Postado em 15/08/2023

960 visualizações

Caixa de papelão – Um item mais versátil do que você imagina

caixa-de-papelao

Com certeza, em algum momento, você passou por uma situação em que teve que recorrer a uma caixa e optou pela caixa de papelão.

Sem dúvida, foi a melhor escolha: além de ser um material de baixo custo, pode ser reaproveitado inúmeras vezes e é reciclável.

O processo de fabricação do papelão envolve algumas etapas. Em primeiro lugar, a partir da madeira, obtém-se a polpa de celulose que, em seguida, é tratada a fim de remover impurezas.

Depositam-se várias camadas de polpa de celulose em uma máquina de produção de papel, formando, então, folhas individuais.

Para tratá-las, utilizam-se produtos químicos com propriedades adesivas. Isso as torna mais resistentes e também ajuda a criar diferentes tipos de papelão, como o ondulado que possui camadas externas lisas (chamadas de “capas”) e uma camada interna ondulada (o “miolo”).

As camadas são pressionadas e moldadas. Depois de seco, corta-se o papelão em folhas que são dobradas e coladas ou grampeadas, formando a caixa. 

O que dá para fazer com uma caixa de papelão?

A principal função de uma caixa de papelão é proteger os itens armazenados ou que serão enviados para algum lugar.

Por isso, está presente em várias áreas, como logística, varejo, embalagens de alimentos, eletrônicos, e-commerce, entre outros. Alguns usos bem comuns são:

  • Embalagem e transporte: com frequência, utiliza-se a caixa de papelão para embalar produtos de forma segura e eficiente, evitando que sofram quaisquer tipos de danos durante o transporte.
  • Armazenamento: usa-se igualmente para organizar e guardar itens em residências e escritórios.
  • Exibição de produtos: no varejo, aproveita-se como embalagem de produtos e até mesmo como display de exibição para atrair a atenção dos consumidores.
  • Movimentação interna: muitas empresas recorrem à caixa de papelão para mover documentos e materiais internamente.

As caixas de papelão variam em termos de resistência, qualidade e finalidade. Em outras palavras, algumas são descartáveis, enquanto outras são mais duráveis e reutilizáveis.

Sendo assim, ao escolher uma embalagem de papelão, é importante levar em conta alguns pontos a começar pelo peso dos itens que serão armazenados. 

Considerar essa informação é fundamental para que você possa adquirir uma caixa que suporte adequadamente a carga.

Além disso, itens frágeis ou sensíveis requerem um papelão mais resistente. Já os produtos perecíveis podem necessitar de caixas apropriadas.

Se a ideia é empilhar as caixas durante o transporte ou armazenamento, certifique-se de que são projetadas para suportar a condição sem comprometer a integridade dos produtos.

Não deixe de considerar também como será o transporte (por exemplo, via terrestre, marítima ou aérea). Afinal, a caixa precisa ser resistente o suficiente para aguentar condições adversas até o seu destino final.  

Por fim, sempre é bom investir em uma proteção adicional ao acomodar os artigos no interior da caixa. Você pode optar por material de enchimento, plástico-bolha, almofadas ou divisórias.

Quais os tamanhos de caixa de papelão?

As caixas de papelão estão disponíveis em diversos tamanhos, atendendo às diferentes necessidades de embalagem e transporte. 

Contudo, não há um padrão. As dimensões variam de acordo com o fabricante e a finalidade da caixa. De qualquer forma, para você ter uma ideia, trouxemos algumas possibilidades de tamanhos:

  • Caixa de papelão pequena: usa-se para embalar itens menores, como jóias, pequenos eletrônicos e cosméticos. Exemplo de tamanho: 15cm x 10cm x 5cm.
  • Caixa de papelão média: é uma opção muito versátil, visto que é capaz de acomodar uma variedade de produtos, incluindo roupas, sapatos, brinquedos e acessórios. Exemplo de tamanho: 30cm x 20cm x 15cm.
  • Caixa de papelão grande: utiliza-se para embalar artigos maiores ou vários itens juntos, como utensílios domésticos, livros e equipamentos esportivos. Exemplo de tamanho: 60cm x 40cm x 30cm.
  • Caixas personalizadas: muitas empresas oferecem a opção de encomendar caixas de papelão personalizadas para atender necessidades específicas.

Diante de tantas opções, antes de escolher uma caixa, verifique as dimensões dos itens que pretende embalar. Assim, você eliminará as chances de erro. 

Qual a melhor caixa de papelão para mudança?

Qualquer pessoa, ao adquirir algo, quer ter a certeza de estar fazendo a melhor escolha. Entretanto, é importante ressaltar que nem sempre o que é bom para o seu melhor amigo será para você.

Isso porque cada um tem uma necessidade particular. Desse modo, não há como dizer qual é a melhor caixa de papelão para mudança ou qualquer outra situação. Todavia, não vamos te deixar na mão: temos algumas dicas que vão te ajudar. 

No caso de objetos pesados, por exemplo, é essencial optar por caixas resistentes, de preferência, de papelão ondulado de alta qualidade.

Para embalar roupas, utensílios domésticos e livros, conte com caixas de tamanho médio a grande. Diversas caixas pequenas vão ocupar muito espaço e darão mais trabalho na hora de carregar e descarregar.

Utilize caixas com divisórias ou compartimentos para itens frágeis, como pratos, copos e peças de vidro. Em se tratando de espelhos ou quadros, procure por caixas que se ajustem às medidas dos objetos.

Mantenha uma seleção de caixas menores ou médias para pertences pessoais como documentos, jóias e eletrônicos.

Ademais, separe algumas caixas com artigos essenciais para os primeiros dias na nova casa, como roupas, produtos de higiene pessoal e utensílios de cozinha.

Qual o tamanho ideal de caixa para mudança?

Como vimos, não é possível definir uma única caixa de papelão para mudança como a melhor, uma vez que depende das características de cada objeto que será transportado.

O mesmo acontece com o tamanho da caixa. O modelo ideal vai variar conforme as dimensões dos itens, assim como da quantidade.

No entanto, fizemos uma lista com alguns tamanhos de caixas de mudança que, frequentemente, recomenda-se para determinado itens:

  • Caixas pequenas: livros (pois uma caixa menor ajudará a limitar o peso total), utensílios de cozinha (talheres, pratos e potes), itens pesados e compactos (como ferramentas e objetos de decoração mais densos), produtos de higiene pessoal (toalhas de rosto e artigos de uso diário), eletrônicos (cabos e carregadores), brinquedos, documentos, jóias e acessórios.
  • Caixas médias: roupas (dobre-as de forma ordenada para otimizar o espaço), calçados (sapatos, sandálias, tênis e chinelos), brinquedos e jogos de tabuleiro (que não cabem em caixas pequenas), utensílios de cozinha (panelas), materiais de escritório, eletrodomésticos (liquidificador, torradeira, cafeteira e microondas) e objetos de decoração (quadros e esculturas).
  • Caixas grandes: roupas de cama (travesseiros, lençóis, edredons e cobertores), peças de mobília desmontadas (mesas e cadeiras), artigos de decoração (almofadas, cortinas, tapetes e quadros) e equipamentos eletrônicos (televisão, monitor de computador e aparelho de som)

Vale destacar que a organização e o cuidado ao embalar são fundamentais para uma mudança bem sucedida. 

E se você ainda tiver dúvidas sobre o tipo ou tamanho de caixa usar, consulte empresas de mudança ou fornecedores de materiais de embalagem, pois eles poderão passar orientações específicas com base nas suas necessidades.

Tipos de caixa de papelão

Há diversas opções de caixa de papelão projetadas para atender às diferentes necessidades de embalagem e transporte. Selecionamos quatro delas para conhecermos; vamos lá?

Caixa de papel kraft

As caixas de papelão feitas de papel kraft são muito resistentes, versáteis e duráveis. Por isso, são aproveitadas em diversas situações. 

Na indústria, são eficientes na embalagem de produtos, desde alimentos até bens de consumo. Em casas, escritórios e armazéns, ajudam a manter diferentes itens organizados e protegidos contra poeira, umidade ou danos.

Indica-se para envio de produtos por transporte terrestre, aéreo ou marítimo. Frequentemente, usa-se em mudanças residenciais ou de escritório para embalar itens pessoais, móveis desmontados e outros pertences.

São ideais para arquivar e armazenar documentos e registros importantes por longos períodos de tempo. Em projetos de artesanato, utiliza-se na criação de embalagens personalizadas, decoração de caixas e muito mais.

caixa-de-papelao-para-transporte-mudanca-reforcada-westrock

Como exemplo, temos a Caixa de Papelão Transporte/Mudança Westrock. Disponível em diferentes tamanhos e gramatura, é fabricada com papel kraft de alta resistência. Além disso, possui o selo CERFLOR, programa brasileiro de certificação florestal que comprova que a empresa atua de maneira ecologicamente correta.

Caixa de papel branco

Já as caixas de papelão produzidas com papel branco, pela aparência neutra e sofisticada, assumem outras funções. No varejo, usa-se para acomodar produtos que serão exibidos em prateleiras. 

São igualmente excelentes para embalar presentes, brindes corporativos e produtos promocionais, assim como para envio de produtos que requerem uma apresentação mais elegante ou que serão entregues diretamente ao cliente final.

Caixas de papel branco são populares no armazenamento de lembrancinhas, convites, itens de decoração e outros materiais relacionados a eventos, inclusive, casamentos.

caixa-papelao-transporte-mudanca-64-por-34-por-29-branca-westrock

Se é o que você procura, pode apostar na Caixa de Papelão Transporte/Mudança Branca Westrock. Com onda simples (duas capas e um miolo), está disponível em diferentes tamanhos do mesmo modo que o modelo de papel kraft da marca.

Caixa de papelão multiuso

Como já indica o nome, a caixa de papelão multiuso é uma opção muito versátil. Dessa forma, emprega-se em diferentes contextos.

Dá para guardar roupas, brinquedos, livros, utensílios domésticos, objetos de decoração, eletrônicos e até alimentos. Também atua com eficiência no envio de pertences e na organização de papéis.

caixa-papelao-multiuso-41,3-por-35,2-por-25,1-tampa-westrock

A Caixa de Papelão Multiuso Westrock é um modelo com tampa com aberturas nas laterais para encaixe das mãos, facilitando o transporte. É simples de montar e bastante resistente. 

Caixa para envio via Correios

Os tipos de caixas permitidas para envio de mercadorias pelos Correios podem variar de acordo com o país e as políticas específicas da empresa postal local.

No Brasil, embora você possa adquirir embalagens padronizadas na agência ou no site dos Correios, a instituição costuma aceitar caixas de papelão comuns de diversos tamanhos.

Todavia, é preciso se certificar de que a caixa escolhida é resistente o suficiente para suportar o transporte e proteger adequadamente o conteúdo.

caixa-para-correspondencia-papelao-25,6-por-19,1-por-7,2-kraft-westrock

No caso, a Caixa para Correspondência Papelão Kraft Westrock é uma excelente opção. Disponível em diferentes tamanhos, dá para acomodar os itens com segurança de maneira prática.

caixa-para-correspondencia-papelao-25,6-por-19,1-por-A7,2-branca-westrock

Para quem busca uma versão mais elegante, tem a Caixa para Correspondência Papelão Branca Westrock. Tanto ela quanto a kraft seguem padrões oficiais e contam com encaixes para montagem. 

Como descartar caixas de papelão?

Como já mencionado, o papelão é um material reciclável. Desse modo, quando não há mais condições de uso, deve-se destiná-lo a um centro de reciclagem.

O descarte adequado contribui com o gerenciamento de resíduos, reduzindo, portanto, o impacto ambiental. Entretanto, isso deve acontecer quando realmente já não é mais possível reutilizá-lo.

Ao fim da mudança, por exemplo, se em boas condições, as caixas são úteis no armazenamento e organização de itens. 

Uma outra ideia bem legal para quem tem criança em casa é aproveitá-las em brincadeiras ou atividades que estimulem a criatividade.

brincadeira-com-caixa-de-papelao

É possível recortar e decorar uma caixa de papelão a fim de transformá-la em um robô, casa de bonecas, fortaleza, carro, avião, navio ou outro veículo. 

Outra opção é criar um labirinto ou uma pista de obstáculos. A garotada irá se divertir correndo, rastejando ou pulando entre as caixas.

Dá também para empilhar as caixas, criando túneis e cavernas que os pequenos vão achar o máximo explorar.

O papelão pode ser utilizado ainda como tela de pintura, permitindo a criação de obras de arte exclusivas. Ou seja, as possibilidades são inúmeras; só depende da imaginação de cada um.

Caixa de papelão na Kalunga

Já sabemos que a versatilidade das caixas de papelão somada à sua facilidade de uso, custo acessível e capacidade de proteger os produtos de maneira eficaz as torna perfeitas para muitas aplicações.

Agora, só falta descobrir um bom lugar para adquiri-las, não é verdade? Sendo assim, a dica é dar uma olhada no site Kalunga. Lá você encontra diversas opções por preços bem bacanas. 

E tem mais: se você tiver pressa para ter o produto em mãos (afinal, quem está de mudança não tem tempo para perder), pode optar pelo Click e Retire, serviço em que se realiza a compra pelo site e retira-se em até duas horas, após a aprovação do pagamento, na loja mais próxima.

Para entregas rápidas, tem o Super Expressa, serviço em que o pedido chega em sua casa ou escritório em até 3 horas após aprovação do pagamento. Com tantas facilidades, não há como negar: comprar na Kalunga é, sem dúvida, a escolha certa.  

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática.

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos e artigos de grandes marcas, inclusive caixa de papelão, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site