Postado em 23/08/2023

1999 visualizações

Borracha Escolar – Quais são os tipos e suas diferenças?

borracha-escolar

A borracha escolar é um daqueles itens que muitas vezes subestimamos, mas que desempenha um papel significativo na jornada de qualquer estudante. 

Inclusive, é considerada uma grande aliada, visto que está sempre pronta para ajudar a corrigir textos ou imagens desenhadas com o lápis preto.

Quantas vezes você já cometeu um erro enquanto fazia a lição de casa, resolvia um problema matemático ou copiava notas da lousa? Inúmeras, não é verdade?

Justamente nesses momentos a borracha escolar entra em cena, permitindo apagar as falhas e recomeçar. Em outras palavras, ela transforma uma dificuldade em uma oportunidade de aprendizado.

Além disso, se pararmos para pensar, perceberemos que ela ensina uma valiosa lição sobre a importância da resiliência. 

Assim como ela apaga as marcas indesejadas no papel, também podemos superar nossos erros e seguir em frente. 

Afinal, aprender é um processo contínuo de tentativa e erro, e a borracha, um material escolar tão simples, nos mostra que equivocar-se faz parte.

Entretanto, vale ressaltar que o seu uso não se restringe apenas ao universo escolar. É frequentemente utilizada por profissionais que trabalham em escritórios e costumam fazer anotações, marcações ou esboços.

Isso explica porque há tantos modelos disponíveis no mercado. É uma maneira de atender não apenas diferentes preferências, mas também necessidades.

Desse modo, ao pesquisar pelo item, você irá encontrar opções nos formatos retangular, quadrado, circular, de coração e até mesmo com personagem.

A cor é outra característica que varia: tem branca, verde, rosa, amarela e lilás, por exemplo. Antes de visualizarmos alguns exemplos, vamos entender de onde vem o seu misterioso poder de apagar. 

Qual é a matéria-prima da borracha escolar?

Que a borracha escolar tem a capacidade de apagar a grafite, todos nós sabemos, contudo o que falta entender é: como isso é possível?

A explicação está na sua composição. A borracha natural é produzida a partir do látex, uma substância pegajosa retirada da seringueira que contém o poliisopreno, molécula formada por uma longa cadeia de isopreno, um composto orgânico. 

É justamente o poliisopreno que faz com que a borracha seja capaz de “agarrar” as partículas de grafite do papel e removê-las. Na prática, funciona assim: quando escrevemos com um lápis preto, depositamos a grafite que, devido a uma força de adesão, fixa no papel. 

Ao friccionar a borracha, quebram-se as ligações moleculares responsáveis por essa aderência. A grafite é, então, transferida para a borracha. 

Agora, vem outra pergunta: como a borracha fica limpa novamente? Além do látex, sua fórmula inclui enxofre e óleos especiais. Portanto, são esses elementos que fazem com que a grafite se desprenda facilmente da borracha.

Qual é o processo de fabricação da borracha?

São necessários vários processos para transformar os materiais brutos em produtos finais prontos para uso. 

Em primeiro lugar, após a coleta, o látex passa por processos de coagulação e purificação para remover impurezas e água.

Em seguida, é misturado a agentes vulcanizantes, plastificantes, corantes e outros aditivos até obter uma massa uniforme que é moldada em uma máquina específica e, depois, aquecida. 

O processo de aquecimento chama-se vulcanização e permite que as ligações químicas entre as moléculas de polímero se fortaleçam, resultando em uma estrutura mais resiliente e elástica.

Após a vulcanização, corta-se a borracha manualmente ou com o auxílio de uma máquina. O passo seguinte é agrupá-la em pacotes ou embalagens individuais.

Remove-se qualquer excesso de material ou imperfeições e durante todo o processo de fabricação, os produtos passam por rigorosos testes de qualidade para garantir que atendam aos padrões de desempenho e segurança.

É importante destacar que os detalhes do processo de fabricação podem variar conforme o fabricante, tipo de borracha escolar e da técnica utilizada.

Quais são as características da borracha escolar?

Dependendo do tipo e da marca, as borrachas podem apresentar algumas diferenças entre elas. Todavia, em geral, elas possuem as seguintes propriedades:

  • Elasticidade: capacidade de esticar e voltar à forma original;
  • Textura suave: dessa forma, quando friccionada contra o papel, não há o risco de amassá-lo ou rasgá-lo;
  • Não deixam marcas: isto é, apagam de forma limpa, sem manchar ou deixar resíduos visíveis no papel;
  • Precisão: isso possibilita a correção de pequenos detalhes sem dificuldades;
  • Não tóxica: não apresentam substâncias que coloquem a saúde de crianças e adolescentes em risco;
  • Adesão à mão: seja qual for o formato, a borracha deve ser fácil de segurar e manusear tanto por adultos quanto crianças;
  • Durabilidade: uma boa borracha deve ser durável, permitindo múltiplos usos antes de se desgastar.

Tipos de borracha escolar

Basta uma visita rápida à papelaria para perceber que há diversos tipos de borracha. Cada uma delas possui características próprias que atendem diferentes necessidades e preferências.  

Borracha branca escolar

Vamos começar pela mais comum: a borracha branca escolar. Com textura macia, ela é eficaz em remover traços ou textos em lápis preto sem causar quaisquer danos ao papel.

Por isso, é amplamente utilizada por estudantes de todas as idades, desde o ensino fundamental até o superior, para corrigir anotações, tarefas e projetos. 

borracha-branca-escolar-record-40-pull-pack-mercur

A Borracha Branca Escolar Record 40 Mercur é um modelo natural retangular que pode ser usado em diversas superfícies para remover qualquer graduação de grafite. 

borracha-branca-oval-mercur

No entanto, temos também a Borracha Branca Oval Mercur, cujo formato, aliado à sua composição, permite apagar com alto grau de precisão grafite de lápis ou lapiseira.

borracha-branca-delta-mercur

Já a Borracha Branca Delta Mercur, destaca-se pela sua forma triangular com cantos arredondados que facilita o manuseio e a correção de pequenos detalhes. É produzida a partir do látex natural e não esfarela durante o uso.

borracha-prisma-mercur

Com design triangular e vértices acentuadas nas extremidades, indica-se a Borracha Prisma Mercur, principalmente, para artistas e estudantes de artes visuais, moda, decoração, arquitetura, engenharia e design gráfico.

Eficiente na remoção de qualquer graduação de grafite, além de proporcionar maior conforto, o seu formato garante correções altamente precisas.  

borracha-tinta-e-lapis-mercur

E olha só que interessante a Borracha Tinta e Lápis Mercur: a parte branca apaga escrita a lápis e lapiseira, enquanto a cinza remove tinta de caneta e lápis de cor.

Contudo, é importante alertar que ela é capaz de remover e não apagar a tinta do papel. Desenvolvida com cristais pontiagudos e uma carga abrasiva maior na ponta cinza, ela desgasta (lixa) a folha até a remoção parcial ou total da tinta.

Borracha colorida

A borracha escolar colorida é uma variação do modelo tradicional; o que diferencia uma da outra é a presença de pigmentos ou corantes.

borracha-colorida-retangular-frases-mercur

Para exemplificar, temos a Borracha Colorida Retangular Frases Mercur. Além de apagar super bem, não manchar nem rasgar o papel, ela chama a atenção pelas frases fofas estampadas em sua superfície. 

borracha-clean-pull-pack-mercur

Com formato chanfrado (com quinas), a Borracha Clean Pull Pack Mercur é muito macia, apaga sem borrar e tem excelente durabilidade. 

borracha-prima-pull-pack-mercur

Por outro lado, a Borracha Prima Pull Pack Mercur, da mesma maneira que a Borracha Tinta e Lápis da mesma marca, constitui-se por duas partes.

A de cor vermelha usa-se para apagar grafite de lápis ou lapiseira; a azul é abrasiva, o que a torna capaz de remover tinta de caneta ou lápis colorido.   

Borracha plástica

Igualmente conhecida como borracha com capa de proteção, a borracha plástica conta com uma cinta de plástico que tem a função de protegê-la contra sujeira, poeira e outros elementos que possam comprometer a sua eficácia.

Você pode estar se perguntando: como utilizar uma borracha que possui uma capa? É simples; a cinta plástica é projetada para ser retirada e colocada sem dificuldades sempre que necessário.

borrach-com-cinta-max-pastel-pequena-cores-sortidas-faber-castell

A Borracha com Cinta Max Pastel Cores Sortidas Faber-Castell é uma versão convencional com cinta plástica em tom pastel. Com fórmula de alta qualidade, livre de PVC, ela garante excelente desempenho ao apagar. 

borracha-color-com-cinta-glitz-cores-sortidas-faber-castell

Em contrapartida, a Borracha Color com Cinta Glitz Faber-Castell, além de colorida, a cinta plástica tem acabamento com glitter. Um charme, não é verdade? Ademais, sua fórmula também é livre de PVC e oferece máxima apagabilidade.   

borracha-com-cinta-plastica-rosa-oval

Uma opção com ótimo custo-benefício é a Borracha com Cinta Plástica Rosa Oval. Além de apagar com facilidade, conta com uma cinta no formato oval que dá um toque moderno ao material.  

borracha-gom-stick-universal-cores-sortidas-maped

Se tem uma borracha que pode ficar jogada na mochila que não suja, é a Borracha Gom Stick Universal Maped. Isso porque ela apresenta uma proteção recarregável diferenciada.

Disponível nas cores azul, rosa e verde, a capa plástica lembra um estilete, apresentando um mecanismo de vai e volta que possibilita empurrar e recolher a borracha de maneira simples antes e após o uso.

Borracha escolar personalizada

As borrachas personalizadas fazem os olhos de crianças e adolescentes brilharem. Decoradas com personagens de desenhos animados, filmes e séries, acabam sendo uma motivação a mais para que os jovens estudantes cumpram suas tarefas.

borracha-fantasia-molin

Por exemplo, temos a Borracha Fantasia Homem-Aranha Molin e a Borracha Fantasia Avengers Molin. Ambas são macias, apagam sem borrar e ainda trazem a imagem dos super-heróis mais queridos da garotada. 

borracha-fantasia-minnie-sortido-molin

Para os apaixonados pela ratinha mais famosa do mundo, tem a Borracha Fantasia Minnie Molin. Isenta de PVC, apaga grafite de lápis e lapiseira com precisão e sem deixar manchas.

borracha-batom-barbie-tris

Já a Borracha Batom Barbie Tris encanta pela sua embalagem no formato de bastão que parece um batom. Não contém PVC e conta com um mecanismo retrátil para expor e recolher a borracha. Demais, não é?

Borracha ponteira

O diferencial da borracha do tipo ponteira é o seu formato, uma vez que permite o acoplamento à ponta do lápis. Desse modo, tem-se dois materiais em um, agregando praticidade.

borracha-ponteira-branca-pull-pack-mercur

Tem modelos simples como a Borracha Ponteira Branca Pull Pack Mercur, mas também personalizados como é o caso da Borracha Ponteira Coração Molin e da Borracha Ponteira Unicórnio Molin

borracha-ponteira-molin

Todos apagam textos e desenhos feitos a lápis preto ou lapiseira com precisão e sem deixar manchas ou machucar o papel. São macias e livres de PVC.

Caneta borracha

Por fim, temos a caneta borracha, ou seja, uma borracha cujo formato é compatível ao de um tubo de caneta. Então, ao invés de tinta, a caneta contém uma borracha.

caneta-borracha-clic-recarregavel-corpo-translucido-pentel

Para exemplificar, temos a Caneta Borracha Clic Recarregável Pentel. O corpo é translúcido e a borracha macia, flexível e remove traços indesejados com exatidão sem deixar resíduos. 

Qual é o valor de uma borracha?

O preço de uma borracha escolar pode variar de acordo com alguns fatores como a marca, qualidade, tamanho, tipo e até mesmo a região do comércio.

Em geral, modelos simples costumam ser bem acessíveis. Em contrapartida, os mais elaborados ou personalizados tendem a custar um pouco mais.

Para tirar a dúvida, a sugestão é acessar o departamento Escolar do site Kalunga. Ao pesquisar por borrachas, você encontrará uma variedade incrível de opções. 

Além disso, você pode se deparar com algumas ofertas e ter a oportunidade de adquirir itens de qualidade com economia. O que você está esperando? Corra para conferir! 

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com equipamentos e artigos de grandes marcas, inclusive borracha escolar, por excelentes preços.

Ademais, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site