Postado em 22/11/2023

1000 visualizações

Cabo USB – Conheça os tipos e saiba qual escolher

cabo-usb

Hoje em dia, é bem difícil encontrar alguém que não leve para todos os cantos o celular, não é verdade? Afinal, nele estão armazenados contatos importantes, aplicativos bancários, vídeos, fotos e até documentos. Desse modo, não dá para vacilar e sair por aí sem um cabo USB na bolsa ou no bolso. 

Se você não entendeu o que tem a ver uma coisa com a outra, ou seja, qual a relação entre o celular e o cabo USB, continue aqui conosco. Nesse post, além de explicar para que serve, explicaremos as diferenças entre os tipos de cabo USB que existem. Atente-se às informações e acerte na hora da compra!  

O que é cabo USB e para que serve?

Por que quem tem um celular precisa ter um cabo USB (a sigla vem do inglês Universal Serial Bus) sempre por perto? É simples: estamos falando de um fio padrão que conecta o dispositivo a outros aparelhos e igualmente à corrente elétrica. Dessa forma, ele atua no: 

  • Carregamento da bateria. O celular, assim como outros dispositivos portáteis como o tablet, são carregados com o auxílio de um cabo USB. É só conectar uma de suas pontas ao aparelho e a outra a uma fonte de energia que pode ser um carregador de parede (também conhecido como  carregador de tomada) ou uma porta USB do computador. A partir daí, a energia elétrica é fornecida, recarregando a bateria e garantindo o funcionamento do aparelho;
  • Transferência de dados. O cabo USB não é importante apenas no carregamento da bateria; usa-se também para transferir dados entre dispositivos. Por exemplo, você pode utilizá-lo para levar fotos, vídeos e músicas do smartphone para o computador, além de sincronizar informações; 
  • Conexão de periféricos. Ademais, o cabo USB também tem a função de conectar periféricos como o teclado, mouse, caixa de som, headset e impressora ao PC ou notebook. Nesse caso, ele já vem fixo no hardware, sendo necessário apenas conectá-lo à porta USB da máquina. 

Quais os tipos de cabo USB?

Ao fazer uma pesquisa rápida na internet, você irá notar que há alguns tipos de cabos USB. Então, pode surgir a dúvida de qual comprar. Para que você faça a escolha certa, é importante entender as características que os diferenciam.

É possível identificar os cabos USB por um número que corresponde a taxa de transferência de dados. Quanto maior esse número, maior a velocidade em que ocorre a transmissão de informações de um dispositivo para outro:

  • USB 1.0: 12 Mbps;
  • USB 2.0: 480 Mbps;
  • USB 3.0: 5 Gb/s;
  • USB 3.1: 10 Gb/s;
  • USB 3.2: 20 Gb/s;
  • USB 4.0: 40 Gb/s.

Lançado em 1996, o USB 1.0 foi a primeira versão do padrão USB. Com taxa de transferência em torno de 1,5 Mbps a 12 Mbps, representou um avanço significativo em relação às portas seriais e paralelas, consideradas mais lentas. 

Em 1998, surgiu o USB 1.1. Ainda com a velocidade de 12 Mbps, desenvolveu-se essa versão com o objetivo de unificar o tipo de interface usada para conectar os periféricos, uma vez que o 1.0 não tinha um conector padrão definido. 

O USB 1.1 era retrocompatível com o 1.0. Isso quer dizer que dispositivos USB 1.0 podiam ser conectados a portas USB 1.1, no entanto, com velocidades limitadas à capacidade do aparelho mais antigo. 

Hoje, o uso do USB 1.1 é pouco comum, visto que os dispositivos modernos exigem versões mais velozes. Entretanto, não podemos esquecer que foi a família USB 1.0 que estabeleceu as bases para a tecnologia USB e pavimentou o caminho para o desenvolvimento dos modelos posteriores: 2.0, 3.0, 3.1, 3.2 e 4.0.

Cabo USB 2.0

No ano de 2.000, houve a atualização do padrão USB com a versão 2.0. Com velocidade de até 480 Mbps e largura de banda 40 vezes maior que o USB 1.1, passou a ser amplamente utilizado em conexões com computadores, pendrives, HDs externos, teclados, mouses, smartphones, entre outros. 

Mais de 20 anos depois, mesmo com modelos com velocidades de transferência superiores, a tecnologia 2.0 segue sendo padrão. Sendo assim, selecionamos alguns cabos 2.0 de excelentes marcas para que você tenha uma ideia das opções disponíveis no mercado.

cabo-usb-2-ponto-0-a-para-tipo-c-hp

Em primeiro lugar, temos o Cabo USB 2.0 A para Tipo-C HP. Encontrado com 1 ou 2 metros, nas cores branca ou preta, possui acabamento de alumínio, casca de liga e proteção de malha de nylon. Portanto, é forte e durável. Sua corrente máxima de carregamento é de 3A e a conexão é Plug & Play.

cabo-usb-2-ponto-0-a-para-micro-usb-1-metro-gold-elg

Já o Cabo USB 2.0 A para micro USB Gold Elg tem design compacto, é texturizado e conta com ponteiras metálicas que garantem maior resistência e segurança. Com ele é possível conectar smartphones, tablets, assim como demais dispositivos com porta Micro-USB. Além disso, pode ser conectado ao carregador universal veicular ou de parede ELG. 

cabo-usb-2-ponto-0-a-para-tipo-c-1-metro-verde-claro-elg

Ainda da mesma marca, destaca-se o Cabo USB 2.0 A para Tipo-C verde-claro Elg. É um modelo de 1 metro de comprimento ultra flexível desenvolvido com materiais de alta condutividade, conector blindado soldado a laser e textura suave ao toque. Suporta 12W de potência e carga de 2.4A. 

cabo-usb-2-ponto-0-a-para-micro-usb-1-metro-e-meio-wi412-multi

Em contrapartida, o Cabo USB 2.0 A para micro USB Pulse Multi tem 1,5m, conector de metal de alta durabilidade e acabamento premium em algodão. Compatível com smartphones, tablets, readers e demais dispositivos com porta Micro USB, oferece transferência rápida de arquivos.

Cabo USB 2.0 App-tech é bom?

Os cabos USB App-tech, marca exclusiva Kalunga, são construídos com materiais de qualidade. Dessa maneira, são resistentes, duráveis e ágeis na transferência e sincronização de dados. 

cabo-usb-2-ponto-0-a-para-tipo-c-1-metro-app-tech

Para quem precisa de um modelo com 1 metro, indica-se o Cabo USB 2.0 A para Tipo C App-tech que suporta potência de 60W e carga de 3.0. Todavia, ele também está disponível com metragem maior: 1,5, 2 e 3 metros. 

cabo-usb-2-ponto-0-a-para-micro-usb-1-metro-app-tech

Encontrado nas cores branca ou preta, o Cabo USB 2.0 A para micro USB App-tech é produzido com PVC e oferece recarga rápida com potência de 12W. É encontrado nas medidas de 1, 1,5 e 2 metros.

Presente no varejo há mais de 50 anos, a Kalunga é uma empresa que é sinônimo de qualidade. Logo, não tenha dúvidas de que os produtos marca própria passam por um rígido controle a fim de atender com eficiência e segurança as necessidades de cada consumidor.    

Soma-se a isso o fato de que os itens são vendidos por preços acessíveis e podem ser adquiridos nas mais de 220 lojas físicas da rede ou no site. Aqui, mencionamos o cabo USB, mas há ainda outros artigos de diferentes categorias. Para saber mais, acesse o post “Marcas exclusivas Kalunga – Conheça os produtos!”  

Cabo USB 3.0

Embora ainda não seja muito popular, o cabo USB 3.0 chama a atenção pela sua velocidade máxima de transferência de até 5 Gb/s, quase 10 vezes mais rápida do que a do USB 2.0, e por fornecer 80% mais energia. Então, é ainda mais eficiente na transmissão de dados, principalmente de grandes volumes.

Outra diferença em relação às versões anteriores é que utiliza um conector de 9 pinos ao invés de 4. Essa modificação favoreceu o controle do fluxo de dados e gerenciamento de energia. 

O cabo USB 3.0 é compatível com dispositivos USB anteriores, como o 2.0 e o 1.1 e serviu de base para as versões posteriores, 3.1 e 3.2 que são ainda mais velozes (10 Gb/s e 20 Gb/s, respectivamente). 

cabo-usb-3-ponto-0-a-para-tipo-c-1-metro-hp

Para exemplificar, selecionamos o Cabo USB 3.0 A para Tipo-C HP, uma opção com corpo em PVC, comprimento de 1 metro, corrente máxima de carregamento de 3A e tecnologia Plug & Play (conexão automática).   

cabo-usb-3-ponto-0-am-micro-b-super-speed-um-metro-e-meio-multi

Outro modelo é o Cabo USB 3.0 Super Speed WI275 Multi que possui conector USB 3.0 macho tipo A e micro USB macho tipo B. A transmissão de dados é bidirecional e é compatível com USB 2.0 e USB 3.0.   

Cabo USB 4.0

Por fim, apresentamos a versão mais recente e avançada da família USB: a 4.0 que pode atingir até 40 Gb/s, o que é cerca do dobro da velocidade máxima do USB 3.2 (20 Gbps) e oito vezes mais rápido que o USB 3.0/3.1.

Contudo, não para por aí. Pela primeira vez um cabo USB apresenta a porta USB-C dos dois lados e é projetado com a tecnologia “Thunderbolt 3”  que permite o agrupamento de sinais. 

Em outras palavras, possibilita a combinação de diferentes protocolos de dados, como USB, Thunderbolt e DisplayPort por meio de um único conector. Por outro lado, é necessário um adaptador para conectá-lo a um periférico externo com saída USB 3.0 ou posterior.

Quais os tipos de conectores USB?

Outra característica que distingue os cabos USB é o conector. Ao longo do tempo, alguns conectores foram desenvolvidos para atender às diferentes necessidades dos dispositivos. Em resumo, eles se diferem pelo formato e quantidade de pinos os quais influenciam na velocidade de transferência de dados. São eles:

  • Tipo A: com formato retangular e quatro pinos internos, é o conector USB mais antigo e comum. Normalmente, usa-se em pendrives ou HDs (unidade de armazenamento em disco rígido);
  • Micro USB-A: é menor do que o anterior, mas também possui formato retangular. Conta com cinco pinos internos e é fino;
  • Tipo B: como o Tipo A, possui quatro pinos, entretanto dispostos de maneira diferente. É um tipo raro; geralmente, está presente em unidades de armazenamento mais densas;  
  • Micro USB-B: tem cinco pinos internos e o formato lembra um trapézio, apesar de ter seis lados. É o conector mais popular em smartphones com sistema Android;
  • Tipo C: é um conector simétrico e reversível, o que significa que dá para inseri-lo em qualquer posição. Possui o mesmo tamanho do Micro-USB B e utiliza-se em dispositivos modernos, como smartphones mais recentes, tablets, laptops, carregadores e dispositivos de áudio. Até o momento, não há a opção micro.

O que é cabo tipo Lightning?

O cabo USB Lightning é projetado para atender os padrões de desempenho dos aparelhos da Apple, como iPhones, iPads e iPods. Conta com um conector exclusivo desenvolvido pela Apple que permite a sincronização de dados, transferência de arquivos e o carregamento dos dispositivos.

Lançado em 2012, substituiu o seu antecessor com 30 pinos, sendo mais compacto em comparação com os conectores USB tradicionais e oferecendo maior facilidade de uso por ser simétrico e reversível.  

Enquanto em uma de suas extremidades tem-se o conector Lightning, a outra é USB padrão, possibilitando conectá-lo a carregadores de parede, computadores ou outros dispositivos de saída USB. Encontra-se em várias cores e comprimentos como veremos a seguir. 

cabo-usb-2-ponto-0-para-iphone-lightning-certificado-apple-branco-app-tech

O Cabo USB 2.0 A para Iphone Lightning App-tech está disponível na cor branca e com 1, 1,5 ou 2 metros. Certificado pela Apple, oferece recarga rápida com potência de 12W. Igualmente com opções de 1, 1,5 e 2 metros e certificado pela Apple, o Cabo USB 2.0 C para Iphone Lightning tem potência de 27W.

cabo-usb-2-ponto-0-a-para-lightning-elg

Na linha dos coloridos, temos, por exemplo, o Cabo USB 2.0 A para lightning DO Elg com conectores de alumínio e cabo FLAT em tecido trançado reforçado e o Cabo USB 2.0 A para lightning RS Elg com cabo de tecido canvas flexível, conector blindado soldado a laser e materiais de alta condutividade. 

O que levar em conta ao escolher um cabo USB? 

Agora que você já sabe que existem diferentes tipos de cabo USB e quais as principais diferenças entre eles, siga as dicas abaixo para fazer a escolha certa na hora da compra.

  • Conector: o primeiro passo é identificar o tipo de conector necessário para o seu dispositivo. Como os eletrônicos já vem com um cabo USB compatível, inicialmente, não nos preocupamos com isso. No entanto, quando é preciso substituí-lo, é essencial se atentar ao modelo que é usado;  
  • Velocidade: observe a velocidade de transferência de dados suportada pelo cabo, considerando as suas necessidades;
  • Comprimento: como vimos, há cabos USB de diferentes metragens. Se você precisa de mobilidade enquanto carrega ou conecta o dispositivo, opte pelos mais longos;
  • Durabilidade: quando o cabo é produzido com materiais de qualidade, revestimento reforçado, conectores sólidos e cabos resistentes à torção tende a durar muito mais;
  • Certificação: no caso dos cabos Lightning, verifique se possuem certificação MFi (Made for iPhone/iPad/iPod) para dispositivos Apple;
  • Garantia: confirme se o cabo possui garantia do fabricante para cobrir possíveis problemas de funcionamento;
  • Preço: ademais, equilibre preço e qualidade. Cabos baratos que duram pouco tempo são sinônimo de prejuízo.

E para adquirir um produto de qualidade por um valor justo, acesse o site Kalunga ou visite a unidade mais próxima. Você irá se deparar com uma boa variedade de cabos USB de excelentes marcas. Sem dúvida, um deles atenderá às suas necessidades sem furar o seu bolso. Corre lá e confira!  

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos e acessórios de grandes marcas, inclusive cabos USB, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site