Postado em 14/09/2021
18264 visualizações
Quando se pensa em organização, diversos produtos vêm à mente. Um deles, com certeza, é a caixa organizadora, um item multifuncional que ajuda a manter os ambientes em ordem de forma muito prática.
Encontra-se esse tipo de caixa em diversos tamanhos, formatos, cores, estampas e materiais. Dessa forma, além de uma solução simples para quem precisa armazenar diferentes tipos de peças e acessórios, contribui também para a decoração dos cômodos da casa.
A resposta para essa pergunta é: depende. Como há modelos de diferentes materiais, em primeiro lugar, é preciso avaliar para qual ambiente precisa. Uma caixa de plástico, por exemplo, é resistente, fácil de limpar e, se molhar, não sofrerá qualquer dano. Dessa forma, é uma ótima opção para banheiros e lavanderia.
A caixa de rattan, fibra natural extraída de uma planta presente em regiões da Ásia e Oceania, também é uma opção para banheiros e lavanderia, além de cozinha, quarto e sala. Tem alta durabilidade e é resistente à umidade. Ou seja, se molhar, é só deixar secar no sol.
Por outro lado, a caixa organizadora de papelão é mais frágil, portanto, não é indicada para lugares úmidos nem para guardar objetos pesados ou em grande quantidade. A sugestão é utilizá-la para acomodar sapatos, peças leves do vestuário, pastas, papéis ou outros itens de papelaria.
Os modelos de tecido destacam-se pela elegância. Indica-se para organização de quartos e closets. Sugere-se manter esse tipo de caixa longe da umidade, contudo, se sujar, é fácil de limpar.
A caixa organizadora Super Linen da Easy Space com tampa, por exemplo, possui design que combina com qualquer ambiente da casa. É confeccionada com material resistente e tem visual tão sofisticado que funciona bem como caixa de presente.
Há ainda a caixa de feltro que também garante um charme especial à decoração. Entretanto, é outro modelo que deve ficar distante da água, pois pode manchar. Por outro lado, a de metal, é bem versátil. Pode ser usada em qualquer cômodo, inclusive para organizar embalagens com líquidos como produtos de limpeza.
As caixas de plástico, além de leves e duráveis, têm mais uma vantagem: há modelos em cores e transparentes. Segundo a home expert e youtuber do canal “A Dica do Dia”, Flávia Ferrari, o maior benefício de se apostar em caixas transparentes é que permitem visualizar os itens sem a necessidade de abri-las.
É o caso da caixa organizadora da Sanremo que é de plástico transparente, possui capacidade de 68 litros e fechamento por meio de presilhas. Com ela, fica muito mais fácil e rápido encontrar o que se precisa.
Contudo, há outra forma simples de identificar o conteúdo: etiquetando as caixas com o auxílio de um rotulador eletrônico. Quem prefere o modo tradicional, pode investir nas etiquetas adesivas que possuem diferentes dimensões. Nesse caso, é possível escrever as informações à mão ou imprimi-las.
Antes de adquirir a sua caixa, é importante definir quais itens você pretende guardar como roupas, maquiagens, materiais de papelaria ou remédios. Com isso estabelecido, será possível definir a quantidade necessária e quais os tamanhos certos para armazenar tudo.
Isso porque há caixas organizadoras de diferentes tamanhos e a variedade é bem grande. Tem opções com capacidade de 400ml assim como de 200 litros. Dessa forma, é importante levar em conta também o espaço em que será colocada.
No caso dos modelos grandes, a recomendação, conforme explica Flávia, é guardar itens sazonais ou aqueles objetos que se usa com pouca frequência. É o caso de botas, casacos grandes e pesados, aparelhos de jantar, jogos de cama e decorações de Natal.
Ao acomodar essas caixas no guarda-roupa, a sugestão é posicioná-las na parte mais alta do móvel, principalmente se a frequência de uso dos itens for baixa. Com isso, você aproveitará melhor o espaço e, ao mesmo tempo, saberá onde encontrar as peças quando precisar, evitando bagunça.
Por outro lado, para armazenar itens como produtos de maquiagem, bijuterias, adesivos, bloquinhos e medicamentos, por exemplo, vale investir nas caixas menores. “Para cada ambiente da casa, uma caixa pequena ajuda a manter a organização”, afirma Flávia.
Existem modelos com divisões internas que facilitam a separação dos itens, impedindo que se misturem. Em outras palavras, a caixa organizadora com nichos é excelente para garantir que acessórios como brincos, colares, anéis, relógios e pulseiras estejam sempre em ordem.
No caso de produtos de beleza como batons, sombras, blush, rímel, cílios e pincéis, as caixas pequenas também são perfeitas, garantindo a organização sobre a penteadeira. Conforme a decoração do quarto, dá para apostar em modelos bem coloridos ou mais clássicos.
Em outras palavras, a caixa organizadora é um acessório que também funciona como elemento decorativo. Sendo assim, a sugestão é combinar com cores que já estejam presentes nos ambientes para não gerar poluição visual.
Há ainda modelos específicos para armazenamento de remédios como a caixa organizadora de medicamentos Sanremo. Possui divisões e pode ser deixada sobre um móvel ou transportada na bolsa. Sendo assim, com ela, não há o risco de confundir ou esquecer de tomar algum comprimido.
A caixa organizadora é um recurso incrível para quem quer deixar a casa em ordem gastando pouco. São simples de manusear, versáteis, com designs variados que vão do simples ao sofisticado. Por isso, são bem-vindas em todos os tipos de ambientes; pode acreditar.
Dá para usar no banheiro? Sim! Nesse caso, pode acomodar rolos de papel higiênico, deixando-os elegantemente à mostra na prateleira ou guardados na gaveta. Também é uma ótima opção para manter toalhas e produtos de higiene pessoal organizados.
Já na lavanderia, é ideal para garantir a ordem dos produtos de limpeza. Em uma caixa pequena, pode-se guardar os detergentes enquanto em uma mais ampla, produtos com embalagens maiores como amaciantes e desinfetantes.
E na garagem? Você pode utilizar caixas de diferentes tamanhos para separar ferramentas como chave de fenda, alicate, martelo e furadeiras de parafusos e brocas.
Geralmente, para esse tipo de ambiente, há uma preferência pelas de cor preta como a caixa organizadora Ordene com 30 litros de capacidade. Se for o caso, não se esqueça de etiquetá-las.
No cantinho em que passamos horas com a família e amigos, a sala de estar, as caixas também são muito úteis. Podem ser usadas na organização de livros, revistas, jogos e controles, por exemplo. É só escolher o modelo que melhor harmoniza com a decoração e pronto!
Com a caixa organizadora, é possível guardar os pertences, separando-os por categorias. Dessa forma, evita-se que objetos que não tenham relação entre si se misturem. Ou seja, na hora que precisar de algum deles, saberá onde encontrar e não passará nervoso.
No caso de calçados, cada par pode ser colocado em uma caixa com tampa. Uma grande vantagem dos modelos com tampa é que protegem os itens da poeira e outros resíduos. Além disso, permitem o empilhamento, contribuindo para um melhor aproveitamento do espaço.
Em se tratando de roupas, a dica é separá-las pelas tonalidades ou de acordo com o tipo: camiseta, regata, calça, etc. As peças usadas com mais frequência devem ficar na frente para facilitar. Caso contrário, você estará sempre movendo várias caixas até localizar o produto que deseja.
Há ainda caixas com nichos para guardar meias, gravatas e peças íntimas como o modelo Magic da Easy Space. A dica é organizar as peças por cor, tamanho ou frequência de uso. No caso das meias, é uma forma de manter os pares sempre juntos, evitando imprevistos na hora de se arrumar para um compromisso.
Quem tem criança em casa, sabe o quanto é difícil manter os cômodos em ordem. Vira e mexe, é comum se deparar com brinquedos espalhados por todos os cantos. Para arrumar a bagunça em minutos, aposte nas caixas organizadoras. Elas serão grandes aliadas nessa missão.
Para compor o quarto dos pequenos, há modelos simples bem coloridos e outros personalizados com os temas preferidos da criançada como a caixa organizadora Coruja da São Bernardo. Ela é de plástico, possui tampa e capacidade de 17 litros. Nela, é possível armazenar pequenos bonecos, jogos e blocos de montar.
As caixas podem ficar na prateleira, dentro do guarda-roupa ou no chão ao alcance dos pequenos. Outro ponto positivo é que é possível transportá-las de um lugar para outro sem qualquer dificuldade.
Você também pode usá-las para guardar toalhas, fraldas, mantas e produtos de higiene. Conforme o tamanho, podem ser colocadas sobre a cômoda, no closet e, no caso de peças com pouco uso, debaixo da cama ou berço.
Outro ambiente que não pode ficar de fora é a cozinha. No local, as caixas são aproveitadas de várias formas. Uma delas é dentro dos armários na organização dos industrializados, separando-os de acordo com o uso no dia a dia.
Utilize-as também para armazenar os alimentos na geladeira. Dessa forma, terá mais espaço no refrigerador e será mais fácil visualizar os ingredientes na hora de colocar a “mão na massa”.
Explore a versatilidade dessas peças e deixe em ordem: raladores, peneiras, talheres, entre outros utensílios. Com tudo no seu devido lugar, cozinhar para a família e amigos será uma tarefa ainda mais prática e prazerosa.
Agora que você já conhece todas as vantagens de se ter uma ou mais caixas organizadoras em casa, deve estar se perguntando onde adquiri-las. No site Kalunga, é possível encontrar modelos de papelão, plástico tanto colorido quanto transparente, entre outros materiais.
Tem caixas com e sem tampa e de tamanhos diferentes. Além das específicas para guardar medicamentos, tem opções para manter em ordem materiais de costura como linhas, agulhas, botões, alfinetes e fita métrica. Se você tem um ateliê em casa, aproveite para garantir a sua.
A caixa organizadora da Nitronplast é um ótimo exemplo. É um modelo de plástico, com divisórias internas móveis e fechamento com trava. Além dos artefatos de costura, use-a para guardar acessórios como brincos, pulseiras, broches, colares e adornos de cabelo.
Aposte nesse e outros modelos de caixa organizadora e mantenha cada cantinho do seu lar em ordem com muita praticidade e estilo.