Postado em 05/11/2020

766 visualizações

Saiba o que fazer para que as pilhas durem mais tempo

saiba o que fazer para que as pilhas durem mais tempo

Olhe ao redor e analise quantos produtos perto de você precisam de pilhas. Se estiver em casa, pode ser que tenha reparado no controle remoto ou no relógio de parede. No escritório, há grandes chances de ter visto ou pensado na calculadora. Seja qual for o item, vale afirmar que, no dia a dia, existem diversos objetos que necessitam de pilha para funcionar.

Por outro lado, para que as pilhas funcionem corretamente, é necessário ter alguns cuidados. Caso contrário, se forem mal utilizadas, vão durar menos do que deveriam e, com isso, terão seu desempenho reduzido. Então, quer saber qual a melhor forma de armazená-las e conferir outras dicas importantes? Veja as informações a seguir!

Como fazer a pilhar durar mais?

Existem diversos tipos de pilhas, que funcionam de formas diferentes. No entanto, as regras para que elas durem e tenham um maior tempo de vida útil são as mesmas. Para entender a primeira delas, vamos supor que você ligou um equipamento e, após o uso, deixou ele ligado, mesmo sabendo que não vai mais manuseá-lo naquele momento. Se esse for o caso, desligue-o.

Em outra situação, quando não for aproveitar um aparelho por um certo período, também vale remover as pilhas. Afinal, se o item não for ser utilizado por meses, não há necessidade de mantê-las lá dentro. Nesse caso, guarde-as e, quando precisar de volta, coloque-as novamente no lugar indicado. Assim, evita-se o risco de prejudicar seu funcionamento.

Outra recomendação é em relação a troca das pilhas velhas por outras novas. Sempre que for fazer a substituição, troque todas de uma só vez – e não somente uma delas. Isso porque, caso haja uma pilha nova e outra velha trabalhando em conjunto, a mais antiga irá consumir a energia da outra companheira. Como consequência, haverá redução da energia total.

Agora, além de saber essas informações, você consegue lembrar se, alguma vez, chegou a misturar diferentes tipos de pilhas em um mesmo equipamento? Apesar de essa ser uma prática comum, ela não é recomendada. O motivo é que elas possuem características distintas e, caso entrem em contato uma com a outra, há riscos de vazamentos e outros prejuízos.

Onde as pilhas devem ser guardadas?

Quando precisar guardá-las, é essencial que elas fiquem armazenadas da forma correta. E você sabe como fazer isso? Para começar, elas devem ficar em um local com temperatura ambiente e que esteja seco. O melhor lugar para isso, caso seja possível, é na embalagem original e em um cômodo que não tenha umidade ou receba luz direta do sol.

Outro ponto importante é fazer a divisão entre pilhas de diferentes tipos e marcas. No caso ainda das que não são recarregáveis, a dica é separar as que são novas das mais antigas. Caso isso não seja feito, será difícil saber quais estão mais adequadas para uso. Por isso, guarde-as em recipientes separados.

Além de todos esses cuidados, é importante evitar colocá-las em locais extremamente quentes, incluindo o objeto em questão, para evitar que elas durem menos. E, ao contrário do que muita gente acredita, colocar pilhas no congelador não faz com que elas recarreguem. É um processo que não tem eficácia e não é recomendado pelos fabricantes. Portanto, nada de deixá-las em lugares frios também, ok?

Se a pilha desgastar…

Com o passar do tempo, a pilha pode ficar desgastada dentro de determinado aparelho e, se isso acontecer, é necessário removê-la. O processo de remoção é importante para evitar qualquer tipo de dano por conta de um possível vazamento do dispositivo. Caso ocorra, deve-se ter cuidado com as substâncias químicas presentes na pilha.

Saiba também que as pilhas precisam ser manipuladas corretamente e não devem, em hipótese alguma, ser desmontadas. Ainda vale ressaltar que as crianças não podem utilizar esses dispositivos para brincar. Além do mais, embora sejam muito utilizadas diariamente, é por meio das reações químicas que elas geram energia. Portanto, tenha sempre cuidado.