Postado em 14/09/2021

3602 visualizações

Caixa organizadora: veja exemplos e como usá-la em casa

Organização de caixas

Quando se pensa em organização, diversos produtos vêm à mente. Um deles, com certeza, é a caixa organizadora, um item multifuncional que ajuda a manter os ambientes em ordem de forma muito prática. 

Encontra-se esse tipo de caixa em diversos tamanhos, formatos, cores, estampas e materiais. Dessa forma, além de uma solução simples para quem precisa armazenar diferentes tipos de peças e acessórios, contribui também para a decoração dos cômodos da casa. 

Qual melhor caixa organizadora?

A resposta para essa pergunta é: depende. Como há modelos de diferentes materiais, em primeiro lugar, é preciso avaliar para qual ambiente precisa. Uma caixa de plástico, por exemplo, é resistente, fácil de limpar e, se molhar, não sofrerá qualquer dano. Dessa forma, é uma ótima opção para banheiros e lavanderia.

A caixa de rattan, fibra natural extraída de uma planta presente em regiões da Ásia e Oceania, também é uma opção para banheiros e lavanderia, além de cozinha, quarto e sala. Tem alta durabilidade e é resistente à umidade. Ou seja, se molhar, é só deixar secar no sol. 

caixa organizadora com alça

Por outro lado, a caixa organizadora de papelão é mais frágil, portanto, não é indicada para lugares úmidos nem para guardar objetos pesados ou em grande quantidade. A sugestão é utilizá-la para acomodar sapatos, peças leves do vestuário, pastas, papéis ou outros itens de papelaria. 

caixa organizadora boxgraphia

Os modelos de tecido destacam-se pela elegância. Indica-se para organização de quartos e closets. Sugere-se manter esse tipo de caixa longe da umidade, contudo, se sujar, é fácil de limpar.

caixa organizadora easy space

A caixa organizadora Super Linen da Easy Space com tampa, por exemplo, possui design que combina com qualquer ambiente da casa. É confeccionada com material resistente e tem visual tão sofisticado que funciona bem como caixa de presente.

Há ainda a caixa de feltro que também garante um charme especial à decoração. Entretanto, é outro modelo que deve ficar distante da água, pois pode manchar. Por outro lado, a de metal, é bem versátil. Pode ser usada em qualquer cômodo, inclusive para organizar embalagens com líquidos como produtos de limpeza. 

Caixa transparente

As caixas de plástico, além de leves e duráveis, têm mais uma vantagem: há modelos em cores e transparentes. Segundo a home expert e youtuber do canal “A Dica do Dia”, Flávia Ferrari, o maior benefício de se apostar em caixas transparentes é que permitem visualizar os itens sem a necessidade de abri-las.

É o caso da caixa organizadora da Sanremo que é de plástico transparente, possui capacidade de 68 litros e fechamento por meio de presilhas. Com ela, fica muito mais fácil e rápido encontrar o que se precisa. 

caixa organizadora transparente

Contudo, há outra forma simples de identificar o conteúdo: etiquetando as caixas com o auxílio de um rotulador eletrônico. Quem prefere o modo tradicional, pode investir nas etiquetas adesivas que possuem diferentes dimensões. Nesse caso, é possível escrever as informações à mão ou imprimi-las. 

Caixa grande

Antes de adquirir a sua caixa, é importante definir quais itens você pretende guardar como roupas, maquiagens, materiais de papelaria ou remédios. Com isso estabelecido, será possível definir a quantidade necessária e quais os tamanhos certos para armazenar tudo.

Isso porque há caixas organizadoras de diferentes tamanhos e a variedade é bem grande. Tem opções com capacidade de 400ml assim como de 200 litros. Dessa forma, é importante levar em conta também o espaço em que será colocada.

No caso dos modelos grandes, a recomendação, conforme explica Flávia, é guardar itens sazonais ou aqueles objetos que se usa com pouca frequência. É o caso de botas, casacos grandes e pesados, aparelhos de jantar, jogos de cama e decorações de Natal.

Ao acomodar essas caixas no guarda-roupa, a sugestão é posicioná-las na parte mais alta do móvel, principalmente se a frequência de uso dos itens for baixa. Com isso, você aproveitará melhor o espaço e, ao mesmo tempo, saberá onde encontrar as peças quando precisar, evitando bagunça.

Caixa pequena

Por outro lado, para armazenar itens como produtos de maquiagem, bijuterias, adesivos, bloquinhos e medicamentos, por exemplo, vale investir nas caixas menores. “Para cada ambiente da casa, uma caixa pequena ajuda a manter a organização”, afirma Flávia. 

Existem modelos com divisões internas que facilitam a separação dos itens, impedindo que se misturem. Em outras palavras, a caixa organizadora com nichos é excelente para garantir que acessórios como brincos, colares, anéis, relógios e pulseiras estejam sempre em ordem.

No caso de produtos de beleza como batons, sombras, blush, rímel, cílios e pincéis, as caixas pequenas também são perfeitas, garantindo a organização sobre a penteadeira. Conforme a decoração do quarto, dá para apostar em modelos bem coloridos ou mais clássicos.

Em outras palavras, a caixa organizadora é um acessório que também funciona como elemento decorativo. Sendo assim, a sugestão é combinar com cores que já estejam presentes nos ambientes para não gerar poluição visual. 

Há ainda modelos específicos para armazenamento de remédios como a caixa organizadora de medicamentos Sanremo. Possui divisões e pode ser deixada sobre um móvel ou transportada na bolsa. Sendo assim, com ela, não há o risco de confundir ou esquecer de tomar algum comprimido.

caixa organizadora de medicamentos

Como usar a caixa organizadora

A caixa organizadora é um recurso incrível para quem quer deixar a casa em ordem gastando pouco. São simples de manusear, versáteis, com designs variados que vão do simples ao sofisticado. Por isso, são bem-vindas em todos os tipos de ambientes; pode acreditar. 

Dá para usar no banheiro? Sim! Nesse caso, pode acomodar rolos de papel higiênico, deixando-os elegantemente à mostra na prateleira ou guardados na gaveta. Também é uma ótima opção para manter toalhas e produtos de higiene pessoal organizados.  

Já na lavanderia, é ideal para garantir a ordem dos produtos de limpeza. Em uma caixa pequena, pode-se guardar os detergentes enquanto em uma mais ampla, produtos com embalagens maiores como amaciantes e desinfetantes. 

E na garagem? Você pode utilizar caixas de diferentes tamanhos para separar ferramentas como chave de fenda, alicate, martelo e furadeiras de parafusos e brocas. 

caixa organizadora

Geralmente, para esse tipo de ambiente, há uma preferência pelas de cor preta como a caixa organizadora Ordene com 30 litros de capacidade. Se for o caso, não se esqueça de etiquetá-las. 

No cantinho em que passamos horas com a família e amigos, a sala de estar, as caixas também são muito úteis. Podem ser usadas na organização de livros, revistas, jogos e controles, por exemplo. É só escolher o modelo que melhor harmoniza com a decoração e pronto! 

Como usar caixa organizadora no quarto

caixa organizadora de gavetas

Com a caixa organizadora, é possível guardar os pertences, separando-os por categorias. Dessa forma, evita-se que objetos que não tenham relação entre si se misturem. Ou seja, na hora que precisar de algum deles, saberá onde encontrar e não passará nervoso.

No caso de calçados, cada par pode ser colocado em uma caixa com tampa. Uma grande vantagem dos modelos com tampa é que protegem os itens da poeira e outros resíduos. Além disso, permitem o empilhamento, contribuindo para um melhor aproveitamento do espaço. 

Em se tratando de roupas, a dica é separá-las pelas tonalidades ou de acordo com o tipo: camiseta, regata, calça, etc. As peças usadas com mais frequência devem ficar na frente para facilitar. Caso contrário, você estará sempre movendo várias caixas até localizar o produto que deseja. 

caixa organizadora para quarto

Há ainda caixas com nichos para guardar meias, gravatas e peças íntimas como o modelo Magic da Easy Space. A dica é organizar as peças por cor, tamanho ou frequência de uso. No caso das meias, é uma forma de manter os pares sempre juntos, evitando imprevistos na hora de se arrumar para um compromisso.

Caixas organizadoras para quarto de criança

caixa organizadora de brinquedos

Quem tem criança em casa, sabe o quanto é difícil manter os cômodos em ordem. Vira e mexe, é comum se deparar com brinquedos espalhados por todos os cantos. Para arrumar a bagunça em minutos, aposte nas caixas organizadoras. Elas serão grandes aliadas nessa missão.

Para compor o quarto dos pequenos, há modelos simples bem coloridos e outros personalizados com os temas preferidos da criançada como a caixa organizadora Coruja da São Bernardo. Ela é de plástico, possui tampa e capacidade de 17 litros. Nela, é possível armazenar pequenos bonecos, jogos e blocos de montar.

caixa organizadora coruja branca

As caixas podem ficar na prateleira, dentro do guarda-roupa ou no chão ao alcance dos pequenos. Outro ponto positivo é que é possível transportá-las de um lugar para outro sem qualquer dificuldade. 

Você também pode usá-las para guardar toalhas, fraldas, mantas e produtos de higiene. Conforme o tamanho, podem ser colocadas sobre a cômoda, no closet e, no caso de peças com pouco uso, debaixo da cama ou berço.

Como usar caixa organizadora na cozinha

Outro ambiente que não pode ficar de fora é a cozinha. No local, as caixas são aproveitadas de várias formas. Uma delas é dentro dos armários na organização dos industrializados, separando-os de acordo com o uso no dia a dia. 

Utilize-as também para armazenar os alimentos na geladeira. Dessa forma, terá mais espaço no refrigerador e será mais fácil visualizar os ingredientes na hora de colocar a “mão na massa”. 

Explore a versatilidade dessas peças e deixe em ordem: raladores, peneiras, talheres, entre outros utensílios. Com tudo no seu devido lugar, cozinhar para a família e amigos será uma tarefa ainda mais prática e prazerosa.

Onde comprar caixa organizadora

Agora que você já conhece todas as vantagens de se ter uma ou mais caixas organizadoras em casa, deve estar se perguntando onde adquiri-las. No site www.kalunga.com.br, é possível encontrar modelos de papelão, plástico tanto colorido quanto transparente, entre outros materiais.

Tem caixas com e sem tampa e de tamanhos diferentes. Além das específicas para guardar medicamentos, tem opções para manter em ordem materiais de costura como linhas, agulhas, botões, alfinetes e fita métrica. Se você tem um ateliê em casa, aproveite para garantir a sua.

A caixa organizadora da Nitronplast é um ótimo exemplo. É um modelo de plástico, com divisórias internas móveis e fechamento com trava. Além dos artefatos de costura, use-a para guardar acessórios como brincos, pulseiras, broches, colares e adornos de cabelo. 

caixa organizadora de divisórias móveis

Aposte nesse e outros modelos de caixa organizadora e mantenha cada cantinho do seu lar em ordem com muita praticidade e estilo.