Postado em 24/01/2024

331 visualizações

Apontador escolar – Não erre na hora da compra!

apontador-escolar

Imagem Apontador Escolar: Freepik

A vida escolar é feita de etapas. Quem não sente saudade daquela época em que estudar era sinônimo de brincar com tinta guache, giz de cera e massinha de modelar? Depois, a coisa fica mais séria: o lápis preto entra na lista de material e, com ele, escreve-se as primeiras letras, palavras e frases. E ele não vem só; ao seu lado tem sempre um apontador escolar e você vai entender o porquê agora!

Qual é a função do apontador escolar?

No estojo de qualquer estudante tem um lápis preto para escrever. Já aqueles que gostam de desenhar e pintar também carregam para cima e para baixo a caixa de lápis de cor. A questão é que, com o uso, a ponta do lápis vai desgastando; em outras palavras, ficando pequenininha. 

É aí que entra em ação o apontador escolar, um item projetado para afiar a ponta de todos os tipos de lápis, facilitando a escrita e proporcionando traços precisos. Há diversos modelos disponíveis no mercado; desse modo, é importante conhecê-los para fazer a escolha certa na hora da compra. 

De qual material é feito o apontador?

Os apontadores escolares podem ser fabricados a partir de alguns materiais. Geralmente, a sua estrutura é de plástico, metal ou uma combinação dos dois. Conta com um furo onde encaixa-se a ponta do lápis e uma lâmina de metal resistente como o aço inoxidável, por exemplo.

Como há lápis mais finos e outros mais grossos, atente-se ao fato de que é possível encontrar modelos com orifícios de diferentes diâmetros. Entretanto, quando se trata de apontador escolar, o mais comum é o de 8mm.

Quanto à lâmina, com certeza, é o elemento principal do apontador, visto que sem ela o produto perde a sua utilidade. Então, precisa estar sempre bem afiada para executar a sua função com eficiência e não danificar o lápis.

Como veremos mais à frente, entre os tipos de apontadores, há os manuais que, normalmente, possuem corpo de plástico ou metal e uma manivela para girar o lápis contra a lâmina. 

Quais os tipos de apontador?

Como se fazia para apontar um lápis quando ainda não existia o apontador? Antes da sua invenção, o processo exigia o uso de lâminas ou facas e cortava-se a madeira do lápis manualmente. Sendo assim, era preciso ter uma certa habilidade e paciência, pois era um método demorado. 

O surgimento do apontador tornou o ato de afiar a ponta de um lápis muito mais simples, eficiente e segura. Dos primórdios aos dias de hoje, esse artigo evoluiu muito, dando origem a uma variedade de tipos, cada um desenvolvido para atender a diferentes necessidades.

Da praticidade dos apontadores manuais à eficiência dos modelos modernos, tanta variedade reflete não apenas a busca pela perfeição na escrita e na arte de desenhar, mas também a adaptação às exigências dos usuários. Vamos conhecê-los?

Apontador escolar simples

Os apontadores escolares simples possuem design bem básico. São compactos e contam com um único orifício para inserir o lápis. Não apresentam mecanismos automáticos ou elétricos, ou seja, dependem da rotação manual do lápis. Estão disponíveis em diversas cores. 

apontador-escolar- simples

Como exemplo, temos o Apontador Simples Faber-Castell. Fabricado com lâmina de aço temperado com excelente fio de corte, é pequeno e muito prático. Outra opção é o Apontador Vivo 1 Furo Maped com corpo ergonômico e lâmina de aço temperado especial que garante longa durabilidade.

apontador-simples-disney-minnie-molin

Para atrair o interesse dos pequenos, algumas marcas investem em modelos divertidos e fofos, como é o caso do Apontador Simples Disney Minnie Molin. Olha só: ele possui o formato da cabeça da ratinha mais querida do universo Disney. A lâmina é de aço inox, então, é resistente e durável. 

Apontador escolar duplo

Por outro lado, o apontador escolar duplo é aquele que conta com dois furos, um destinado ao lápis de tamanho padrão e o outro para lápis mais grossos conhecidos como jumbo. Essa capacidade de acomodar lápis de diferentes diâmetros o torna muito versátil e elimina a necessidade de ter que carregar mais de um apontador.

apontador-boogy-com-deposito-dois-furos-maped

Da mesma maneira que os apontadores simples, são projetados com recursos de segurança que evitam cortes acidentais e estão disponíveis em diversos formatos. O Apontador Boogy com Depósito 2 Furos Maped, por exemplo, tem design moderno e combina duas cores alegres o que o torna ainda mais interessante.

apontador-color-peps-com-deposito-dois-furos-maped

A linha de Apontadores Color Peps com 2 Furos Maped surpreende pelo design inovador do depósito. Embora, explore duas cores lindas e chamativas como o anterior, possui uma transparência que permite acompanhar a quantidade de aparas no interior do produto.

apontador-pulse-castor-com-deposito-2-furos-maped

O Apontador Pulse Castor com 2 Furos Maped possui lâmina de alta performance e depósito em plástico transparente trabalhado com grafismos divertidos (já avisa a garotada para não estranhar se tiver a sensação de que está sendo observada). Seu formato é ergonômico, compacto e moderno. 

apontador-duplo-linha-pastel-staedtler

Para quem ama tons suaves, o Apontador Duplo Linha Pastel Staedtler é ideal. É um modelo com recipiente para resíduos que se desloca para fora da luva protetora ao usar. Indica-se para lápis padrão de até 8.2mm e grosso de até 10,2mm de diâmetro. Está disponível nas cores pastel: azul, lavanda, rosa e verde.

Apontador escolar triplo

Já o apontador escolar triplo, como o próprio nome diz, possui três orifícios: grande, médio e pequeno. Dessa maneira, é possível apontar lápis de três diâmetros diferentes. O Apontador com Depósito Temperamatite Giotto conta com 3 furos que atendem lápis nos formatos redondo, hexagonal e triangular. 

apontador-com-deposito-3-furos-temperamatite-giotto

O fato de atender até três tipos de lápis diferentes, torna o apontador triplo muito mais versátil do que os apontadores duplos e, apesar de ter maior capacidade, seu tamanho costuma ser tão compacto quanto. Logo, não deixa de ser uma excelente opção para os estudantes de todas as idades.

Apontador escolar com depósito

Já sabemos que existem apontadores com um, dois ou três orifícios, contudo, se você prestou bastante atenção nos exemplos disponíveis no mercado, deve ter observado que alguns possuem um tal de depósito; afinal, o que isso quer dizer?

Trata-se de um compartimento integrado que mantém as aparas dos lápis armazenadas. Dessa forma, evita-se que os resíduos de madeira e grafite se espalhem pelo estojo ou mesa de estudo. Além disso, facilita a limpeza, já que é só remover o recipiente para esvaziá-lo de maneira conveniente.

apontador-com-deposito-oval

Igualmente, estão disponíveis em uma grande variedade de cores e designs e, em termos de preço, tendem a ser bem acessíveis. Na linha dos modelos básicos, temos o Apontador com Depósito Oval que possui lâmina de aço que oferece excelente fio de corte e compartimento com boa capacidade de armazenamento.   

apontador-com-deposito-pets-estampas-sortidas-faber-castell

No mesmo estilo, mas com quatro opções de estampas fofas colecionáveis sortidas de gatinhos e cachorrinhos, temos o Apontador com Depósito Pets Faber-Castell. Colorido e com lâmina de aço temperado, tem visual atrativo aliado a qualidade e alta durabilidade.

apontador-com-deposito-glitz-cores-sortidas-faber-castell

Os modelos com glitter fazem muito sucesso entre a garotada que gosta de elementos brilhantes no material escolar. Destaque para o Apontador com Depósito Glitz Faber-Castell que é encontrado em cores lindas e atraentes e que também conta com lâmina de aço temperado.      

apontador-com-deposito-poster-estampas-sortidas-faber-castell

Já o Apontador com Depósito Pôster Faber-Castell chama a atenção por suas estampas colecionáveis com frases modernas e letras descoladas. Está disponível em duas cores, branco ou preto, e, como os demais, a lâmina é de aço, oferecendo mais facilidade ao apontar.

Apontador com depósito triangular

Até aqui, os modelos que vimos possuem depósito com design retangular, correto? Agora, preste atenção no Apontador com Depósito Triangular Faber-Castell. Seu formato é inspirado no triângulo, o que o torna ergonômico. Conta com lâmina de aço temperado e está disponível em 4 cores pastel lindas! 

apontador-com-deposito-triangular-cores-sortidas-faber-castell

Apontador com depósito elipse

Em contrapartida, o Apontador com Depósito Elipse Faber-Castell tem design oval, super moderno. Sua lâmina é de aço e a tampa tem sistema flip-top de abertura e fechamento. Está disponível nas cores vermelha, preta e cinza.   

apontador-com-deposito-elipse-cores-sortidas-faber-castell

Ainda na linha dos modelos com formato ovalado, temos o Apontador com Depósito Oval. Sua lâmina é de aço, o depósito transparente e com ótima capacidade de armazenamento. Você irá encontrá-lo em cores clássicas como o preto, azul e vermelho, assim como em tons pastel.

apontador-com-deposito-pastel-oval

Apontador com depósito e borracha

Olha só que bacana: um apontador e uma borracha em um único produto. Essa ideia é fantástica, uma vez que elimina a necessidade de carregar dois itens separados. Dessa maneira, economiza-se espaço no estojo e ainda agiliza o processo na hora de fazer alguma correção ou apontar o lápis.

apontador-com-deposito-e-borracha-tons-pastel-faber-castell

O Apontador com Depósito e Borracha Tons Pastel Faber-Castell é integrado com uma borracha retangular branca, livre de PVC, com capa protetora. Sua lâmina é de aço com excelente fio de corte e possui sistema de fechamento flip-top que evita a saída de resíduos. 

apontador-com-deposito-e-borracha-glitter-faber-castell

No mesmo formato, todavia com um detalhe muito especial, temos o Apontador com Depósito e Borracha Glitter Faber-Castell. Além da borracha ser do mesmo tom do apontador, o acabamento do depósito é todo em brilhinho.  

apontador-connect-duo-com-deposito-e-borracha-maped

Quando a gente acha que não dá para ficar melhor, nos deparamos com o Apontador Connect Duo Maped. Isso porque é um modelo duplo com depósito e borracha branca. Assim sendo, dá para apontar lápis de diferentes diâmetros sem sujeira e ainda fazer as correções com muita praticidade. 

Apontador com depósito divertido

Agora, vamos deixar os modelos com formato clássico um pouquinho de lado e dar uma espiadinha naqueles que tem design divertido que fazem com que o momento de apontar o lápis se torne muito mais interessante. 

apontador-croc-croc-coelho-com-deposito-maped

Por exemplo, temos o Apontador Croc Croc Coelho Maped. É um modelo com depósito interativo, isto é, o dente do coelhinho se move enquanto a criança aponta o lápis. Está disponível em três combinações de cores vibrantes e indica-se para estudantes a partir de 5 anos.    

apontador-croc-croc-sapo-com-deposito-maped

Outra opção engraçada é o Apontador Croc Croc Sapo Maped. Ele avisa quando a ponta do lápis está pronta para uso; sabe como? Os olhinhos do sapinho se abrem! É encontrado em três opções de cores bem alegres e chamativas. 

apontador-pulse-castor-com-deposito-2-furos-maped

Para os que preferem itens mais discretos, mas não menos divertidos, uma boa aposta é o Apontador Pulse Castor com Depósito Maped. Ele tem um furo padrão e corpo em plástico transparente com grafismos: os olhinhos do castor dão a sensação de que sempre tem alguém observando. 

apontador-loopy-totem-com-deposito-e-borracha-maped

E tem modelo com borracha integrada também, como é o caso do Apontador com Depósito Loopy Totem Maped. A borracha é branca e arredondada e o apontador conta com lâmina de alta qualidade e tampa com fechamento flip-top.  

apontador-globo-com-deposito-um-furo-maped

Entre os jovens, o Apontador Globo com Depósito Maped faz muito sucesso. Seu corpo tem a forma do globo terrestre: sendo assim, além de apontar super bem, contribui para o estudo dos continentes e países. Conta com um furo tradicional e lâmina de metal muito resistente.

apontador-galactic-com-deposito-com-ejetor-maped

Com visual que lembra uma nave espacial, o Apontador Galactic com Depósito Maped tem design compacto, orifício padrão e toque macio que proporciona o máximo de conforto durante o uso. Um grande diferencial desse modelo é que possui um botão que ejeta com facilidade o grafite quebrado.   

Apontador com depósito com personagens

Por fim, temos os apontadores com depósito que trazem a imagem de personagens famosos do universo infantil. Nesse caso, o item deixa de ser apenas uma ferramenta para ser um elemento lúdico que estimula a criatividade dos pequenos. Além do mais, desperta o senso de cuidado; afinal, ninguém quer perder um item do seu super-herói ou princesa favorito, não é verdade?

apontador-com-deposito-molin

Para exemplificar, selecionamos os apontadores Marvel Homem-Aranha Molin, Marvel Vingadores-Avengers Molin e Disney Minnie Molin que possuem depósito no formato de tubo, um único furo e lâmina de aço inox. 

apontador-com-deposito-e-uma-borracha-tris

Outra opção é o kit com Apontador com Depósito e uma borracha Tris. O apontador é composto por lâmina de alta qualidade e antiferrugem, enquanto a borracha é macia e não contém PVC em sua composição, ou seja, é atóxica. Entre os personagens, temos Barbie, Patrulha Canina, Naruto, Frozen, além de outros.     

Apontador manual de mesa

Para fechar a nossa lista, vamos falar sobre o apontador de mesa. Como o próprio nome indica, a ideia é deixá-lo em um cantinho da superfície de estudo ou trabalho. Portanto, não estranhe a sua estrutura robusta e a presença de uma manivela na lateral; é girando-a manualmente que se aponta o lápis.

apontador-manual-de-mesa-preto-easy-office

Em comparação com os apontadores anteriores, os modelos de mesa possuem lâminas mais poderosas e um depósito maior para acomodar as aparas. Desse modo, não há necessidade de esvaziá-los com frequência. Graças a sua construção resistente, são muito mais duráveis. 

Como escolher o melhor apontador para o seu filho?

Você deve estar se perguntando: diante de tantas opções de apontadores escolares, qual escolher? Qual o melhor? Não existe um único tipo perfeito para todos os alunos, pois cada um tem as suas necessidades e preferências. No entanto, seguem algumas considerações que podem ajudar na hora da compra:

  • Frequência de uso: se o apontador for para uso ocasional, um modelo simples dará conta do recado. Se for para uso frequente como acontece no ambiente escolar, vale investir em uma opção mais resistente;
  • Tamanho e portabilidade: os apontadores menores ocupam pouco espaço no estojo ou no bolso da mochila e são, portanto, muito fáceis de levar de um lado para outro. Em contrapartida, se não há a necessidade de transporte, os modelos de mesa podem ser mais interessantes, já que oferecem firmeza e maior controle ao apontar;
  • Diâmetro dos lápis: verifique se o apontador é compatível com o diâmetro dos lápis que serão utilizados. Como já sabemos, alguns apontadores são projetados para lápis padrão, enquanto outros (duplo e triplo) atendem também os mais grossos;
  • Armazenamento de resíduos: se a ideia for evitar sujeira, opte por um apontador com depósito. Alguns modelos têm compartimentos maiores do que outros; dessa forma, não há a necessidade de esvaziar com frequência;
  • Durabilidade: observe se o apontador é composto por materiais de qualidade. Modelos mais robustos costumam resistir melhor ao uso constante;
  • Design: quando se tratar de apontador escolar para crianças, aposte em modelos com cores vibrantes, personagens ou detalhes divertidos, visto que isso fará com que elas se sintam motivadas a usá-lo e, por consequência, fazer as lições;
  • Segurança: embora o visual  possa chamar mais a atenção, é sempre importante conferir se o item possui recursos de segurança, como lâminas protegidas, o que evitará cortes acidentais.

Onde comprar apontador escolar?

Agora que você já sabe tudo sobre o apontador escolar, só falta a direção de onde comprar por um bom preço. A dica é acessar o site Volta às Aulas Kalunga ou visitar uma das mais de 220 unidades da rede. 

A empresa é referência em papelaria e material escolar não à toa, viu? Lá, você encontra variedade, marcas que são sinônimo de qualidade e todas as faixas de preços. Então, tenha em mente o seu orçamento e pesquise as opções. 

Aproveite também para ler as avaliações de outros usuários e tenha uma ideia do desempenho do apontador escolar que está considerando adquirir. Com todas essas dicas, não há chances de errar: sem dúvida, você fará a melhor escolha!   

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos, acessórios e itens escolares de grandes marcas, inclusive apontadores, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site