Postado em 22/02/2022

5101 visualizações

Tesoura escolar – 6 marcas que aliam segurança e qualidade

tesoura-escolar-imagem-principal

Nos primeiros anos da escola, os pequenos são estimulados a executar inúmeras atividades com o objetivo de desenvolver a coordenação motora grossa, relacionada a atividades esportivas, e a fina, que envolve habilidades manuais. No caso da fina, entre as tarefas mais comuns está a de recortar papéis. Para isso, utiliza-se uma ferramenta específica, a tesoura escolar.

Também chamada de tesoura sem ponta ou tesoura infantil, é um instrumento com características pouco diferentes dos modelos que os adultos estão acostumados a utilizar para cortar os mais diversos tipos de materiais. O formato é o mesmo, porém a tesoura escolar é menor, apresenta lâminas de plástico ou aço inox e, o principal, ponta arredondada.

Afinal, se tem algo que é preciso priorizar ao comprar qualquer item da lista de material escolar, sem dúvidas, é a segurança. Até os 5 anos de idade, aproximadamente, a criança tem pouca habilidade para manipular objetos. Posto isto, imagina se for entregue a ela uma tesoura com ponta: as chances de se ferir ou machucar um coleguinha são altas, concorda?

A tesoura escolar é um artigo encontrado facilmente em qualquer papelaria. O difícil é saber qual o melhor modelo para cada criança já que há uma infinidade de opções. No entanto, estamos aqui justamente para te ajudar nesta missão.

O primeiro passo é observar na embalagem a faixa etária recomendada pelo fabricante. Feito isto, em seguida, verifique se tem o selo do Inmetro o qual atesta que o produto está dentro dos requisitos de qualidade e segurança.

Por se tratar de um artigo infantil, além das cores alegres, as marcas apostam em estampas com os personagens queridinhos da garota. Apesar de natural ser atraído pela estética, outros atributos devem ser avaliados antes de efetuar a compra. Quer saber quais são? Então, continue aqui com a gente.   

Como é feita a tesoura escolar?

A tesoura infantil é uma ferramenta de estrutura simples composta por lâminas de plástico, fibra de vidro ou aço inox e cabo de plástico ou polipropileno e resina termoplástica. Para crianças de até 6 anos, recomenda-se às de plástico. Já as de aço, indica-se para as maiores uma vez que possuem maior domínio ao manusear itens diversos.

As lâminas tradicionais são retas, mas, hoje em dia, há modelos decorativos com ondulações e outros desenhos irregulares. Dessa forma, é possível criar acabamentos inusitados, o que estimula a criatividade dos jovens artistas.

Já a ponta, pelo fato de ser arredondada, reduz a possibilidade de acidentes, dando maior liberdade para que a criança execute os recortes sozinha. Todavia, até uma certa idade, é importante que um adulto a acompanhe durante as atividades.

Outra vantagem da tesoura sem ponta é o seu armazenamento. Dá para guardá-la no estojo sem a preocupação de furá-lo ou danificar os demais materiais. E como se trata de um item de dimensões pequenas, é acomodado com tranquilidade no compartimento. Há também modelos projetados especialmente para canhotos que vamos conhecer a seguir.

Tesoura para canhoto infantil

Você sabia que cerca de 10% da população do mundo é canhota? O motivo pelo qual há canhotos e destros é desconhecido, entretanto estima-se que entre os canhotos, 12% são homens e 8% mulheres. Portanto, para facilitar o dia a dia destas pessoas, as marcas desenvolvem produtos com estrutura adaptada como é o caso da tesoura escolar para canhoto.

tesoura-escolar-14-cm-noris-club-canhoto-staedtler

Se você observar os modelos para destros, no ponto de intersecção, a lâmina esquerda está posicionada em cima enquanto a direita embaixo. Na tesoura para canhoto essa ordem é ao contrário. Uma opção infantil que faz muito sucesso é a tesoura escolar Noris Club canhoto Staedtler. Com design moderno, possui 14 cm, lâminas arredondadas de aço inoxidável e cabo com aderência macia e ergonômica.

tesoura-sensoft-3-d-para-canhoto-13-cm-cores-sortidas-maped

Já a tesoura Sensoft 3D para canhoto Maped tem conceito inovador. Além das lâminas invertidas, os anéis do cabo são ergonômicos, flexíveis e, o mais divertido, bicolores. Sendo assim, dá para escolher as combinações cinza e azul, azul e pink ou vermelha e amarela, conforme a preferência dos pequenos. Por fim, possui 13 cm e o corte é de ótima qualidade.

Qual a melhor tesoura escolar?

Atividades com tesoura têm um papel fundamental no desenvolvimento do ser humano. Não se trata apenas de trabalhar a concentração, a atenção e a criatividade; cortar estimula a coordenação visual e motora, a bilateralidade – uma vez que é preciso segurar o papel com uma mão e a tesoura com a outra – e ainda fortalece a musculatura.

Tudo isso fará muita diferença na hora em que for iniciado o ensino da escrita. Em outras palavras, recortar treina as habilidades necessárias para que, no futuro, a criança consiga segurar e manipular de forma correta lápis, pincéis, canetinhas, além de utensílios como talheres, por exemplo. Logo, priorizar a qualidade do produto é primordial.

Em primeiro lugar, considere a segurança. Como já foi dito, a fim de evitar acidentes graves, é importante que o modelo não tenha ponta, ou melhor, apresente ponta arredondada. Em segundo, atente-se ao tamanho. A tesoura infantil costuma ter entre 10 e 14 cm, portanto, verifique se a opção escolhida é compatível com as mãozinhas de quem irá utilizá-la.

Isso porque tesouras muito pequenas apertam os dedinhos, causando desconforto. Por outro lado, as grandes podem ficar escorregando e dificultar o recorte. As que contam com cabo emborrachado são mais macias e oferecem maior firmeza durante o manuseio. 

tesoura-escolar-vai-e-vem-arco-faber-castell

Os modelos com sistema de molas como a tesoura escolar Vai e Vem Arco Faber Castell são ideais para os menores, pois são fáceis de usar e exigem menos força ao executar os movimentos. Com ponta arredondada, lâmina em aço inoxidável, apresenta design adequado para destros e canhotos e excelente qualidade de corte.

Modelos de tesoura escolar

Opções não faltam: tem tesoura infantil de diversos materiais, formatos, tamanhos e cores. Agora que você já sabe quais são os pontos a considerar para garantir a compra de um produto seguro e confortável, dá só uma espiadinha nos modelos disponíveis no mercado, oferecidos pelas principais marcas.

Tesoura escolar Maped

Impossível não se encantar com as tesouras sem ponta da Maped. Isso porque são projetadas com design colorido e estampas que conquistam todas as idades. A tesoura infantil Kidcut conta com ponta arredondada e lâminas em fibra de vidro que cortam apenas papel.

tesoura-infantil-kidcut-12-cm-escolar-cores-sortidas-maped

Quanto às dimensões, possui 12 cm, ou seja, é feita para mãos pequenininhas. Na intersecção das lâminas, há a carinha de um simpático coelhinho, mas não para por aí. Observe o cabo e perceba que se trata do corpinho do personagem! Para elevar o nível de magia, as lâminas trazem marcas das patinhas. 

tesoura-koopy-13-cm-cores-sortidas-maped

Entre as opções com molas, está a tesoura Koopy Maped, cujas lâminas abrem-se de forma automática, facilitando o corte. Diferente da “Vai e Vem”, apresenta formato tradicional e o dispositivo impulsor pode ser ativado e desativado, de acordo com a necessidade. Possui 13 cm e decoração lúdica que remete a um urso panda.

tesoura-infantil-kid-pulse-jacare-12-cm-maped

Na mesma linha, porém com design divertido de jacaré, temos a tesoura infantil Kid Pulse com 12 cm. Encontrada em duas versões bicolores, é muito segura e tem a garantia do fabricante de que alunos a partir de 2 anos conseguem realizar sozinhos as atividades de recortes propostas pela professora.

tesoura-corte-criativo-uma-tesoura-mais-cinco-laminas-maped

Para os maiores, vale destacar ainda a tesoura corte criativo Maped. Produzida com lâmina de aço inoxidável e ponta arredondada, é adquirida em um estojo com 5 lâminas de formatos diferentes que permitem recortes variados. Com ela, a imaginação não tem limite e o resultado são trabalhos com acabamentos incríveis.    

Tesoura infantil Molin

Já a Molin arrasa nas estampas personalizadas com os personagens que fazem a cabeça da garotada. Tem opção para os fãs da gatinha Hello Kitty, do Homem-Aranha, dos cãezinhos da Patrulha Canina, dos Vingadores e da ratinha mais charmosa e querida do planeta, Minnie Mouse.

tesoura-escolar-com-protetor-molin

As tesouras escolares Molin são compostas por lâminas de aço inox polido de alta resistência e durabilidade. Com cabo anatômico, tem-se cortes precisos sem necessidade de grandes esforços. Além disso, tem o diferencial de que todos os modelos acompanham protetor individual para lâmina, o que proporciona maior segurança e conservação do item.

Tesoura sem ponta Mundial

Quando se trata de tesoura infantil, a Mundial aposta na alegria das cores. As lâminas da tesoura escolar 11,4cm ponta arredondada são de aço inoxidável enquanto o cabo é de polipropileno, disponível em diversos tons. É perfeito para quem prefere modelos mais simples.

tesoura-escolar-ponta-arredondada-mundial

Por outro lado, a tesoura escolar 14cm Mundial traz um design exclusivo com lâminas robustas e cabo emborrachado anatômico em duas cores bem discretas. O sistema de corte oferece alta precisão e se trata de um produto durável.

tesoura-escolar-14-cm-sem-ponta-mundial

Tesoura escolar Tramontina

Outra marca que se destaca na produção de tesoura infantil é a Tramontina. O artigo é fabricado com lâmina em aço inox, contudo, recebe tratamento térmico, o que torna o seu fio muito mais resistente e apto para cortar papel, assim como outros tipos de materiais.

tesoura-escolar-13-cm-sem-ponta-aco-tramontina

A tesoura escolar sem ponta Tramontina apresenta ainda cabo anatômico em polipropileno (encontra-se em várias cores) e indica-se para pequenos que já detêm certo domínio do instrumento, pois demanda mais força para manipular. É segura e tem ótimo custo-benefício.

Tesoura infantil Tris

tesoura-escolar-sem-ponta-tris

A magia dos personagens infantis também se faz presente na linha de tesouras da Tris. Barbie, Frozen, Batman e Toy Story são apenas alguns exemplos dos temas explorados pela marca que une encanto e qualidade. As lâminas de aço inox decoradas possuem 1,5mm de espessura e recebem tratamento contra ferrugem. Apresentam comprimento total de 13cm e certificado do Inmetro.

Onde comprar tesoura sem ponta?

Uma tesoura que atende de maneira adequada os requisitos de segurança e qualidade é sinônimo de conforto e tranquilidade. Se para um adulto é difícil realizar uma tarefa quando algo incomoda, imagina para uma criança! Em poucos minutos, ela se desconcentra e desiste de executar o que foi proposto.

Por isso, ao comprar uma tesoura infantil, antes de qualquer coisa, observe a recomendação de faixa etária do fabricante. Esta informação já vai te dar um norte diante da variedade de opções que irá encontrar. Verifique as dimensões do item e compare com o tamanho das mãos que irá manuseá-la. 

É claro que economizar é importante, entretanto, não tem como comprar uma única tesoura para todas as séries escolares. É preciso ir adequando o modelo conforme o desenvolvimento físico da criança; caso contrário, ela não conseguirá executar os trabalhos e terá sua evolução comprometida.

Quanto ao material, alie conforto e durabilidade, respeitando, mais uma vez, a idade. As tesouras de aço inox apresentam maior resistência, todavia, não são adequadas para os menores já que são mais pesadas, exigindo uma força muscular que ainda não foi adquirida. Desse modo, conforme for, opte sem receio pelas de plástico.

Igualmente, verifique se a articulação das lâminas é por meio de molas ou parafuso. As molas tornam o movimento de abrir e fechar muito mais macio, facilitando o corte; logo, é uma excelente alternativa para quem está iniciando nessa arte. Anotou tudo? Com esta lista de requisitos, não há chances de erro.

E se você não tem tempo ou não quer ter o trabalho de ficar indo de papelaria em papelaria até encontrar a tesoura certa para o seu artista, acesse o site Kalunga. Com apenas alguns cliques, a sua compra é realizada com máxima segurança e você recebe no conforto do seu lar.