Postado em 27/12/2021

6088 visualizações

Spiral – Marca própria de cadernos e itens de papelaria Kalunga

fabrica-spiral

Com mais de 220 lojas espalhadas por todo Brasil, a Kalunga é referência em produtos de papelaria, escritório,  informática e material escolar. Contudo, o que talvez você não saiba é que a empresa com quase 50 anos de existência detém marcas próprias, entre elas, a Spiral, responsável pela produção de cadernos, fichários, agendas, pastas, clipes, entre outros artigos.

Todavia, antes de falarmos sobre uma das indústrias gráficas de maior sucesso do mercado, te convidamos a voltar no tempo. O ano era o de 1972. No bairro da Vila Mariana, em São Paulo, uma pequena papelaria iniciava as suas atividades. Como o próprio nome previa – em dialeto banto africano, Kalunga significa “tudo de bom” – logo os ventos soprariam a favor do novo negócio.

Sob a administração do empresário Damião Garcia, não demorou muito para que o estabelecimento começasse a atender outras papelarias e empresas de pequeno a grande porte. Assim, a modesta papelaria da rua Vergueiro, tornava-se um expressivo atacadista do segmento da região.

Com os avanços tecnológicos na década de 90, a Kalunga passou a investir em produtos de informática, assim como na modernização dos seus serviços, ganhando destaque no varejo. Logo, deu-se início ao processo de expansão com a abertura de lojas em diferentes pontos da cidade e, posteriormente, do país. Atualmente, a rede conta com 221 unidades e, somando todos os departamentos da Kalunga e da Spiral, mais de 5.000 colaboradores.

Spiral do Brasil

Em 1988, a Kalunga deu um passo que seria um grande marco na sua história: adquiriu a Gráfica dos Salesianos que, na época, pertencia a um grupo de padres da região da Mooca, em São Paulo. Nascia a Spiral do Brasil, hoje, a responsável pela fabricação de mais de 700 produtos vendidos nas lojas da rede.

Entre os materiais produzidos pela Spiral, estão clipes, agendas, bobinas para calculadoras, fichários, bloco de anotações, calendários, envelopes, pastas e papéis especiais A4, por exemplo. Mas, não para por aí. É a gráfica com maior capacidade de fabricação de cadernos do Brasil: 18 mil toneladas por ano.

São mais de 20 linhas de caderno de marca própria e 65 licenciadas. Com certeza, você já viu ou teve um caderno da Spiral. Afinal, além da alta qualidade do material, a marca se preocupa em acompanhar as tendências do mercado tanto em layout e cores quanto na escolha dos temas.

Entre os licenciados, a Spiral trabalha com as empresas mais importantes do mercado como Disney, Warner, Marvel, Mattel, Maurício de Souza, entre outras. O resultado são produtos com capas atraentes e atuais que fascinam todos os tipos de público: crianças, adolescentes e adultos.

Linhas Especiais Spiral

A Spiral do Brasil possui várias linhas de cadernos incríveis. Muitas delas incluem também agendas, calendários, planners e estojos. Selecionamos algumas delas para que você possa mergulhar com a gente nesse universo repleto de criatividade, cores, ação e encanto.  

Black Out

caderno-blackout-spiral

Uma linha moderna com capas estampadas com figuras geométricas de diferentes tamanhos e combinações marcantes de cores que lembram a técnica de patchwork: assim é a Black Out. Composta por cadernos universitários com espiral ou brochura com costura, fichários, agendas e cadernetas, todos os itens apresentam excelente acabamento e capa dura.

Brief Case

caderno-brief-case-spiral

Conte com a linha Brief Case para manter todos os compromissos e informações importantes anotados. Tem agenda diária de diferentes tamanhos com acabamento em espiral, agenda comercial com espiral ou brochura, caderneta, planners (mensal ou semanal) e caixa com papéis para lembretes.

Para auxiliar na organização das matérias da escola ou documentos do escritório, tem ainda o registrador para papel ofício ou A4 e o fichário com 4 argolas (modelos com ou sem zíper). Todos os materiais possuem capa com layout discreto, permitindo o uso em qualquer ocasião. Sobre as cores, tem para todos os gostos: desde os tons clássicos – azul, preto e cinza – aos mais vibrantes como pink, roxo, verde e amarelo.

Disney Princesas

caderno-princesas-spiral

O sonho transformou-se em realidade! A fada madrinha dos estúdios Disney invadiu as dependências do núcleo de imaginação e criação da Spiral e transportou para cadernos, cadernetas, agendas e calendários todo o encanto dos contos da Walt Disney Company. 

A linha Disney Princess leva toda magia das animações infantis das telas dos cinemas para o universo escolar. São cadernos no formato universitário com 1, 10 ou 15 matérias, de cartografia, agendas de diferentes tamanhos com acabamento em espiral ou brochura com imagens das princesas Ariel, Bela, Cinderela, Jasmine e Mulan.

Há modelos com uma ou várias princesas na capa, acabamento com verniz, hotstamping ou laminação brilho. Os traços das ilustrações vão do clássico ao moderno. Incluem lindos adesivos. Sem dúvida, são um excelente incentivo para a volta às aulas.

Disney Tsum Tsum

caderno-tsum-tsum-spiral

Tem magia e igualmente muita fofura no departamento de criação da Spiral. Olha só essa linha de cadernos universitário, brochura e cartografia; agenda diária e caderneta com capas ilustradas com os famosos Tsum Tsum.

Os personagens de formato redondo da Disney e Pixar ganharam notoriedade com o êxito do jogo de raciocínio projetado para aparelhos móveis. Disponível gratuitamente no App Store e no Google Play Store, o game foi lançado pela The Walt Disney Company Japan no ano de 2013.

Tsum vem de “tsumu” que significa empilhar, ação associada à dinâmica do jogo. A ideia é traçar linhas pela tela, unindo três ou mais bonecos. Dessa maneira, eles são removidos do cenário o que garante pontos, experiências e moedas ao jogador.

Com tanto sucesso, os bichinhos ganharam versão pelúcia de diferentes tamanhos, tornando-se febre nos Estados Unidos em 2014. Com a cara maior e o restante do corpo deitado, é possível posicionar, então, um tsum sobre o outro e usá-los para decorar o cantinho das crianças.

Fantasy

caderno-fantasy-spiral

Dotado de poderes mágicos, o unicórnio (“unus” significa um e “cornus” chifre) é um animal mitológico com forma de cavalo e um chifre espiralado e torcido no centro da testa. Geralmente, é retratado como branco. Assim, é considerado símbolo de pureza, além de força. 

Para quem não resiste ao encanto desse bichinho, a linha Fantasy Spiral é um verdadeiro presente. É composta por cadernos de cartografia e universitário; agenda permanente e diária; planner mensal e semanal; caderneta, calendário e estojo escolar. 

Os cadernos possuem capa dura com ilustrações coloridas em tons suaves, folhas personalizadas, acabamento com laminação BOPP brilho ou verniz localizado. Já o estojo, é fabricado com PVC cristal e é fechado com zíper de alta qualidade. É um item mais lindo do que o outro!

FC Barcelona

caderno-barcelona-spiral

Os fãs de futebol e, principalmente do Barcelona Futebol Clube, time conhecido popularmente como Barça, ficam enlouquecidos com a linha de cadernos FC Barcelona da Spiral. São modelos universitários de 1, 10 ou 15 matérias com acabamento em espiral ou brochura. Todos possuem capa dura e o símbolo do clube profissional da Catalunha estampado.

Femmina

caderno-femmina-spiral

Pássaros, flores, tons suaves e composições delicadas: assim é a linha Femmina. Composta por agenda diária, comercial e permanente; caderno universitário e de cartografia; calendário de mesa, caderneta, planner, papel para lembrete e estojo escolar é ideal para adolescentes ou mulheres de estilo romântico.

Destaque para os estojos que são encontrados em dois modelos: de lata com dois compartimentos e de PVC, material resistente e durável, com fechamento em zíper de alta qualidade. Ambos mantêm muito bem organizados canetas, canetinhas, lápis de cor, lapiseira, borracha, entre outros. O importante, portanto, é analisar quantos itens serão armazenados para fazer a escolha certa.

Frozen

caderno-frozen-spiral

Se a temperatura cair por aí, não estranhe, pois é sinal de que uma jovem princesa de um pequeno reino da Noruega chamado Arendelle está por perto. Com certeza, você já conhece essa história. Afinal, estamos falando de Frozen, um dos filmes de animação  americano mais aclamado pela crítica e pelo público nos últimos tempos.

Como não podia ser diferente, as aventuras das irmãs Elsa e Anna também fazem parte das linhas especiais da Spiral. Tem caderno universitário com acabamento em espiral de 1, 10 e 15 matérias; caderno tamanho 1/4 brochura e também de cartografia. Todos ilustrados com imagens das princesas e, no caso de algumas capas, também do Olaf, o divertido boneco de neve. 

Hang Loose

caderno-hangloose-spiral

A linha de cadernos Hang Loose possui capas com paisagens inspiradoras. Praia, sol, palmeiras e flores, as ilustrações representam perfeitamente o significado do gesto que se tornou famoso em todo o mundo: “tudo na paz”; “tudo tranquilo”; “tudo bem”.

A expressão Hang Loose é inglesa e, originalmente, era usada em conversas entre surfistas. Contudo, a partir dos anos 80, popularizou-se e, hoje, é reconhecida por povos de várias partes do planeta como forma de cumprimento. O sinal é feito com a mão, mantendo os dedos polegar e dedinho levantados e, os demais, abaixados.

Não se sabe ao certo como surgiu, no entanto, há uma versão havaiana muito curiosa. O jovem rei Tahito, em uma longa viagem entre o Tahiti e o Havaí, decidiu estabelecer residência na ilha de Kauai. Por ter ficado lá por muito tempo e enfrentado ondas perigosas, foi nomeado rei da região. 

Um dia, o rei teria sido atacado por um tubarão, perdendo três dedos de uma das mãos. Com os dois dedos que restaram – o polegar e o mindinho – saudava o povo em suas viagens pelo mar. Desse modo, teria surgido o sinal que recebeu o nome de shaka brah; no Brasil, conhecido como “Hang Loose”.

Hard Cover

caderno-hardcover-spiral

Uma linha que inspira a conhecer diferentes lugares no mundo. Com capas estampadas com imagens de pontos turísticos de cidades de diversos continentes, os cadernos e cadernetas da Hard Cover são um convite para quem gosta de viajar. 

Os modelos possuem capa dura com papelão, miolo pautado padrão com papel offset, revestimento em papel couché e adesivos personalizados. Há opções de 1, 10, 15 e 20 matérias. Dá para usá-los para fazer as anotações da escola e, no caso dos mochileiros de plantão, planejar grandes aventuras. 

Hello Kitty

caderno-hello-kit-spiral

“Muitos amigos nunca são demais!”: você já ouviu essa frase? É o lema da garotinha alegre e divertida que desde 1974 encanta crianças e adultos. Hello Kitty, também conhecida pelo nome completo Kitty White, é uma gatinha criada pela Sanrio, empresa japonesa.

Querida por todos, está sempre cercada de amigos. Portanto, é uma excelente companhia para acompanhar os pequenos nos estudos. A linha Hello Kitty da Spiral conta com agenda, caderno universitário com espiral e brochura, caderno de cartografia, caderneta, calendário e planner mensal.

São produtos com imagens da charmosa personagem em diferentes situações ou, simplesmente, com a sua carinha. Há itens com design em cores vivas e também tons suaves. Sendo assim, difícil é escolher entre tantas opções fofas!

Homem-Aranha

caderno-spiderman-spiral

Ele é o super-herói das histórias em quadrinhos da Marvel capaz de escalar paredes e tetos. Só por essa dica, você já deve imaginar sobre quem estamos falando, não é verdade? Entretanto, temos mais uma informação relevante: nas telonas, está entre as cinco franquias de filmes de maior bilheteria do mundo.

Spider-Man ou Homem-Aranha é mais uma linha especial de cadernos da Spiral. As capas coloridas retratam o personagem em ação como os fãs gostam de ver. Todos os modelos – universitário com espiral ou brochura – apresentam capa dura e acompanham adesivos irados.

Liga da Justiça

caderno-liga-da-justiça-spiral

Um time de peso se reuniu para dar aquela força para as crianças e adolescentes na hora de fazer as atividades na escola ou em casa. A linha Liga da Justiça ou Justice League of America leva os super-heróis das histórias em quadrinhos da DC Comics para o universo escolar.

São cadernos universitários (espiral e brochura) de 1, 10, 15 ou 20 disciplinas, cadernetas e agendas com imagens do Aquaman, Batman, Ciborgue, Flash, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Superman, entre outros ídolos. Todos os produtos são fabricados com materiais de alta qualidade e possuem cartela de adesivos que permitem personalizar as anotações. 

Looney Tunes

caderno-looney-tunes-spiral

“O que é que há, velhinho?” “Eu acho que vi um gatinho”. Se você já ouviu uma dessas expressões, com certeza, irá se apaixonar pelos cadernos, cadernetas e agendas Looney Tunes. A linha traz capas com os personagens mais divertidos e audaciosos da série de desenhos animados da Warner Bros. 

Tem o coelho Pernalonga, o diabo da Tasmânia – para os mais íntimos, Taz -, o gatinho Frajola, o faminto e estrategista Coyote e o meigo, charmoso e também maldoso passarinho, o Piu-Piu. Os pequenos vão se divertir com as expressões estampadas em cada produto e a hora da lição de casa será, então, muito mais divertida.

Marvel

Mais uma linha incrível de cadernos, cadernetas e agendas que aproxima os super-heróis do dia a dia da garotada. Todavia, nesse caso temos três divisões que separam propostas diferentes de designs para os mesmos produtos. Confira!

Marvel Comics
caderno-marvel-comics-spiral

Capitão América, Gavião Arqueiro, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk, Mulher Hulk, Pantera Negra, Viúva Negra, Thor, Doutor Estranho, Thanos e muitos outros: a linha Marvel Comics é caracterizada por capas com heróis e vilões em ilustrações coloridas e cheias de ação. 

Marvel Emoji
caderno-marvel-emoj-spiral

Por outro lado, a linha Marvel Emoji traz uma versão bastante divertida dos personagens. As ilustrações são compostas apenas pelos rostos dos super-heróis. O mais legal são as expressões: tem desde as mais sérias e bravas até as sorridentes e engraçadas. Igualmente são capas bem coloridas.

Marvel Red Brick
caderno-marvel-red-brick-spiral

Em contrapartida, a Marvel Red Brick aposta em capas com imagens em quadrinhos nas cores preto e branco, além do vermelho, cor característica do logo da marca. São cadernos e agendas com designs bem modernos e dinâmicos. Entretanto, mais discretos se comparados com os anteriores.

Meme Maniacs

caderno-meme-maniacs-spiral

Aproveitando a febre dos memes entre jovens e adultos, a Meme Maniacs é uma grande aposta da Spiral que tem dado muito certo. Caracterizada por rostos com expressões e traços exagerados criados em uma das ferramentas mais antigas de desenho, o paint, a linha conta com cadernos e agenda com ilustrações bastante inusitadas. Ou seja, os estudantes se divertem!

Mickey and Minnie

caderno-mickey-e-minnie-spiral

O casal mais célebre dos desenhos animados não poderia ficar de fora das linhas especiais da Spiral. O camundongo criado em 1928 por Walt Disney, Mickey Mouse, desde o começo, pôde contar com a parceria da sua namorada, Minnie. Juntos há quase um século, essa duplinha já viveu, portanto, muitas aventuras dentro e fora das telas.

Queridos no mundo todo, crianças e adultos colecionam pelúcias, jogos, peças de vestuário, acessórios para casa, entre muitos outros produtos com a imagem do casal. Os cadernos e cadernetas Mickey & Minnie apresentam capas alegres e cheias de romance. Como não se apaixonar?

Minions

caderno-minion-spiral

Tem cheirinho de confusão no ar! A linha Minions traz os seres milenares amarelos que ganharam notoriedade em 2015 por meio de uma animação computadorizada produzida pela Illumination Entertainment e distribuída pela Universal Pictures. 

Os personagens que tem como missão servir os vilões foram vistos por aí em diferentes situações. Dessa forma, a Spiral não perdeu tempo e registrou cada momento nas capas dos cadernos de cartografia e universitários, criando uma coleção super alegre. Para os fãs dessa turminha, é um excelente presente!

My Little Pony

caderno-my-little-pony-spiral

Uma linha de bonecos no formato de pôneis desenvolvida pela empresa americana fabricante de brinquedos, Hasbro, desde o ano de 1983, vem conquistando o coração do público infantil. O sucesso tem sido tão grande que os personagens fofos, com crinas e caudas longas coloridas ganharam séries animadas.

Ao mesmo tempo, não demorou para que surgissem os produtos com os pôneis mais amados do planeta estampados. A My Little Pony (em português, Meu pequeno pônei), por exemplo, conta com cadernos do tipo universitário,1/4 e cartografia. Todos fabricados com capa dura e com ilustrações repletas de magia.

Owls with love

caderno-corujinhas-spiral

Prepare-se para uma explosão de fofurice! A linha Owls with Love, mais conhecida como Corujinhas, é um verdadeiro encanto. A ave, símbolo de sabedoria, decora com muito charme agendas, cadernetas, cadernos universitários e de cartografia, calendário de mesa, papel de lembrete, planners e estojo.

No caso do planner, por exemplo, tem o modelo mensal e também semanal. Ficou na dúvida sobre qual escolher? No post “Saiba por que você deve usar um planner para se organizar”, há dicas muito especiais que irão te ajudar a decidir pelo formato que melhor atenderá às suas necessidades.

PlayStation

caderno-playstation-spiral

As artes da linha Playstation são inspiradas nos botões do console que revolucionou a forma de jogar diante da tela da TV. Deixando para trás os videogames que faziam uso de cartuchos, o PS, lançado em 1995, inovou com o seu design elegante e jogos armazenados em CDs que permitiam o processamento em 3D e com melhor qualidade de som. Em apenas dez anos, mais de 100 milhões de aparelhos foram vendidos em todo o mundo.

As agendas, cadernos, calendário de mesa e planner PlayStation apresentam ilustrações modernas com os símbolos presentes no controle do aparelho: círculo, triângulo, quadrado e a letra X. É a coleção certa para estudantes que são fãs do equipamento ou de jogos de videogame, em geral.

Red Canids

caderno-red-canids-spiral

Se você é aficionado por jogos eletrônicos, olha só essa linha de cadernos do time campeão nacional de LoL (League of Legends) de 2021, Red Canids Kalunga. As capas são personalizadas com o logo e imagens representativas da matilha vermelha. Quer saber mais sobre a trajetória do time que representou o Brasil no mundial que aconteceu em outubro na Islândia? Então, acesse o post “Red Canids Kalunga – Equipe brasileira classifica-se para Mundial”.

The Joker

caderno-joker-spiral

Em 2019, um filme de suspense psicológico americano ganhava as telas do cinema, colocando em destaque um dos personagens emblemáticos das histórias em quadrinhos da DC Comics: Joker ou, como é conhecido no Brasil, Coringa. 

Logo, o vilão de Gotham City, conhecido pelas suas maldades, mas também pela sua risada desvairada, tornaria-se um dos temas das linhas especiais da Spiral. A coleção The Joker conta com cadernos ilustrados com o personagem em cores ou preto e branco. É uma capa mais expressiva do que a outra!

Turma da Mônica

caderno-turma-da-monica-spiral

A turminha que há mais de cinco décadas diverte crianças e adultos também tem a sua própria linha de cadernos na Spiral. Criada pelo cartunista e empresário Mauricio de Sousa, a coleção Turma da Mônica, traz os personagens em situações típicas das histórias em quadrinhos. 

caderno-turma-da-monica-jovem-spiral

Dessa maneira, tem capas com o Cebolinha, Cascão, Magali, Milena e a Mônica acompanhada do seu inseparável coelhinho de pelúcia azul, o Sansão. Além disso, tem também a linha Turma da Mônica Jovem com a galera em versão adolescente. Ambas são compostas por cadernos de capa dura com ilustrações bem coloridas.

Volta às aulas com as linhas especiais Spiral

Com a virada do ano, os pais começam a se preocupar com a lista de material escolar. Na hora da compra, além de avaliar o preço, é importante considerar a qualidade dos produtos e as preferências do estudante. 

Itens personalizados com temas que fazem parte do universo da criança ou adolescente, contribui para que as lições sejam feitas com mais foco e capricho. Sendo assim, conte com as linhas especiais da Spiral. Além das já citadas, confira outras opções:

Onde encontrar as linhas especiais

Todos os itens da Spiral, você encontra nas lojas físicas ou no site Kalunga. Se você quer economizar na compra do material escolar e ainda ter facilidade de pagamento, dá só uma olhadinha nessas dicas:

Seu caderno usado vale desconto!

Se você tem uma pilha de cadernos universitários usados, leve-os até uma loja Kalunga. A cada quilo, você ganha R$ 1,50 de desconto na compra de cadernos novos e no pacote com 100 folhas de papel sulfite A4 Chamequinho. 

Mas atenção: é importante que o caderno seja entregue sem capa e espiral, ou seja, apenas as folhas. A promoção tem limite de 50 quilos (pesados na loja) por CPF ou CNPJ e é válida apenas para o titular e cadernos no formato universitário. A campanha começa no dia 1º de janeiro de 2022 e vai até 10 de março de 2022. 

Parcelamento em 12x

Por fim, na Kalunga, você ainda pode parcelar as suas compras acima de R$ 150,00 (consulte os produtos da promoção) em até 12 vezes sem juros nos cartões de crédito participantes. A campanha tem data certa, por isso anota na agenda: é válida de 20 de dezembro de 2021 a 10 de março de 2022.