Postado em 07/08/2023

2643 visualizações

Cartucho de impressora – Não erre na hora da compra!

cartucho-de-impressora

Quem nunca teve alguma dúvida sobre cartucho de impressora que jogue a primeira pedra. Na maioria dos casos, quando adquirimos o equipamento, ele já vem com um kit de tintas.

Os cartuchos de tinta iniciais, como também são conhecidos, permitem o uso da impressora imediatamente após a compra. Desse modo, não há necessidade de adquirir os cartuchos separadamente.

Contudo, chega uma hora que essa tinta chega ao final e você se depara com o desafio de repor o produto. 

Basta uma pesquisa rápida na internet para saber que a variedade de cartuchos para impressora é imensa. Sendo assim, é normal ficar perdido.

Então, o que é preciso observar para não errar? Calma; vamos te dar todas as dicas para que você possa fazer a sua compra sem qualquer receio. Vem com a gente!       

Como saber se o cartucho é compatível com a impressora?

É fundamental que, ao realizar a compra de um cartucho de impressora, você acerte na escolha. Caso contrário, enfrentará alguns problemas como veremos mais adiante.

Para saber se um cartucho de tinta é compatível, em primeiro lugar, identifique o modelo da sua impressora. Normalmente, essa informação está visível no próprio aparelho, no manual do usuário ou na embalagem.

O segundo passo é identificar o número do cartucho indicado para esse tipo de impressora. Igualmente costuma constar no manual ou na embalagem. 

Agora, é hora de fazer a compra. O segredo é ler com atenção as informações da embalagem do cartucho. Geralmente, menciona-se tanto o número quanto os modelos de impressora para os quais o item é adequado.

Por outro lado, se a compra for em uma loja online, verifique as informações na página de venda. A maioria dos e-commerces exibe uma relação de modelos de impressoras compatíveis com o cartucho.

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com o suporte do fabricante da impressora. Eles poderão fornecer informações precisas sobre quais cartuchos são apropriados para o seu dispositivo.

O que acontece se colocar um cartucho diferente na impressora?

Afinal, por que é tão importante adquirir um cartucho de impressora compatível? A resposta é simples: para evitar situações que te impeçam de realizar as impressões ou que comprometam o seu equipamento.

Quando se insere um cartucho incompatível, por exemplo, corre-se o risco da impressora detectar e exibir uma mensagem de erro no painel de controle ou na tela do computador.

Dessa forma, você não poderá imprimir os seus projetos até que ocorra a troca por um cartucho compatível.

Se por algum motivo o cartucho incompatível for aceito, pode afetar a qualidade de impressão. Em outras palavras, as cores podem sair distorcidas, desbotadas ou com listras.

Outro ponto é que esses cartuchos podem ter dimensões, formatos ou sistemas de tinta diferentes. Isso pode levar a encaixes inadequados ou vazamentos, causando danos internos que podem ser bem caros de reparar.

Fora os danos físicos, podem ocorrer problemas de funcionamento da impressora, como atolamentos de papel, dificuldades de alimentação de tinta e erros persistentes.

Por fim, o uso de um cartucho de impressora incompatível pode anular a garantia do equipamento, visto que se optou por um suprimento não indicado pelo fabricante.

Portanto, é altamente recomendável verificar a compatibilidade dos cartuchos antes de comprá-los e instalá-los. Isso garantirá melhor qualidade de impressão, preservará a vida útil da impressora e evitará problemas.

Como saber se um cartucho de impressora é original?

Além de observar a compatibilidade, você deve se preocupar também em adquirir produtos originais. Estamos dizendo isso, pois há no mercado os chamados cartuchos remanufaturados.

São cartuchos de tinta já usados e que, ao invés de serem descartados corretamente, são reabastecidos e colocados à venda novamente. Optar por eles, principalmente por serem mais econômicos, é assumir alguns riscos.

A começar pela qualidade da impressão: os remanufaturados podem produzir resultados inconsistentes, como manchas, listras ou cores distorcidas.

Além disso, podem ter uma vida útil mais curta do que os cartuchos originais, resultando em uma necessidade mais frequente de substituição. Ou seja, o barato vai acabar saindo caro.

Vale destacar que nem todos os cartuchos remanufaturados são compatíveis com todas as marcas e modelos de impressoras, o que pode levar a problemas de encaixe ou reconhecimento pelo dispositivo.

E como são itens que já foram utilizados, apresentam um desgaste natural. Portanto, não é difícil que ocorram vazamentos que prejudiquem seriamente o funcionamento do dispositivo.

E se isso acontecer, assim como no caso dos cartuchos incompatíveis, você não poderá recorrer à garantia do fabricante que vai alegar mau uso.

5 dicas para identificar um cartucho original

Atente-se a algumas características específicas:

  • Embalagem: comercializa-se um cartucho original em uma embalagem de alta qualidade com a marca do fabricante claramente identificada; 
  • Qualidade de construção: é projetado com materiais de alta qualidade e passa por rigorosos padrões de fabricação, o que resulta em uma construção sólida e durável;
  • Impressões: oferece desempenho e qualidade de impressão superiores;
  • Autenticidade: conta com uma etiqueta ou selo difícil de reproduzir que ajuda a distinguir os produtos autênticos dos falsificados;
  • Holograma ou código QR: alguns fabricantes apostam em hologramas ou códigos QR impressos na embalagem para confirmar a autenticidade do cartucho.

Se mesmo após analisar esses pontos, ainda tiver dúvidas sobre a autenticidade, entre em contato diretamente com o suporte do fabricante para obter mais informações. 

Lembrando que é recomendável adquirir cartuchos de tinta de fornecedores confiáveis e reconhecidos. Desconfie de preços muito baixos, uma vez que isso pode ser um sinal de que o produto não é original.

Cartucho de impressora Brother

cartuchos-brother

E já que estamos falando de produtos originais, vamos conhecer os diferenciais de suprimentos de grandes marcas, iniciando pelos Cartuchos Brother.

São cartuchos que oferecem qualidade excepcional de impressão, garantindo textos nítidos e imagens claras. Projetados para oferecerem alto rendimento, duram mais tempo e, por consequência, requerem menos substituições.   

Disponíveis nas cores amarelo, ciano, magenta e preto, são compatíveis com uma ampla gama de impressoras Brother. A instalação é bem simples; então, o processo de substituição é rápido.

Comprometida com a sustentabilidade, a Brother conta com um programa de reciclagem de cartuchos e toners. 

Desse modo, quando a tinta chega ao final, o usuário pode enviar a carcaça para a empresa que se responsabilizará por realizar o descarte correto, reduzindo o impacto ambiental.

Cartucho de impressora Canon

cartuchos-canon

A Canon é uma marca conhecida no mercado por sua qualidade, confiabilidade e o uso de tecnologias avançadas que garantem resultados excepcionais. 

Entre os diferenciais dos Cartuchos Canon temos o sistema híbrido que combina tintas pigmentadas e corantes, resultando em impressões com cores vibrantes e textos mais nítidos, resistentes à água e borrões.

Já a tecnologia exclusiva ChromaLife100+, aumenta a durabilidade das impressões fotográficas, visto que se tornam mais resistentes à deterioração causada pela exposição à luz e umidade.

Assim como a Brother, a Canon oferece uma ampla gama de cartuchos compatíveis com diversas impressoras da marca. 

Algumas impressoras usam cartuchos de tinta individuais, permitindo substituir apenas a cor que finalizou. Dessa forma, há redução de custos e evita-se o desperdício.

A Canon também possui programas de reciclagem de cartuchos em muitos países ao redor do mundo. Eles representam os esforços da empresa em reduzir o impacto dos resíduos de impressão no meio ambiente.

No caso, os usuários devolvem os cartuchos de tinta usados em locais específicos de coleta. O material recolhido é, então, enviado para centros de reciclagem onde são devidamente processados.

Vale ressaltar ainda que a marca implementa recursos de segurança em seus cartuchos a fim de protegê-los de falsificações e garantir que os clientes adquiram produtos autênticos.

Cartucho de impressora Epson

cartuchos-epson

A Epson é uma das principais fabricantes de impressoras do mundo. Reconhecida por suas inovações tecnológicas, possui uma forte presença global.

A empresa foi pioneira na tecnologia jato de tinta e igualmente no lançamento de impressoras com tanques de tinta recarregáveis, a linha EcoTank.

Outro feito da marca foi o desenvolvimento de uma tecnologia avançada de cabeça de impressão, a PrecisionCore.

A partir de um chip de alta densidade que pode gerar até 40 milhões de pontos precisos, os equipamentos jato de tinta PrecisionCore garantem impressões com resolução excepcional de maneira muito rápida.

Já os Cartuchos Epson contam com tintas de alta qualidade, isto é, que oferecem cores vibrantes e duradouras e ainda são resistentes à água e ao desbotamento, mesmo com o passar do tempo. 

A Epson tem um forte compromisso com a sustentabilidade. Desse modo, busca minimizar o impacto ambiental em todas as etapas do seu negócio, desde o design e produção de produtos até o descarte responsável de resíduos. 

O Programa de Coleta de equipamentos, cartuchos, garrafas de tinta, fitas matriciais e lâmpadas de projetores, por exemplo, proporciona o destino correto a esses materiais.

Cartucho de impressora HP

cartuchos-hp

Como uma das principais fabricantes de impressoras do mundo, a HP (Hewlett-Packard) se destaca por oferecer cartuchos de excelente qualidade.

A fim de atender às necessidades de diferentes usuários, a marca dispõe de uma ampla variedade de cartuchos, incluindo versões padrão e de alta capacidade, bem como de tinta preta e colorida.

Os Cartuchos HP são projetados para produzir textos nítidos e imagens com cores vivas, oferecendo impressões em alta definição. 

Além disso, apresentam recursos de economia de tinta, o que possibilita imprimir mais páginas por cartucho, reduzindo os custos de impressão.

Quanto à segurança, a empresa utiliza tecnologias que protegem os cartuchos contra falsificações e garantem que os clientes recebam produtos genuínos.

Para minimizar os impactos no meio ambiente, a HP possui Programas de Reciclagem que asseguram o destino correto de seus produtos e embalagens. 

Qual a diferença entre cartucho de impressora e toner?

Cartuchos e toners são componentes essenciais em sistemas de impressão, no entanto, suas características são distintas. 

Por um lado, temos os cartuchos que são carregados com tinta líquida e abastecem impressoras jato de tinta. Por meio de pequenos injetores, aplica-se a quantidade necessária de tinta no papel, formando textos e figuras.

Os cartuchos estão presentes em impressoras que atendem pequenas demandas como as que são adquiridas para uso em ambientes domésticos e pequenos escritórios. 

cartucho-toner-para-samsung-ciano-samsung

Por outro lado, os toners são compostos por um um pó fino e empregados em impressoras com tecnologia a laser. 

O seu funcionamento consiste no aquecimento do pó que, através de cilindros, transfere os caracteres e imagens para a folha de papel.

Como as impressoras a laser são mais rápidas e capazes de trabalhar com grande volume de impressões, indica-se para ambientes corporativos. 

Qual o valor de um cartucho de impressora?

O valor de um cartucho varia conforme a marca, o modelo da impressora e se é preto ou colorido. 

No site Kalunga, você consegue pesquisar o valor de cartuchos de grandes marcas no conforto da sua casa.

Outra vantagem é que a Kalunga está sempre buscando oferecer os seus produtos pelos melhores preços. E, no caso de cartuchos e toners, o frete é grátis para todo o Brasil.

O melhor de tudo é que você tem a garantia de estar adquirindo tintas originais. Como vimos ao longo deste texto, há cartuchos remanufaturados no mercado.

Optar por eles ou comprar por engano é colocar em risco a qualidade das suas impressões e, principalmente, a integridade do seu equipamento. Sendo assim, para quê arriscar? 

Visite agora o site Kalunga e adquira cartuchos originais das melhores marcas por ótimos preços e frete grátis!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com artigos, equipamentos e suprimentos de grandes marcas, inclusive cartuchos de impressora, por excelentes preços. 

Ademais, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site