Postado em 14/03/2022

21091 visualizações

Canetinha escolar – 13 opções tops para desenhar e colorir!

canetinha-escolar-imagem-principal

Ainda nos primeiros anos de vida, somos apresentados à arte de colorir. Na educação infantil, é uma das principais atividades propostas pelos professores com o intuito de desenvolver a coordenação motora fina, a concentração, a criatividade, o conhecimento sobre formas e cores. Dá para pintar com giz de cera, lápis de cor, mas, hoje, falaremos sobre a canetinha escolar.

Trata-se de um tipo de caneta que possui ponta de feltro e corpo em forma de tubo composto por um material esponjoso onde armazena-se a tinta. Encontra-se em qualquer papelaria física ou lojas online que trabalham com artigos escolares e de escritório; o difícil é não se sentir perdido diante de tantas opções. 

Isso porque as marcas oferecem canetinhas de tamanhos e formatos variados, inclusive, adaptados à mãos pequenas; com ponta rígida ou flexível, fina ou grossa. Além disso, a tinta pode ser à base de álcool ou água e os estojos contém 6, 10, 20, 24, 36 ou 48 cores, que vão desde as tradicionais aos tons neons e pastéis.

Os modelos produzidos a partir de água são conhecidos também como caneta hidrográfica ou hidrocor e são os mais recomendados para crianças já que são atóxicos. Contudo, esta é apenas uma das características que deve ser considerada na hora da compra. Quer conhecer as demais? Continue aqui com a gente!

Pode colorir com canetinha escolar?

A resposta para essa pergunta parece óbvia, no entanto, você sabia que algumas canetinhas são mais adequadas para pintar do que outras? Aquelas com pontas finas e retas garantem traços precisos, portanto, são indicadas para contornar e escrever. É o caso da canetinha SuperSoft Faber-Castell.

canetinha-supersoft-20-cores-faber-castell

O estojo é composto por 20 cores, incluindo 6 tons pastéis. A ponta é fina e muito macia, perfeita, inclusive, para desenvolver trabalhos com técnicas de lettering. Para a alegria dos pais, a tinta é lavável; isso quer dizer que se manchar paredes, móveis ou peças de roupas, não enfrentarão dificuldades ao limpar.

Por outro lado, as de extremidade grossa são perfeitas para colorir. A canetinha triangular Jumbo 24 cores Faber-Castell, por exemplo, conta com ponta resistente e espessa, facilitando o preenchimento dos desenhos. A tampa é antiasfixiante e o corpo é curto e triangular. Desse modo, encaixa-se melhor nas mãozinhas dos pequenos, oferecendo maior conforto durante o uso.

canetinha-triangular-jumbo-24-cores-faber-castell

O formato triangular soma ainda a vantagem de não rolar sobre a superfície como é comum quando se trata dos redondos; assim, evita-se que o produto caia e se perca caso a criança esteja distraída. Entretanto, o corpo cilíndrico também tem seu lado positivo: gira tranquilamente entre os dedos. De qualquer forma, não é o mais recomendado para artistas menores de 4 anos. Por fim, tem-se o sextavado ou hexagonal que proporciona maior estabilidade ao segurar e não desliza.  

Qual a melhor marca de canetinha escolar?

Inúmeras empresas, que são referência em artigos de papelaria, possuem no catálogo diferentes tipos de canetinha escolar. Em outras palavras, opções de excelente qualidade não faltam! Sendo assim, no momento da compra, leve em conta a faixa etária de quem irá utilizar o item e com qual objetivo.

Como já vimos, as de ponta fina são ideais para contornos e criação de textos enquanto as grossas permitem preencher as figuras de maneira mais rápida. Há ainda as que apresentam ponta estilo pincel, as chamadas Brush Pen, que possibilitam traços fluidos e suaves.

caneta-hidrografica-bic-intensity-brush-pen-ponta-pincel-ideal-para-lettering-cartela-com-10-cores-vivas

A caneta hidrográfica BIC Intensity Brush Pen 10 cores possui ponta resistente e flexível que sempre retoma a forma inicial mesmo depois de pressionada. Pinta com efeito pincel tanto traços finos quanto grossos; para isso, basta alternar a posição e a pressão da canetinha ao manuseá-la. Agora, o mais impressionante é que a tinta não seca mesmo deixando-a aberta durante 3 meses.

canetinha-contorna-e-pinta-duas-pontas-10-cores-faber-castell

Se, por acaso, você pensou: “que sonho seria uma única caneta com duas pontas diferentes”, saiba que esse produto já é realidade. A canetinha Contorna & Pinta Faber-Castell possui, em uma das extremidades, uma ponta para contornar e, na outra, para pintar. Demais, não é?

Referente a idade, os modelos Jumbo são perfeitos para menores de 4 anos porque têm tamanho proporcional às mãozinhas, o que elimina qualquer desconforto. Os triangulares e sextavados não rolam na mesa, reduzindo os riscos de queda e, por consequência, a perda do item se não houver um adulto por perto. Os redondos são clássicos, mas a dica é direcioná-los para a garotada maior. 

Selecionamos alguns estojos de grandes marcas para que você tenha ideia da variedade disponível no mercado. Tem desde modelos tradicionais até dois em um; todos com muitas opções de cores. Confira! 

BIC

canetinhas-hidrograficas-bic-evolution-ultra-lavavel-com-12-cores-vivas

A BIC, empresa líder mundial em itens de papelaria, acendedores e barbeadores, é muito famosa por suas canetas esferográficas. Todavia, a marca desenvolve muitos outros artigos e, entre eles, estão as canetinhas hidrográficas BIC Evolution.

Disponíveis em estojo com 12 cores vivas, a tinta é ultra lavável, ou seja, é simples removê-la da pele ou de peças de tecido. Apresenta ponta média resistente que não afunda quando pressionada e, ao esquecer com a tampa aberta, não seca.

Faber-Castell

canetinha-super-duo-duas-pontas-10-cores-faber-castell

A maior produtora mundial de lápis de cor (cerca de 1,5 bilhão por ano), Faber Castell, destaca-se igualmente pela qualidade e, principalmente, pela variedade de modelos de canetinhas. Olha só o conjunto de Canetinha Super Duo Faber Castell: como o próprio nome indica, é uma opção dois um.

Em uma das extremidades, tem-se uma ponta projetada para desenhar e colorir enquanto na outra, para carimbar. A caixa é composta por 10 cores laváveis com carimbo de estrela, emoji, coração, entre outros. Sem dúvida, um produto que vai despertar a criatividade da criançada e garantir diversão em dobro. 

canetinha-vai-e-vem-pastel-6-cores-faber-castell

Já a Canetinha Vai e Vem Pastel 6 cores Faber-Castell conta com sistema exclusivo que protege a ponta contra impactos, o que aumenta a sua durabilidade. Na prática, funciona da seguinte forma: a ponta retrai e volta. Assim, após o uso, é possível recolher a ponta, impedindo qualquer tipo de dano.

O kit contém seis tons suaves cuja tinta não transfere para o outro lado da folha. No corpo do produto, há um espaço para colocar o nome da criança e a tampa é antiasfixiante. Da mesma maneira que os demais produtos da marca, é fabricado com material ecológico, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

canetinha-bicolor-48-cores-24-canetinhas-faber-castell

E tem também cor em dobro! O estojo Canetinha Bicolor 48 cores Faber-Castell é formado por 24 unidades, contudo, o corpo é duplo, ou seja, cada extremidade traz um tom diferente, totalizando 48 cores. Além disso, a ponta possibilita criar duas opções de traço, fino e grosso. 

canetinha-caras-e-cores-12-cores-faber-castell

Por fim, com a proposta de valorizar a diversidade étnico-racial, a caixa de Canetinha Caras e Cores Faber-Castell inclui 6 cores regulares e 6 tons de pele, todas formuladas com corantes de alta qualidade. O resultado é um produto de excelente durabilidade.

Happy Time

caneta-hidrografica-24-cores-lavavel-happy-time

A Happy-Time é uma das diversas marcas da Kalunga que oferece artigos de papelaria (para conhecer as demais, acesse o post “Marcas exclusivas Kalunga – Conheça os produtos”). Além de adesivo, lápis preto e de cor, a linha inclui ainda canetinha escolar.

O estojo de caneta hidrográfica Happy-Time, por exemplo, reúne 24 cores incríveis, porém, há igualmente embalagens com 6 e 12 unidades. A tinta é lavável e a secagem, após aplicação no papel, é muito rápida. A ponta é macia e o corpo fino e bem leve. Dá para contornar, escrever e colorir com muito capricho!

Maped

caneta-hidrografica-24-cores-color-peps-monsters-maped

Com mais de 70 anos de atuação no mercado de material escolar e escritório, a empresa francesa Maped oferece modelos de canetinha que fazem a alegria dos pequenos. Dá só uma espiadinha na Caneta Hidrográfica Color Peps Monsters: o corpo é todo decorado com monstros engraçados.

Apresenta ponta de 2,8 mm flexível, tinta lavável (no caso da maioria dos tecidos) e resistente à secagem. Em outras palavras, o produto pode ficar até uma semana destampado que não haverá prejuízos. São 24 cores apaixonantes para criar e pintar todos os tipos de figuras.  

caneta-hidrografica-color-peps-duo-tip-10-cores-maped

Por outro lado, a Caneta Hidrográfica Color Peps Duo Tip Maped distingue-se da anterior pela ponta dupla em formato cônico que permite fazer traços diferentes. A ponta fina possui 2 mm e é perfeita para detalhes, enquanto a de 3,9 mm facilita o preenchimento das imagens. São 10 cores com surpreendente poder de cobertura.

Molin

caneta-hidrografica-48-cores-hidrocor-artistico-molin

Para finalizar a nossa seleção, temos a caneta hidrográfica Hidrocor Artístico Molin. As 48 cores que integram o conjunto são acomodadas em uma maleta transparente muito prática de manusear e transportar. A tinta é à base de água, portanto atóxica, e possui alta pigmentação. A ponta é firme e resistente e a tampa é antiasfixiante; dessa forma, é mais uma opção que une qualidade e segurança.

Onde comprar canetinha escolar?

Além dos modelos apresentados ao longo desse post, na Kalunga, você encontra muitas outras opções! Tem estojos das mais diversas marcas com quantidades variadas de cores. Isso sem falar no preço: tem para todos os bolsos. Por isso, não perca mais tempo; acesse agora o site Kalunga e confira as ofertas!