Postado em 27/09/2023

1487 visualizações

Caneta Hidrográfica – 8 modelos para desenhar e pintar

caneta hidrografica

Ainda nos primeiros anos de vida de uma criança, é comum os adultos a incentivarem a desenhar e pintar. Primeiro, lhe é apresentado o giz de cera; em seguida, na medida em que ela vai desenvolvendo a coordenação motora, outros materiais entram em cena como o lápis de cor e a caneta hidrográfica.

Como o nome já diz, a caneta hidrográfica é um tipo de caneta cuja tinta é à base de água; então, não é tóxica. Isso significa que os pequenos podem manuseá-la sem qualquer risco à saúde. 

A sua ponta é porosa e o corpo tem formato de tubo. Em seu interior, há um material esponjoso no qual se concentra a tinta. Disponível em várias cores e tamanhos de ponta, é possível adquiri-la em papelarias e lojas de departamento.  

Entretanto, engana-se quem acha que só a garotada se diverte com uma hidrográfica na mão. Ela faz parte da rotina de pessoas de todas as idades; isso sem falar que, para muitos, é uma eficiente ferramenta de trabalho. Que saber mais? Vem com a gente!  

Para que serve uma caneta hidrográfica?

A caneta hidrográfica, igualmente chamada de hidrocor ou canetinha, é um artigo utilizado em diversas atividades artísticas, inclusive profissionais. Graças à sua tinta à base de água e à ponta porosa, oferece traços suaves e precisos.

Desse modo, artistas de todos os níveis e faixas etárias a tem como uma aliada para desenhar e colorir. Já os estudantes usam para fazer anotações ou destacar informações relevantes em textos.

Em contrapartida, praticantes de lettering aproveitam sua ponta precisa para criar uma ampla variedade de estilos de escrita. É ainda uma ferramenta valiosa para arquitetos e designers de interiores que a utilizam para fazer esboços. Além disso, usa-se para detalhar mapas e cartas (cartografia). 

Ademais, as canetas hidrográficas também se fazem presentes em projetos de artesanato e scrapbooking. Por exemplo, com elas dá para escrever e desenhar em álbuns e cartões, alcançando resultados únicos. 

Qual a diferença entre caneta esferográfica e hidrográfica?

Embora essa seja uma dúvida comum, distinguir a caneta hidrográfica da esferográfica é muito simples. Cada uma tem características específicas que atendem a diferentes necessidades. 

Em primeiro lugar, como já sabemos, a tinta da caneta hidrográfica é à base de água. Em segundo lugar, sua ponta é porosa e libera a tinta de maneira controlada, permitindo criar traços precisos.  

Por outro lado, a base da caneta esferográfica é uma tinta viscosa que contém óleo. Todavia, vale ressaltar que há modelos produzidos a partir de solventes como o álcool.  

Outra diferença significativa refere-se a sua ponta. Nela há uma pequena esfera de metal que gira conforme a caneta se move, fazendo com que ocorra a distribuição uniforme da tinta. 

Sendo assim, indica-se a caneta hidrográfica para atividades artísticas, enquanto a esferográfica é ideal para escrita rápida no dia a dia, tanto em empresas quanto em casa ou na escola. 

Quais os tipos de canetas hidrográficas?

Sem dúvida alguma, caneta hidrográfica não é uma só. Além da variedade de cores, tem versões com ponta fina, média, grossa e até aquelas com ponta pincel. Conhecer cada uma delas é fundamental, pois uma escolha errada pode não só dificultar a execução, como comprometer totalmente o resultado de um trabalho.

Se, por exemplo, você comprar uma caneta com ponta muito fina para um projeto que requer traços grossos e detalhes pouco minuciosos, provavelmente, enfrentará um grande desafio. Isso porque a ponta fina pode não cobrir a área suficientemente ou tornar o processo mais demorado.

Em contrapartida, se você optar por uma caneta hidrográfica com ponta muito larga para um trabalho que exige detalhes precisos, dificilmente chegará ao resultado desejado. Adquirir uma ponta pincel, que é mais flexível, quando o objetivo é fazer traços definidos também pode te deixar em apuros. 

Dessa forma, selecionamos alguns modelos de grandes marcas e separamos de acordo com o tipo de ponta para que você possa comparar e definir qual irá atender adequadamente às suas necessidades. Vamos lá?

Caneta hidrográfica 0.3

Vamos começar pela caneta hidrográfica 0.3 cuja ponta é bastante fina e precisa. Por isso, recomenda-se para trabalhos que requerem detalhes minuciosos e linhas finas como: 

  • Retratos ou ilustrações realistas;
  • Trabalhos de hachura, técnica em que por meio de linhas finas, paralelas e bem próximas umas das outras se produz efeitos de sombra ou meio-tom;
  • Lettering com letras delicadas;
  • Esboços e contornos;
  • Colorir áreas muito pequenas;
  • Detalhes em projetos arquitetônicos ou de design de interiores.
caneta-hidrografica-10-cores-0-ponto-3-mm-fineliner-staedtler

O estojo Caneta Hidrográfica 0,3mm Fineliner Staedtler é composto por 10 cores vibrantes. A tinta é armazenada em um tubo de polipropileno (PP) com formato triangular ergonômico. Desenvolvidas com a tecnologia Dry Safe, as canetas podem ficar sem tampa por horas que não secam.

caneta-hidrografica-0-ponto-3-mm-6-cores-pastel-staedtler

Para quem gosta de trabalhar com tons pastel, tem a Caneta Hidrográfica 0,3mm 334 SB6 Staedtler. O blister contém seis cores suaves com ponta superfina revestida de metal e corpo triangular de polipropileno. Visto que a tinta é à base de água, sai facilmente da maioria dos tecidos. 

caneta-hidrografica-0-ponto-3-mm-6-cores-botanical-staedtler

A Caneta Hidrográfica 0,3mm Botanical Staedtler tem as mesmas características das anteriores, no entanto, ela se destaca por suas seis cores que remetem aos elementos da natureza. Elas vem acomodadas em um estojo plástico que permite transportá-las com muita praticidade para qualquer lugar.

Caneta hidrográfica 0.4

Uma caneta hidrográfica 0.4 também tem ponta fina e precisa, entretanto um pouco mais espessa do que uma 0.3. Portanto, pode ser usada em ilustrações, letterings em que se deseja um equilíbrio entre delicadeza e visibilidade, esboços e contornos de desenhos mais amplos, assim como para colorir áreas um pouco maiores.

caneta-hidrografica-tres-cores-0-ponto-4-mm-point-stabilo

Um kit básico é o da Caneta Hidrográfica 0,4mm Point Stabilo que é formado por três cores clássicas: azul, preta e vermelha. Com corpo sextavado em plástico rígido, é leve e proporciona o máximo de conforto durante o uso. O suporte da ponta é em aço inoxidável e conta com tampa ventilada.

caneta-hidrografica-ponta-fina-0-ponto-4-mm-4-cores-fineliner-graph-peps-premium-maped

Já a Caneta Hidrográfica 0,4mm Fineliner Graph Peps Premium Maped pode ser adquirida em um blister com as cores preta, azul, verde e vermelha ou azul-claro, verde-limão, laranja e rosa. 

Desenvolvida com tecnologia japonesa, possui ponta suave e resistente. Para maior conforto, o formato do corpo é triangular. A tinta garante traços nítidos e não passa para o outro lado do papel.  

caneta-hidrografica-fine-pen-0-ponto-4-mm-tons-pastel-faber-castell

A Caneta Hidrográfica Fine Pen 0,4mm Tons Pastel Faber-Castell é incrível tanto para escrever quanto para contornar. O kit inclui seis cores suaves com corpo triangular translúcido e ponteira de metal. A tinta não passa para o outro lado de folhas com gramaturas acima de 90 gramas. A embalagem é 100% ecológica.   

caneta-hidrografica-30-cores-0-ponto-4-mm-point-88-30-2-stabilo

E olha como são armazenadas as 30 opções de cores da Caneta Hidrográfica 0,4mm Point 88/30-2 Stabilo: em um divertido estojo de enrolar. Dessa maneira, fica muito fácil levar o material para onde for necessário. 

Sua ponta é sintética com reforço metálico e a tinta à base de água. Assim, é possível misturar as cores ou, com o auxílio de um pincel úmido, criar efeitos semelhantes ao da técnica de aquarela. É um produto de alta durabilidade. 

Caneta hidrográfica 0.8

Com a caneta hidrográfica 0.8 temos uma ponta mais grossa do que as que vimos até agora. Indica-se, portanto, para preencher áreas maiores, fazer contornos mais espessos, desenhar letras grandes, destacar informações em anotações e documentos.    

caneta-hidrografica-10-cores-0-ponto-8-mm-broadliner-staedtler

Aqui, temos a Caneta Hidrográfica 0,8mm Broadliner Staedtler, disponível em um estojo com 10 cores. O seu corpo é triangular e ergonômico; a ponta tem revestimento de metal e é resistente à pressão. Se esquecê-la destampada por dias, não se preocupe, pois não irá secar. É lavável para a maioria dos tecidos.    

Caneta hidrográfica 1.0

A caneta hidrográfica 1.0 abre a linha de modelos de ponta média. Ela permite colorir áreas maiores de maneira rápida, assim como fazer traços mais largos e contornos marcantes. 

caneta-hidrografica-preta-1-ponto-0-mm-office-pen-pilot

Com ponta especial de poliacetal com protetor de metal, a Caneta Hidrográfica Preta 1,0mm Office Pen Pilot oferece escrita macia, ou seja, total conforto durante a execução de tarefas do trabalho ou da escola. Contudo, não é um modelo recarregável, tá?

caneta-hidrografica-1-ponto-0-mm-supersoft-neon-faber-castell

A Caneta Hidrográfica 1,0mm SuperSoft Neon Faber-Castell destaca-se por suas cores mais intensas. Seu corpo é triangular ergonômico e a ponteira de metal. Para que a tinta não passe para o outro lado do papel, a folha deve ter gramatura acima de 90 gramas. 

caneta-hidrografica-6-cores-pastel-1-ponto-0-mm-staedtler

É claro que não poderíamos deixar de citar uma opção com tons suaves. Por isso, temos aqui a Caneta Hidrográfica 1,0mm 6 Cores Pastel Staedtler. Sua ponta é de fibra, tem formato triangular e é resistente à pressão.  

Tanto o corpo quanto a tampa são de polipropileno, material de vida útil longa. A tampa é ventilada e a tinta é lavável na maioria dos tecidos. Da mesma forma que outros modelos vistos, apresenta tecnologia Dry Safe que impede que a tinta seque quando se esquece a caneta sem tampa.

caneta-hidrografica-bic-intensity-ponta-media-de-1-ponto-1-mm-12-cores-vibrantes

Com 12 cores vibrantes, a Caneta Hidrográfica BIC Intensity tem ponta média de 1,1mm. Seu corpo na cor preta tem design premium e grip emborrachado na cor da tinta. É ideal para preencher grandes superfícies e, graças aos seus tons intensos, garante trabalhos com mais vida.  

caneta-hidrografica-25-cores-1-ponto-0-mm-pen-stabilo

Acomodadas em um lindo estojo de enrolar confeccionado em nylon, as 25 cores da Caneta Hidrográfica 1,0mm Pen Stabilo possuem corpo sextavado em plástico rígido e tampa ventilada na cor da tinta. São altamente duráveis. 

Caneta hidrográfica 2.0

As canetas hidrográficas 2.0 são projetadas para cobrir áreas extensas de maneira rápida e eficiente. Além disso, é uma ótima escolha quando se precisa desenhar traços grossos e marcantes. 

caneta-hidrografica-preta-2-ponto-0-mm-office-pen-pilot

Para representar esse modelo, temos a Caneta Hidrográfica Preta 2,0mm Office Pen Pilot que conta com ponta de poliacetal com protetor metálico e tinta à base de água. Indica-se tanto para escrever quanto para desenhar.  

Caneta hidrográfica 4.0

caneta-hidrografica-4-ponto-0-mm-junior-pilot

Para quem pretende desenhar traços ainda mais grossos, vale a pena apostar nas opções de ponta 4.0 como a Caneta Hidrográfica 4,0mm 850 Junior Pilot. Disponível nas cores preta, azul e vermelha, possui ponta de poliéster e tinta à base de água. É igualmente um artigo de alta durabilidade e de cores nítidas.  

Caneta hidrográfica para colorir

Agora, vamos conhecer algumas marcas de canetas hidrográficas que estão presentes no dia a dia dos estudantes. Elas estão disponíveis em uma ampla gama de cores, podem apresentar diferentes tipos de ponta, são preparadas para resistirem ao uso frequente, não possuem substâncias tóxicas e funcionam bem em diferentes tipos de papéis. 

caneta-hidrografica-lavavel-happy-time

No caso da Caneta Hidrográfica Happy-time, você encontra embalagens com 6, 12 e 24 cores vivas. É uma canetinha leve, de ponta macia, perfeita para colorir os desenhos criados em sala de aula ou em casa. A secagem é rápida e a tinta é lavável.  

caneta-hidrografica-36-cores-vai-e-vem-faber-castell

A Caneta Hidrográfica Vai e Vem Faber-Castell conta com um sistema exclusivo que protege a ponta contra impactos. Funciona assim: a ponta afunda e volta. Desse modo, é possível recolhê-la após o uso, evitando que sofra algum dano. 

O kit contém 36 unidades, sendo 32 cores comuns e 4 tons neon dispostas em um estojo com design que facilita demais a organização da mesa. Além disso, cada canetinha tem um espaço para colocar o nome do aluno. Ademais, é lavável na maioria dos tecidos.  

caneta-Hidrografica-color-peps-mini-jumbo-12-cores-maped

Para as crianças menores, a Caneta Hidrográfica Color Peps Mini Jumbo Maped é uma excelente opção, visto que, em razão do seu tamanho, encaixa melhor nas mãozinhas. A embalagem contém 12 unidades com cores vivas e ponta média. Conta ainda com sistema de bloqueio que impede que a ponta afunde.   

caneta-hidrografica-color-peps-duo-tip-10-cores-maped

Outro modelo da marca que é diferenciado é a Caneta Hidrográfica Color Peps Duo Tip Maped. Isso porque é um produto com dois tipos de ponta: de um lado, tem-se a fina que é ideal para detalhes finos; do outro, a grossa que serve para preencher áreas em branco. São 10 cores com alto poder de cobertura e ultra laváveis. 

Caneta hidrográfica Brush Pen

Por fim, temos a caneta hidrográfica Brush Pen. Em inglês, brush quer dizer pincel e, pen, caneta. Sendo assim, estamos falando de uma caneta com ponta flexível que imita os traços de um pincel tradicional. Essa característica permite criar linhas de diferentes espessuras, conforme a pressão exercida durante o uso.

Uma vez que é uma caneta à base de água, possibilita a mistura de cores, resultando em efeitos degradê e transições suaves. Disponível em uma grande variedade de cores, dos tons vibrantes aos mais sutis, utiliza-se em diferentes projetos artísticos.

caneta-hidrografica-color-peps-brush-pen-10-cores-maped

Por exemplo, temos a Caneta Hidrográfica Color Peps Brush Pen Maped. O estojo contém 10 cores vivas com ponta extra macia em formato de pincel. Garante traços bem delineados e recomenda-se, sobretudo, para criação de layouts, rascunhos, mangás, ilustrações e caligrafia.  

caneta-hidrografica-bic-intensity-brush-pen-dual-tip-ponta-pincel-ponta-dupla-ideal-para-lettering

A Caneta Hidrográfica BIC Intensity Brush Pen Dual Tip é mais um modelo com ponta dupla, contudo, de um lado temos uma ponta média de 1,0mm e, do outro, uma ponta pincel de 2,5mm. Ambas são resistentes e retomam o formato original após serem pressionadas. A tinta não seca mesmo com a tampa aberta por até três meses e é ideal para lettering.  

Quais as melhores canetas hidrográficas?

Ao longo deste texto, descobrimos que há diferentes versões de hidrográficas e cada uma delas é apropriada para um tipo de projeto, estilo de arte ou escrita. Dessa forma, pode-se dizer que não existe a melhor caneta hidrográfica, mas sim aquela que atende às necessidades e preferência de cada artista. 

E sabia que independente de qual seja o modelo ideal para execução do seu trabalho, você encontra na Kalunga? São inúmeras opções de grandes marcas por excelentes preços. Então, sugerimos que você acesse o site, confira as ofertas e aproveite para comprar o seu material com muita economia.

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos e artigos de grandes marcas, inclusive canetas hidrográficas, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site