Postado em 03/03/2023

6090 visualizações

Papel de Seda – O segredo para criar embrulhos incríveis!

papel-de-seda

Você tem alguns presentes para embalar, mas não quer fazer um pacote comum com o tradicional papel decorado? Então, iremos compartilhar uma dica de ouro: aposte no papel de seda, um tipo de folha delicada que garante embrulhos charmosos e muito originais.

Embora o branco esteja muito presente no dia a dia (daqui a pouquinho iremos te dar alguns exemplos), é muito fácil achar papel de seda em cores diversas, o que permite usá-lo em diferentes situações. Ademais, é fácil de manusear e dá para adquirir a folha avulsa ou o pacote com diferentes unidades. 

Não é raro associá-lo ao papel crepom, um material bastante utilizado em trabalhos manuais, decoração de festas e, igualmente, em atividades escolares, contribuindo para o desenvolvimento da coordenação motora, concentração e, principalmente, despertando a criatividade dos pequenos.

Topa fazer um teste de memória? Lembra quando você frequentava a Educação Infantil e a professora te entregava pedaços de um papel colorido enrugadinho que você podia rasgar ou cortar e realizar colagens? Pois bem; esse é o papel crepom. Apesar da diferença de textura, há uma explicação para a confusão.

Durante a fabricação, a primeira fase do crepom é a mesma do papel de seda. Entretanto, em seguida, ele recebe uma camada adesiva que é raspada com uma lâmina, resultando no efeito enrugado que lhe é tão característico. Agora que entendemos a diferença, te convidamos a conhecer melhor o papel de seda assim como as possibilidades de uso. Vem com a gente!

O que é papel de seda?

O papel de seda é um tipo de papel produzido a partir de uma pasta composta por fibras de madeira ou papel reciclado. Em resumo, leva-se a massa úmida à máquina de papel onde ocorre o tratamento e a definição da gramatura. Após a secagem, é enrolado em cilindros gigantes e cortado. 

Daí, destina-se às papelarias onde é adquirido para diferentes fins como veremos a seguir. Quanto à sua origem, não há registros que informem o nome do seu inventor, contudo, há a possibilidade de ter alguma relação com o papel higiênico, criado por Joseph Gayetty, visto que o processo de fabricação é semelhante.

Para que serve o papel de seda?

Como mencionamos no início do texto, graças a sua textura delicada e levemente transparente, a folha de seda é perfeita para embalar peças de vestuário ou objetos para presente. Depois de embrulhar o artigo, costuma-se acomodá-lo em uma caixa ou em uma sacola de papel. 

Importante ressaltar que, além de valorizar o pacote, é uma forma de proteger os artigos da poeira ou impactos que possam danificá-los. Por isso, é até comum a venda de alguns produtos já embrulhados com o papel de seda. Você se recorda de algum? Vamos lembrar juntos!

papel-de-seda-embalagem

Quando compramos camisas, geralmente, elas vêm em uma caixa, correto? Quando abrimos, nos deparamos com o item coberto pelo papel. O mesmo acontece com calçados sejam masculinos ou femininos: é básico envolvê-los com uma folha de seda antes de acomodá-los em uma caixa.

Saindo da linha de roupas e sapatos, temos os materiais mais finos como vidros, cristais e peças de artesanato. Do mesmo modo, é habitual protegê-los com o papel a fim de impedir que se desloquem durante o transporte e, no caso de impactos leves, as superfícies não risquem ou amassem.

Talvez você não saiba, mas em floriculturas o papel de seda também tem a sua função. Utiliza-se na montagem de buquês de flores, cobrindo o caule. Ainda em relação aos presentes, podemos destacar os kits como os de produtos de beleza, sabonetes e cremes, aromatizadores, utensílios e até guloseimas.

Se você observar, os elementos do kit são organizados sobre uma folha de papel de seda. Dessa forma, o conjunto fica muito mais harmonioso e mostra que houve todo um cuidado e carinho na montagem. Isso agrega valor ao produto, atraindo e encantando a clientela.

Qual é a gramatura do papel de seda?

Normalmente, encontra-se o papel de seda em gramaturas de 18 a 40g/m², sendo este último um modelo bastante grosso. Para customização de embalagens, a preferência é pelos de menor espessura como os de 18 e 20g/m².

Quanto ao tamanho, há folhas com 25x35cm, 30x40cm, 35x50cm, 46x64cm, 48x60cm, 50x70cm, entre muitas outras opções, uma vez que há empresas que produzem esse tipo de papel personalizado. Então, dá para escolher o tamanho e ainda estampar o logo da marca.

Quantas folhas de seda vem em um pacote?

Uma grande vantagem do papel de seda é que, dependendo do estabelecimento, dá para comprar a folha avulsa ou pacotes com 3, 20, 40, 100 ou 500 unidades. Leve em conta que embalagens com maior quantidade tendem a ser mais econômicas. Sendo assim, se você pretende utilizar muito papel, opte por elas.

Quais são os tipos de papel de seda?

Além da gramatura, as folhas de seda diferenciam-se pelas cores. O papel branco é o que mais se usa nas situações descritas até aqui, todavia, há modelos coloridos que são igualmente perfeitos não só para embalar, mas também para criar elementos decorativos para vitrines e eventos.

papel-de-seda-novaprint

Para você ter uma ideia da variedade, selecionamos alguns exemplos de grandes marcas. Em primeiro lugar, temos a gama de cores de Papel de Seda Novaprint. Dá para comprar o pacote com 40 folhas sortidas ou a embalagem com 100 unidades de mesma cor.

papel-de-seda-ouro-prata-novaprint

A empresa conta ainda com opções incríveis em tons metalizados como o Papel de Seda Prata e o Papel de Seda Ouro. Ambos são vendidos em pacotes com 20 folhas de 48x60cm e garantem um toque luxuoso ao embrulho, aos projetos de artesanato e até escolares.

papel-de-seda-moopel

Outra empresa que oferece o produto na versão metalizada e perolizada é a Moopel. Veja como as folhas são brilhantes! O Papel de Seda Metalizado Moopel está disponível nas cores bronze, cobre e rose gold enquanto o Papel de Seda Perolizado, nos tons branco, grafite, rosa glamour, aqua, champagne e jade.

papel-de-seda-cromus

Por fim, não poderia faltar o Papel de Seda Cromus. Os pacotes com 3 unidades de 49x69cm são ideais para quem precisa do material para uma situação específica. Dessa forma, dá para economizar, visto que não será necessário investir em uma quantidade de papel que não será usada novamente tão cedo.

Como embalar com o papel seda?

Escolhida a cor, é hora de iniciar os trabalhos. No entanto, antes de colocar a mão na massa, é importante saber que o papel de seda é um material frágil. Portanto, ao manuseá-lo, é preciso ter cuidado para não rasgar ou amassar. Para forrar cestas ou caixas, é só abrir a folha e acomodá-la, com cautela, no fundo; em seguida, é só colocar os itens um a um.

Para embalar roupas ou caixas, abra a folha em uma superfície lisa, limpa e seca. Posicione o artigo e vá dobrando o papel com atenção. Para selar, a dica é utilizar a Fita Mágica Scotch. Fabricada com película de acetato de celulose e adesivo acrílico à base de água, ela fixa com total discrição já que é transparente.

fita-magica-scotch

Por outro lado, se você trabalha com a venda de produtos, pode investir em etiquetas personalizadas para fechar com estilo os pacotes. As folhas de seda restantes devem ser guardadas na embalagem original em um lugar livre de umidade a fim de que permaneçam intactas até o uso.

Papel de Seda na Kalunga

Você tem quase todas as informações que precisa sobre papel de seda; só está faltando a mais importante: onde comprar? Olha só, a Kalunga tem um estoque fantástico de folhas por preços bem legais. Além disso, dá para aproveitar para adquirir a sacola ou a caixa de presente junto.

sacola-para-presente-zoo-glitter-yazi_

Se a lembrancinha for para crianças, uma opção de embalagem é a Sacola para Presente Zoo Yazi. Os modelos possuem aquele colorido que encanta os pequenos e ilustrações fofas de bichinhos. Para os adultos, a Sacola para Presente Cromus é a escolha certa já que é encontrada em várias cores e estampas.

sacola-para-presente-cromus-1

Para os apreciadores de vinho, a Sacola para Presente Text Change Yazi é ideal. Ela tem as dimensões adequadas para comportar a bebida com segurança e ainda é muito elegante. As alças são de cordão reforçado e vem com uma tag para você deixar registrado todo o seu carinho.

sacola-para-presente-text-change-yazi

Para quem prefere um outro tipo de embalagem, temos como exemplo a Caixa para Presente Geometric Kawagraf e a Caixa para Presente Coração Kawagraf, ambas em papelão Paraná, revestimento (interno e externo) de Offset e impressão colorida na tampa. No entanto, elas são apenas uma amostra de caixas para presentes.

caixa-para-presente-kawagraf-1

Na Kalunga, há inúmeras opções de embalagens, permitindo escolher conforme o perfil de quem irá receber o mimo. De quebra, você já leva o papel de seda e sai com o kit pronto para montar. Muito prático e rápido, não é verdade? Então, visite uma loja Kalunga ou acesse o site e aproveite! 

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. São mais de 220 lojas espalhadas por todo o Brasil com artigos de grandes marcas, inclusive papel de seda, por excelentes preços. Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site