Postado em 01/06/2022

9125 visualizações

Bloco de desenho – 5 coisas que você precisa saber

bloco-de-desenho-1

Todo artista depende de materiais específicos para desenvolver a sua arte. Quem tem a habilidade de transformar riscos em imagens, mais do que um bom lápis preto, lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta e pincel depende de uma superfície de qualidade. Para isso, o bloco de desenho é o produto certo. 

O que é um bloco de desenho?

Trata-se de uma espécie de caderno com folhas sem pauta, isto é, em branco, nas quais o artista, amador ou profissional, rabisca, faz anotações e, como o próprio nome diz, desenha. O bloco de desenho é encontrado em diferentes tamanhos, gramaturas, quantidade de folhas, tipos de encadernação e papel. Para que possa escolher o melhor modelo para seus projetos, preparamos esse post com algumas dicas; vamos lá?

Modelos de bloco de desenho

Em primeiro lugar, vamos entender as variações de tamanho. O bloco de desenho mais comum é o A4 que possui as medidas de 21,0 x 29,7 cm, entretanto, há ainda opções com dimensões maiores como o A1 com 59,4 x 84,1 cm, o A2 com 42,0 x 59,4 cm e o A3 com 29,7 x 42,0 cm. Se desejar algo menor, tem o papel A5 que possui 14,8 x 21 cm.

bloco-desenho-a4-branco-140-gramas-meu-primeiro-canson-40-folhas

Outra característica que deve ser considerada é o tipo de encadernação. Alguns blocos possuem espiral; nesse caso, as folhas possuem furos pelos quais passa um fio de molas, unindo-as. Como exemplo, temos o bloco desenho A4 branco 140g Meu Primeiro Canson que é composto por 40 folhas; para quem não tem intenção de destacar os desenhos, é a alternativa perfeita.

bloco-desenho-a4-branco-140-grmas-tracing-pad-spiral-20-folhas

Por outro lado, se você pretende remover as obras para presentear ou por qualquer outro motivo, os blocos em que as folhas são presas umas às outras com o auxílio de uma cola de leve fixação, é o mais recomendado. É o caso do bloco desenho A4 branco 140g Tracing Pad Spiral com 20 folhas.

bloco-desenho-a4-creme-200-gramas-canson-20-folhas

Como já foi possível perceber, a quantidade de papel no bloco muda; se você desenha com frequência, escolha aquele que tem um número maior de folhas; caso contrário, o menor atenderá às suas necessidades. Outro ponto que deve ser observado é a cor da folha, pois, como mostra o bloco desenho A4 creme 200g Canson, há outras opções além de branco.

Tipos de papel

Você sabia que a escolha correta do papel é imprescindível para garantir o sucesso do seu desenho? São vários modelos, cada um com suas particularidades, as quais interferem diretamente no resultado final do trabalho. Dessa forma, vem com a gente para conhecê-los e descobrir qual o melhor para você.

Papel sulfite

Esse é o tipo de papel mais comum; está presente no dia a dia de milhares de pessoas desde a infância. Tudo começa lá na educação infantil quando os professores incentivam a criança a desenhar os primeiros traços. Depois, torna-se o artigo indispensável para realizar as atividades do colégio e, posteriormente, da faculdade. No escritório, é o material usado para impressão de documentos.

Fabricado a partir de celulose e sulfito de sódio, conservante obtido a partir da mistura de dióxido de enxofre e carbonato de sódio ou hidróxido de sódio, o papel sulfite apresenta superfície lisa e porosa que adere pigmentos de lápis (preto ou colorido), tintas de impressora, canetas esferográfica e hidrográficas. 

Sendo assim, não é à toa que é o papel mais usado tanto nas escolas quanto nos lares e empresas. O sulfite branco é o mais popular, no entanto, há ainda o amarelo, azul, bege (versão reciclada), marfim, rosa e verde. Disponível em diferentes tamanhos, é possível adquiri-lo em folhas avulsas, resmas e blocos de desenho. 

Outra propriedade importante do sulfite, assim como de qualquer outro tipo de papel, é a gramatura que corresponde à densidade da folha. Em outras palavras, trata-se da quantidade de massa por metro quadrado. Na prática, para quem desenha, o que isso significa? Quanto maior a gramatura, mais grosso é o papel, impedindo que a tinta passe para o outro lado da folha. 

bloco-super-sulfite-a4-120-gramas-canson-30-folhas

Os de gramatura de 40 a 90 g/m² são mais finos, então, recomenda-se para rascunhos; por outro lado, os de 120 a 190 g/m² como o do bloco super sulfite A4 120g Canson, são um pouco mais grossos, o que os qualifica para uso em diversas técnicas. Por fim, os de 200 a 300 g/m² são bem grossos, sendo ideais para técnicas úmidas.

Papel manteiga

Conhecido igualmente como papel sulfurize ou papel croqui, o papel manteiga apresenta cor leitosa e uma leve transparência. Desse modo, é muito utilizado na criação de esboços e em cópias de imagens. Como assemelha-se ao papel vegetal, não é incomum as pessoas confundirem os dois, porém o manteiga é mais fino.

bloco-papel-manteiga-croquis-a3-40-gramas-canson-50-folhas

Está disponível em folhas avulsas de formatos variados, rolo e em blocos de desenho. O bloco papel manteiga croquis A3 40g Canson contém 50 folhas produzidas com 100% de celulose e PH neutro, livre de ácidos. Indica-se para trabalhos artísticos, técnicos e escolares. Como é um papel fino, não aceita pinturas do tipo aquarela; a dica é investir em materiais como lápis preto e hidrocor para dar vida às suas ideias. 

Papel vegetal

Assim como o papel manteiga, o papel vegetal é quase transparente, contudo um pouco mais grosso. É altamente resistente ao tempo e ainda permite raspagens e correções sem que sofra danos, por isso utiliza-se muito em projetos de arquitetura e cartografia (atividade que analisa e cria mapas). Todavia, não deve ser dobrado, pois ficará marcado, comprometendo o visual do trabalho.

bloco-de-desenho-papel-vegetal

Também é encontrado em folhas avulsas de vários formatos, blocos de desenho ou rolo. O bloco vegetal liso A4 60g Canson possui 50 folhas fabricadas 100% com celulose, livre de ácidos. Se você precisa de uma folha maior e de maior gramatura tem o bloco vegetal liso A3 70/75g Tracing Pad Spiral. Ambos são ótimos para desenhos técnicos a lápis, ponta porosa, tinta nanquim, entre outros. 

Papel aquarela
bloco-aquarela-a4-300-gramas-canson-12-folhas

Como vimos, papéis finos como o manteiga, o vegetal e outros de baixa gramatura não são indicados para técnicas que usam muita água. Isso porque a tinta pode escorrer, passar para o outro lado da folha, o papel enrugar e até rasgar. Para evitar o caos, a sugestão é priorizar papéis com gramatura acima de 200 g/m², sendo o de 300 g/m² ideal, como é o caso do bloco aquarela A4 Canson de 12 folhas. Com ele, você produz suas obras em aquarela sem qualquer preocupação.

Papel Canson

Canson é mais do que o nome de uma empresa especializada em papéis; é igualmente um tipo de folha que, pelos seus atributos, conquistou a preferência de artistas de diferentes técnicas. Em primeiro lugar, o produto destaca-se por sua porosidade com textura levemente granulada (pequenas rugas) e gramatura que vai de 140 g/m² a 200 g/m².

bloco-de-desenho-canson

Além disso, é fabricado a partir de um método especial no qual o seu embranquecimento ocorre sem o uso de substâncias tóxicas e ainda impede o amarelamento causado pelo tempo, aumentando, então, a sua durabilidade. É vendido na forma de folha avulsa e bloco de tamanhos variados como mostram os seguintes exemplos: bloco desenho A2 branco 200g Canson, bloco desenho A3 branco 140g Canson e o bloco desenho A4 branco 180g Canson

Como é um papel com opções altas de gramatura, dá para usá-lo tanto na produção de desenhos com lápis de cor e canetas hidrográficas quanto com tintas de secagem rápida (para as mais aguadas, opte pelo papel anterior, o aquarela). Também utiliza-se muito em impressões, garantindo ótimos resultados na produção de peças gráficas.

Bloco de Desenho Técnico

Há blocos de papel desenvolvidos para trabalhos que exigem maior precisão em relação às dimensões e aos detalhes. O bloco milimetrado A2 70g Tracing Pad Spiral contém 50 folhas com linhas entrecruzadas que atuam como guias em projetos em que há o emprego de escalas. Assim sendo, é preferência de muitos engenheiros, designers, desenhista industrial, entre outros. 

bloco-milimetrado-a2-70-gramas-tracing-pad-spiral-50-folhas

Qual a diferença entre o papel milimetrado e o quadriculado? O primeiro, como o próprio nome indica, apresenta uma escala muito pequena (milímetro) entre as linhas e colunas. Já o segundo, é formado por quadrados com medidas em centímetros. 

bloco-quadriculado-a4-60-gramas-canson-30-folhas

O bloco quadriculado A4 60g Canson possui 30 folhas com quadrados de 1 cm x 1 cm. Usa-se bastante em atividades escolares de disciplinas como educação artística, matemática e geografia, pois contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, noção espacial e raciocínio lógico. Em contrapartida,  os desenhistas apostam nesse tipo de folha para desenhar com perspectiva.

bloco-de-desenho-lay-out

Já o bloco layout margeado A4+ 60g Canson conta com 50 folhas de papel sulfite branco de baixa gramatura com margens que auxiliam no desenho de projetos de engenharia, arquitetura e gráficos. Se você precisa de um modelo maior, sem margens e gramatura superior, invista no bloco layout liso A2 70g Tracing Pad da Spiral com 50 folhas off-set. 

Para quem está começando a praticar lettering, recomenda-se papéis especiais com gramatura acima de 140 g/m² que, por serem mais grossos, dão mais liberdade quanto a escolha do material que será usado para desenhar as letras. Há cadernos e blocos que ajudam a manter as artes organizadas.

bloco-lettering-branco-180-gramas-canson-20-folhas

O bloco lettering branco Canson contém 20 folhas de 24,0 x 32,0 cm com gramatura de 180 g/m², altamente lisas e brancas. São, portanto, perfeitas tanto para traços com canetas tradicionais quanto marcadores e modelos especiais.

Onde comprar bloco de papel?

O resultado de um trabalho depende muito da superfície em que é realizado. Por isso, ao escolher um bloco de desenho, observe os cinco pontos que ressaltamos aqui: tipo de papel, gramatura, tamanho, encadernação e quantidade de folhas. Agora que você já tem todas essas informações, corre para o site Kalunga e aproveite as ofertas. Tem opções para todos os perfis de artistas e propostas de trabalho; escolha o seu e solte a imaginação!