ele emite um sinal, advertindo sobre a ameaça de perigo. 

sensor-de-presenca-ekvz-ekaza

O alerta pode ocorrer de diferentes formas: por meio de um ruído alto, um comando para iluminar o ambiente, um aviso à central de monitoramento, entre outros. O sensor de presença Ekaza, por exemplo, informa a presença de estranhos por meio de notificação no celular.

A instalação é muito simples: basta fazer o download do aplicativo EKAZA no telefone móvel e realizar a conexão com o sensor que é compatível com a Alexa e o Google Assistente. É um produto com alta precisão, proporcionando o nível de segurança que a sua família precisa.

Videoporteiro

Para fechar o time de segurança residencial, temos o videoporteiro. É uma versão muito mais moderna se comparada com seus antecessores: o interfone, o porteiro eletrônico e, até mesmo, o olho mágico. Mais do que ouvir quem está no portão de casa, ele permite visualizar. Ademais, proporciona a praticidade de não ter que se deslocar até a porta para abri-la.

video-porteiro-wi-fi-allo-w3-mais-intelbras

Mas mais avançado ainda são os modelos com conexão via Wi-Fi como o videoporteiro Allo w3+ Intelbras. Com ele, é possível atender, visualizar, conversar e abrir a porta como os demais, entretanto, de qualquer parte do mundo a partir do celular. Além do mais, conta com sensor de presença que avisa e grava automaticamente qualquer movimento em frente ao portão.

video-porteiro-ivr1070-intelbras

Agora, se você prefere opções mais tradicionais, com excelente custo-benefício, dá só uma olhadinha no videoporteiro IVR 1070 HS Intelbras. Ele possui display de 7” com ótima qualidade de imagem, todavia você também pode visualizar o visitante pelo monitor do seu computador. Soma ainda a vantagem da alimentação ser por módulo interno, ideal para locais sem entrada de energia, e possibilita a abertura de até duas fechaduras.

Roteador Wireless

Como vimos, a maioria dos produtos citados dependem de uma boa conexão Wi-Fi para seu pleno funcionamento. Assim sendo, muitas vezes, é necessário o uso de um dispositivo capaz de conectá-los de forma eficiente à rede de dados. 

Isso pois quando um serviço de banda larga é contratado, recebe-se um modem cuja função é decodificar o sinal do provedor. A fim de que a internet chegue a todos aparelhos, é preciso um equipamento intermediário que faça a distribuição do sinal. É aí que entra em ação o roteador wireless

Projetado com tecnologia inteligente, é o responsável por compartilhar a internet para todos artefatos da casa ou escritório sem requerer o uso de fios. Outro benefício é que identifica as melhores rotas para envio e recebimento de dados, evitando percursos congestionados e transmissões curtas. 

roteador-google-wifi-mesh-3-pack

O roteador Google Wi-Fi Mesh 3 pack chama a atenção pela sua alta potência. Cada dispositivo consegue distribuir sinal rápido para todos os ambientes de uma residência que tenha até 110 m². A configuração é feita em minutos pelo Google Home, aplicativo pelo qual você consegue também conferir a velocidade da rede, configurar o acesso para visitantes, entre outros. A atualização é automática; logo, não faltarão novos recursos nem proteção para a sua rede.

Repetidor

Sabia que é possível aumentar o alcance do seu roteador? Para isso, você só precisa de um repetidor, um aparelho que recebe o sinal e o amplifica, levando-o para outras áreas do imóvel. O repetidor wireless 300mbps TP-Link, a título de exemplo, é leve, compacto e, para instalá-lo, é só colocar na tomada. Mais simples, impossível!

repetidor-wireless-n-300mbps-tp-link

Possui velocidade de 300mbps e uma função que memoriza as configurações, ou seja, quando ocorre troca de rede, não é necessário ser restaurado. Como conta com porta Ethernet, dá para usá-lo igualmente como adaptador wirelles para aparelhos cabeados sem perder a sua capacidade de alcance. 

Nobreak  

Em uma casa inteligente não pode faltar o nobreak, um equipamento que protege os eletrônicos no caso de oscilação ou queda de energia. Sabemos que quando a rede elétrica é interrompida inesperadamente, os aparelhos podem sofrer danos. Além do mais, se for um computador, há o risco de perda de documentos importantes.

Com o propósito de evitar que isso aconteça, a melhor solução é apostar em um nobreak. O segredo deste produto está na sua bateria interna que impede o desligamento brusco dos dispositivos ligados nele. Assim, dá para finalizar o que estava fazendo com calma e desligar tudo corretamente, preservando a vida útil dos artefatos.

Uma dica de grande valia na hora de efetuar a compra de um nobreak, é se atentar a potência que é medida em kVA. Quanto mais alta, maior a quantidade de equipamentos que podem ser conectados.

nobreak

O nobreak Linus 6 tomadas bivolt SMS possui 1200va e seu tempo de autonomia é de até 55 minutos. É um modelo senoidal; isso quer dizer que emite onda pura, isto é, com as mesmas características das que são produzidas pela rede elétrica. Recomenda-se tanto para automatizações residenciais e comerciais quanto para todos os tipos de aparelhos, incluindo Smart TVs e PCs gamers.

Já o nobreak gamer One Up Nitro Ragtech, foi projetado especialmente para PCs Gamers de alta performance, porém pode ser igualmente utilizado para proteger servidores, roteadores, switches, modems, videogame, interfaces gráficas, entre outros. 

Com 1000va de potência, possui a função Gaming Sense que soluciona instabilidades de voltagem que provocam travamento de jogos, perda de dados, entre outros problemas. Outro diferencial está no seu design. O gabinete tem aparência robusta e é iluminado com LEDs RGB que permitem personalizá-lo, conforme o setup do jogador. 

Produtos para Smart Home em promoção

Chegou a hora de transformar o sonho de ter uma Smart Home em realidade. Aproveite o período de descontos que a Kalunga preparou para você e adquira tudo o que precisa para equipar a sua casa, proporcionando o máximo de conforto e segurança para a sua família. 

campanha-especial-conexao

A campanha acontecerá entre os dias 08 à 18 de abril e contará com a participação de diversos produtos de grandes marcas com destaque para dispositivos inteligentes e equipamentos de conexão Wi-Fi como roteadores, repetidores, switches e adaptadores de rede. 

Anota na agenda, programa o alarme do celular, espalha recadinhos pela casa, mas não perca essa oportunidade! No dia 8 de abril, acesse o hotsite Especial Conexão Kalunga e desfrute das melhores ofertas.