Postado em 02/08/2024
14956 visualizações
Você está em busca de uma solução prática e eficiente para suas necessidades diárias de escrita? Para fazer anotações em sala de aula ou reuniões, assinar documentos, registrar inspirações ou criar listas de tarefas, por exemplo? Sem dúvida, a caneta esferográfica é a escolha certa!
Utilizada por milhares de pessoas em todo o mundo, sua popularidade deve-se a alguns fatores. Em primeiro lugar, por sua facilidade de uso e escrita suave que dispensa qualquer tipo de esforço. Em segundo, pela sua alta durabilidade, o que a torna uma opção muito econômica.
Inventada na década de 30 pelo jornalista húngaro László Biró, a esferográfica substituiu as antigas canetas-tinteiro que vazavam e custavam a secar. A ideia surgiu após Biró visitar uma gráfica e observar que a tinta com a qual os jornais eram impressos secava quase que imediatamente e não borrava.
Em parceria com o seu irmão Georg, que era químico, desenvolveu uma tinta com a espessura ideal, ou seja, nem muito líquida ao ponto de manchar o papel e nem muito grossa, causando entupimento. A dupla patenteou o produto no início dos anos 40 e, então, começou a produzir os primeiros lotes para venda.
Ao longo do tempo, a caneta esferográfica evoluiu com melhorias em seu design e na qualidade da tinta. Hoje, é encontrada em diversos formatos, estilos e cores, atendendo a diferentes preferências, o que explica o seu uso tanto por estudantes quanto por profissionais.
A caneta esferográfica é uma ferramenta de escrita famosa por sua facilidade de uso, excelente durabilidade e, sobretudo, baixo custo. Normalmente, a sua tinta é à base de óleo, substância que o papel absorve rapidamente.
Todavia, há também modelos fabricados a partir de solventes como o álcool que evapora em segundos. A fórmula conta ainda com corantes, resinas e outros aditivos que impossibilitam que o líquido escorra pelo tubo.
Embora as cores azul e preta sejam as mais tradicionais, inclusive indicadas para assinatura de documentos e preenchimento de provas, as marcas oferecem diversos kits com canetas coloridas e até metalizadas que são ótimas para grifar palavras ou frases e ainda decorar as folhas do caderno.
Outra característica que varia é o formato da ponta, que pode ser fino, médio ou grosso. Contudo, não para por aí: tem também opções com cheirinho de frutas e até com glitter. O resultado são textos com perfume e muito brilho!
A ponta da caneta esferográfica é composta por uma pequena esfera de aço inoxidável, tungstênio ou uma combinação de materiais duráveis. Conhecida como “ballpoint”, esta esfera é fixada de forma que possa girar livremente durante a escrita. Na medida que ela rola sobre o papel, distribui a tinta uniformemente.
Esse design da ponta foi cuidadosamente pensado para evitar vazamentos e garantir que a tinta flua suavemente, proporcionando uma experiência de escrita precisa e sem contratempos.
Atualmente, as canetas esferográficas clássicas dividem espaço nas prateleiras de grandes e pequenas papelarias com uma variedade de opções de cores e características únicas. Vamos conhecer agora os principais tipos:
A fim de proporcionar diferentes tipos de escrita, as canetas esferográficas estão disponíveis com ponta fina, média e grossa. Os modelos com ponta fina têm entre 0,5mm e 0,8mm e são ideais para anotações minuciosas, especialmente em espaços pequenos, como em formulários e gabaritos.
Para ilustrar, selecionamos a Caneta Esferográfica BIC Cristal com Ponta Ultrafina de 0,7mm. Com corpo hexagonal e esfera de tungstênio, é um item resistente e de escrita macia. Além disso, a tampa é ventilada o que oferece maior segurança no caso de manuseio por parte de crianças.
Na mesma linha, temos a Caneta Esferográfica 0,7mm Spiro Cis que tem ponta tipo agulha, isto é, extremamente fina e destaca-se ainda pelo corpo mais longo (cerca de 17,5 cm) e de plástico flexível colorido.
Sua esfera é de aço inoxidável e igualmente apresenta tampa ventilada com clip, o que permite encaixá-la na capa do caderno, no espiral do bloquinho, no bolso da mochila, entre outros, facilitando o acesso.
Para quem não abre mão do simples, mas eficiente, fica a dica da Caneta Esferográfica 0,7mm Oval. Disponível nas cores azul e preta, tem ponta de aço e tinta de alta qualidade, proporcionando linhas nítidas e sem falhas.
Por outro lado, a Caneta Esferográfica 0,8mm Ice Faber-Castell chama a atenção pelo tubo elegante com ponta metálica que garante traços precisos e pela tinta semi gel que oferece escrita macia. A caixa contém 6 unidades na cor rosa e 6 roxas.
Enquanto as pontas 0,5 mm e 0,8 mm oferecem traços finos, as esferográficas com ponta média de 1,0 mm e 1,2 mm produzem linhas equilibradas. Em outras palavras, que não são nem muito finas nem muito grossas, oferecendo uma boa combinação de clareza e fluidez. É a versão mais utilizada para escritas diárias.
Por exemplo, temos a Caneta Esferográfica 1,0mm Molin, um modelo com qualidade aprovada pelos consumidores mais exigentes. Com tinta atóxica e fluxo suave e constante, ela escreve cerca de 2.000 metros! Sua esfera é de tungstênio e conta com apoio confortável para os dedos.
Vamos aproveitar o conjunto de Caneta Esferográfica Trilux Style Colors Pastel 1,0mm Faber-Castell para começar a falar sobre variedade de cores. Afinal, o estojo é composto por 5 tons suaves que são perfeitos para personalizar os textos. O tubo possui formato triangular ergonômico, proporcionando assim, maior conforto.
Em contrapartida, a Caneta Esferográfica 1,0mm Trilux Faber-Castell destaca-se por sua tinta metalizada nas cores ouro ou prata que dá um toque sofisticado às anotações. Agora, a Caneta Esferográfica BIC Cristal Fashion é a alegria de quem ama colorir, pois reúne 12 tons vibrantes com ponta de 1.2 mm e tampa antiasfixiante.
Por fim, temos as esferográficas com ponta grossa de 1,4 mm e 1,6 mm que produzem linhas mais espessas, tornando a escrita mais impactante. Inclusive, indica-se para textos em cartões de felicitações, assinaturas, entre outras situações que requerem maior destaque.
Como exemplo, temos a Caneta Esferográfica 1,6 mm Triplus Staedtler. O estojo (caixa Staedtler stand-up) contém 10 cores e é um modelo com formato ergonômico triangular. Dessa maneira, acomoda os dedos de maneira confortável, sendo ideal para escrita do dia a dia.
Tem ainda um excelente diferencial: o airplane-safe, um sistema automático de equalização de pressão que previne contra vazamento no caso de viagens de avião. Muito moderno, não é verdade? Nem Biró poderia imaginar que a sua criação seria tão aperfeiçoada ao longo do tempo.
A BIC igualmente possui uma linha com ponta grossa. Entre as opções, destacamos a Caneta Esferográfica BIC Cristal Intenso Fashion 1,6mm. O blister conta com 6 cores neon vibrantes que oferecem a maciez dos modelos em gel que conheceremos a seguir. A tampa ventilada garante a segurança dos pequenos.
As inovações não pararam! Na década de 80, os japoneses desenvolveram uma caneta com tinta em gel à base de água. O resultado foi um produto que desliza no papel, seca rápido, não mancha e não transfere para o verso da folha. Além do mais, oferece alta cobertura, é resistente e dura muito se guardado corretamente.
Ao contrário das esferográficas comuns, as canetas em gel possuem tinta grossa e opaca que aparece com maior intensidade em superfícies escuras. Entre as inúmeras opções existentes no mercado, temos a Caneta Gel Oval. Disponível nas cores azul e preta, tem ponta retrátil 0,7mm.
Para quem quer uma opção com uma variedade de cores maior, tem a Caneta Gel 0.7mm Uniball. Sua tinta é bastante pigmentada, à prova d’água e de secagem rápida. Com ponta de tungstênio, contribui para uma escrita rápida e com menor atrito contra o papel.
Agora, olha a elegância da Caneta Gel Retrátil Energel Infree Pentel. Ela tem design transparente que permite acompanhar o nível da carga. A ponta de 0,5 mm tem formato agulha, garantindo escrita suave. Sua tinta tem cor viva e seca muito rápido, eliminando os riscos de manchas ou borrões.
Já a Caneta Gel Dual Metallic Pentel chama a atenção por oferecer dois tons, conforme a cor do papel. Na prática, funciona assim: quando aplicada na folha branca, tem-se a cor violeta; em superfície preta, a azul. Parece até mágica! Com ponta metálica de 1.0 mm e brilho intenso, recomenda-se, sobretudo, para trabalhos de caligrafia e escrita em cartões comemorativos.
Alguns anos após a criação do modelo em gel, em meados de 2007, surgiu a caneta esferográfica apagável. Com ela, acabou o receio de escrever com tinta e errar, pois basta utilizar a borracha que a acompanha para fazer as correções necessárias. Como isso é possível? Graças a combinação de dois fatores.
A caneta que apaga é produzida a partir de uma tinta termossensível que, quando exposta ao calor ou frio, têm suas propriedades modificadas. Em uma de suas extremidades há uma borracha rígida acoplada que não solta resíduos. Quando friccionada sobre o papel gera o calor necessário para remover o texto.
A Caneta Esferográfica em Gel Apagável Frixion Pilot é uma opção muito estilosa. Possui ponta de aço de 0,7 mm e tubo com design moderno. Além de ser sensível à borracha presente na extremidade oposta à ponta, é possível remover a tinta com ferro de passar quente, no caso de tecidos, e secador de cabelo.
Uma opção muito divertida é a linha de Canetas Esferográficas Apagáveis em Gel Oval. São modelos com ponta 0,5 mm e 0,7 mm que encantam, principalmente, pela delicadeza do tubo decorado com imagens de personagens, bichinhos, frutas ou com brilho. Além disso, a tinta é de ótima qualidade e a borracha é resistente e não deixa resíduos ou manchas no papel.
Para fechar a nossa lista, vamos conhecer a caneta esferográfica retrátil. Fabricada com molas e mecanismo de trava, basta pressionar o botão presente na parte superior para que a ponta saia ou seja recolhida.
Para exemplificar, escolhemos a Caneta Esferográfica Retrátil Paper Mate. Produzida com uma tinta exclusiva, a Inkjoy, garante escrita macia, sem falhas e secagem rápida. Ademais, possui ponta média de 1.0 mm, corpo redondo, clip metálico e grip emborrachado que oferece maior conforto.
Contudo, se você busca um modelo versátil, aposte na Caneta Esferográfica Retrátil BIC. Ela é composta por 4 cores clássicas – azul, preta, vermelha e verde – que você seleciona com apenas um clique. Possui corpo metálico e ponta média de 1.0 mm; não trava durante o uso e escreve de 2 a 3 km.
Por fim, uma linha que é pura fofura: a Caneta Esferográfica Retrátil Oval. São vários modelos com tubo decorado com bichinhos, frutas, entre outros elementos. Entretanto, o mais fascinante é que em uma única caneta, você tem 10 cores lindas de tinta. Sem dúvida, um investimento que vale muito a pena.
A gente até queria, mas é impossível trazer aqui todas as opções de canetas esferográficas incríveis que existem. No entanto, uma coisa é certa: na Kalunga, você encontra uma variedade imensa seja para uso escolar, profissional ou pessoal. Então, acesse o site e aproveite as ofertas para adquirir o modelo ideal para realizar as suas atividades com precisão e muita cor!
Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática.
São mais de 220 lojas por todo o Brasil com produtos de grandes marcas, inclusive canetas esferográficas, por excelentes preços.
Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.