Postado em 29/11/2023

27991 visualizações

Mochila escolar – Conheça os modelos e faça a escolha certa!

mochila-escolar-2023

Desde o primeiro dia da vida escolar, lá na Educação Infantil, ela é a grande companheira dos pequenos. Eles crescem, vão para o Ensino Fundamental, depois para o Médio e até mesmo na faculdade, não abrem mão dela. E não é de se estranhar, afinal, com a mochila escolar a missão de carregar o material usado em sala de aula torna-se muito mais simples. 

Por se tratar de um acessório que participa de diferentes fases do estudante, é encontrado em diversos modelos com características que mudam de acordo com as preferências e necessidades de cada idade. Desse modo, varia o tamanho, número de divisórias, cores e estampas. 

Adquirir uma mochila pelo design ou porque traz a imagem do super-herói preferido é muito comum, no entanto, fique de olho: o ideal é aliar estética e conforto. Um modelo com dimensões e peso desproporcional à estrutura corpórea do aluno pode gerar danos à coluna e cervical. 

Além disso, verifique se comporta todos os pertences e de forma organizada, facilitando o acesso aos itens. Observe ainda a resistência do material com o qual o produto é fabricado, assim como a facilidade de limpeza. Quer saber mais? Reunimos outras dicas que irão te auxiliar na hora de realizar a compra. Confira!

Tipos de Mochila Escolar

O modelo mais tradicional é o que é composto por duas alças e é carregado nas costas. Nesse caso, é imprescindível observar se as alças possuem opções de ajuste e acolchoamento para que não machuquem os ombros. Além de prático, esse tipo de mochila equilibra a carga nos dois lados do corpo, contudo, atente-se para que o peso não seja maior do que o suportado pelo aluno.

Por outro lado, tem as mochilas móveis. Também apresentam alças, entretanto, acomodam-se em uma estrutura de metal com rodinhas. A maior vantagem desse modelo é que não sobrecarrega as costas. Todavia, antes de adquirir, vale avaliar o caminho que a criança irá percorrer até a escola; se houver obstáculos como escadas, ela pode enfrentar algumas dificuldades ao se deslocar. 

Por fim, há as mochilas com uma única alça, mais longa, que é posicionada em um dos ombros perpendicularmente ou na transversal. Não se recomenda para crianças já que a carga não é distribuída, concentrando-se em apenas um dos lados do corpo. E mesmo no caso de adolescentes, sugere-se evitar muito peso.

Quantos litros deve ter uma mochila escolar?

Para definir o tamanho da mochila escolar, leve em conta o perfil físico de quem irá usá-la. O ideal é levar o estudante até a loja para que experimente, pois assim é possível verificar com precisão algumas recomendações. 

Em primeiro lugar, o acessório não deve ser maior do que a largura do tronco. As alças devem ser largas e ajustadas na altura do ombro, evitando que a mochila fique abaixo da cintura, sobrecarregando a lombar. 

No caso dos modelos que possuem rodinhas, o comprimento da alça usada para puxar deve ficar na linha da cintura, permitindo que a criança se locomova normalmente, ou seja, ereta sem a necessidade de inclinação do corpo. 

Geralmente, os termos utilizados para se referir às opções de tamanho das mochilas são litros, polegadas e as medidas P, M e G. Mas, é possível se orientar pela indicação de idade informada pelo fabricante na embalagem e também pelas dimensões do produto. 

Para crianças de 2 e 3 anos, sugere-se os modelos de 20 a 28 cm de altura; entre 3 e 6 anos, de 28 a 35 cm; de 6 a 12 anos de 36 a 44 cm. Em polegadas, considera-se as mochilas de 12’’, 13”, 14”, 15” e 16’’ infantis, enquanto as de 17”, 18’’ e 19’’ juvenis. Contudo, o que vale mesmo é como a peça se ajusta ao corpo da criança ou adolescente.

Qual é o melhor tipo de mochila escolar?

Não há uma resposta única para essa pergunta. Sabe por que? Depende de fatores individuais como o que cada um gosta, se adapta e precisa. A quantidade de material escolar que um aluno transporta, por exemplo, nem sempre é a mesma do outro, sobretudo porque a cada novo ano letivo são solicitados itens diferentes.

Conforme for, é interessante priorizar modelos com divisórias externas frontal e lateral para auxiliar na organização. A sugestão é acomodar materiais como cadernos e livros no bolso maior. Já os artigos pequenos, quando distribuídos nos compartimentos menores, são encontrados com muito mais facilidade. 

Além disso, como já mencionado, o modelo precisa se ajustar à estrutura física do aluno. Dessa forma, a melhor mochila escolar é aquela que atende as necessidades do estudante com conforto. Sendo assim, selecionamos algumas opções para que possa conhecer e avaliar. Vamos lá?

Mochila escolar infantil

Os modelos infantis costumam ser menores e com estampas coloridas que trazem os personagens preferidos da criançada. A Mochila Infantil Frozen Elsa Maxtoy, por exemplo, transporta a garotada para o Reino de Arendelle.

mochila-infantil-frozen-elsa-maxtoy

Confeccionada em EVA de alta qualidade, tem 21 x 26 x 8cm, corpo rígido e forma 3D termomoldada. A limpeza é fácil, visto que as superfícies interna e externa são impermeáveis. 

Possui uma alça de mão e duas alças de costas em nylon com fivelas de ajuste. Em seu interior há um compartimento com malha elástica. O fechamento é por meio de zíper e conta ainda com área de identificação em que é possível anotar o nome da criança, dos pais e telefone de contato.   

mochila-poliester-10-polegadas-spider-man-homem-aranha-xeryus

Em contrapartida, a Mochila Spider-Man / Homem-Aranha Xeryus é um modelo em poliéster de 10 polegadas que traz um dos super-heróis mais icônicos da Marvel. Apresenta alças ajustáveis, um bolso interno e dois externos laterais. O fechamento é com zíper.  

mochila-poliester-lol-azul-luxcel

E olha só que graça a Mochila LOL Luxcel! Sua composição é de 70% de poliéster e 30% de PVC. Conta com alças acolchoadas e reguláveis, fecho com zíper duplo no compartimento principal, um espaçoso bolso frontal e dois laterais com elástico. Destaque para o penduricalho de pompom e os puxadores personalizados.

mochila-poliester-jurassic-world-colorido-sestini

Já a Mochila Jurassic World Sestini transforma a ida à escola em uma grande aventura, já que a estampa remete ao filme que é um grande sucesso não apenas entre as crianças, mas também entre os adultos. É um modelo em poliéster de 49 x 30 x 18cm com zíper duplo no compartimento principal, um bolso externo frontal e dois laterais. Ademais, conta com etiqueta de identificação e as alças são ajustáveis.

Mochila escolar juvenil

Se, por um lado, as infantis são fofas e divertidas, por outro, as mochilas juvenis são mais estilosas e com design moderno. Pode-se dizer que são igualmente mais discretas, porém isso não significa que os personagens são deixados de lado.

mochila-poliester-avengers-vingadores-luxcel

Um exemplo top é a Mochila Avengers / Vingadores Luxcel cuja estampa é inspirada no time de heróis da Marvel. É confeccionada em poliéster e apresenta um amplo bolso frontal, permitindo guardar com praticidade objetos pessoais. Possui alças de costas ajustáveis, alça de mão, zíperes e puxadores personalizados.

mochila-smk-2740-up

Entretanto, há modelos discretos tão incríveis quanto como a Mochila SMK-2740 Up. Com design ergonômico e as dimensões de 30 x 42 x 13cm, é mais uma opção em poliéster com alças ajustáveis, bolso frontal e fechamento em zíper. Está disponível nas cores verde pastel, preta, rosa pastel e azul pastel.

mochila-washing-rosa-baohua

Já a Mochila Washing Rosa Baohua conta com três compartimentos, além do bolso frontal e dois laterais. Assim como a anterior, é confeccionada em poliéster, tecido de alta resistência. Apresenta design ergonômico, o que garante máximo conforto, e fechamento em zíper. 

mochila-preta-republic-vix

Com um visual mais esportivo, temos a Mochila Preta Republic Vix que é um modelo em poliéster de 18 polegadas (46 x 32 x 17cm) com costura reforçada, amplo espaço interno, alças reguláveis, bolso externo e fechamento em zíper.

mochila-crinkle-azul-escuro-luxcel

Outro modelo que é um charme e dá para usar tanto na escola quanto para passear é a Mochila Crinkle Luxcel. As alças de ombro e de mão são de fita de algodão e possui dois bolsos frontais, dois laterais e um traseiro. Em seu interior, também há dois bolsinhos e o forro é personalizado. Os puxadores são de metal e esmaltados na cor do tecido.

Mochila escolar com rodinhas

Não dá para negar o quanto as mochilas com rodinhas são práticas e ajudam no transporte dos itens escolares, principalmente quando a lista é extensa. Se a criança ainda é muito pequena, dar preferência a esse tipo de modelo contribui para não sobrecarregar a coluna ainda em desenvolvimento. Todavia, não há idade certa para o seu uso. Desse modo, estão disponíveis em versões infantis e juvenis.

mochila-infantil-com-rodas-eva-hot-wheels-night-shifter-maxtoy

A Mochila Infantil com Rodas Hot Wheels Night Shifter Maxtoy, por exemplo, é uma das opções mais iradas. Confeccionada em EVA, revestimento em poliéster e divisória interna, tem formato de carro. Projetada com rodas triplas, torna mais fácil o deslocamento em escadas e calçadas. Impossível não acelerar até a escola com uma mochila fantástica como essa!

mochila-com-rodas-marie-eva-maxtoy

Outra proposta com rodas triplas é a Mochila com Rodas Marie Maxtoy. A gatinha mais fofa, romântica e carismática do filme Aristogatas da Disney é a estrela desse modelo, destacando-se na região frontal em uma estampa 3D. É um produto que soma ainda as vantagens de ser impermeável e de fácil limpeza.

mochila-poliester-com-rodas-sonic-unstopable-pacific

A Mochila Poliéster com Rodas Sonic Unstoppable Pacific apresenta estrutura mais simples, no entanto, não deixa nada a desejar em relação às anteriores. O ouriço azul tão admirado pela sua velocidade e coragem ilustra esse modelo. O produto conta com ótimo espaço interno, um bolso frontal, dois laterais e fechamento em zíper. Os puxadores são exclusivos e o carrinho de metal. 

mochila-poliester-com-rodas-barbie-rosa-luxcel

Uma sugestão juvenil muito delicada e estilosa é a Mochila com Rodas Barbie Luxcel. Ela é toda de poliéster com costuras no formato de coração, apresenta um bolso frontal e dois nas laterais. O carrinho é de metal e os puxadores são personalizados com a imagem do busto da boneca que há mais de 60 anos inspira garotas de todo o mundo. 

Mochila Happy-time é boa?

As mochilas da Happy-time, marca exclusiva Kalunga, são confeccionadas com materiais de alta qualidade. Dessa maneira, são resistentes, confortáveis e duráveis. Entretanto, o melhor vem agora: são diversos modelos com design moderno, cores e estampas lindas.

mochila-poliester-cat-lilas-happy-time

Uma prova disso é a Mochila em Poliéster Cat Happy-time cujo tecido é todo estampado com a imagem de uma gatinha muito graciosa. E olha só: próximo ao zíper do compartimento principal há duas orelhinhas! As alças de costas e de mão são acolchoadas e há dois bolsos frontais e dois laterais. Os puxadores possuem o formato de estrela-guia. 

mochila-poliester-azul-e-rosa-happy-time

Em contrapartida, quem prefere opções monocolores, tem a Mochila Poliéster Happy-time. Disponível nas cores azul ou rosa, possui dois bolsos laterais, três frontais, além do compartimento principal que é bem espaçoso. As alças são ajustáveis e o fechamento com zíper. 

mochila-poliester-unicornio-dourada-happy-time

Para quem tem muito estilo, a Mochila Poliéster Unicórnio Happy-time é simplesmente perfeita. Ela conta com dois bolsos frontais e dois laterais com fechamento em zíper. Contudo, ela se destaca, principalmente, pelo seu material brilhante e pelo detalhe das orelhinhas e do chifre do cavalo branco mitológico que conquistou o coração de tantas crianças e adolescentes.

mochila-com-rodas-catcornio-rosa-happy-time

Na linha dos modelos com rodinhas, a Mochila com Rodas Catcórnio Happy-time é uma opção encantadora. Além da imagem de uma gatinha com chifre de unicórnio em um dos bolsos frontais, as alças e alguns bolsos possuem estampa de doces. Os puxadores são personalizados e o carrinho é de metal.

mochila-com-rodas-happy-time

Na categoria juvenil, vale ressaltar a Mochila com Rodas Happy-time disponível nas seguintes cores: lilás, pastel e azul-marinho. Com um compartimento principal espaçoso, dois bolsos frontais e dois laterais, é um modelo que comporta de forma organizada todo o material e ainda é muito estiloso.

Mochila para notebook

No Ensino Médio ou quando o estudante ingressa na faculdade, um novo item passa a fazer parte da rotina escolar, o notebook. Muitas vezes, há a necessidade de utilizá-lo nas aulas para fazer anotações ou levá-lo até a casa de algum colega para executar os trabalhos em grupo.

Como se trata de um equipamento que exige cuidado extra, há mochilas específicas para transportá-lo. São modelos com design moderno e ergonômico, fabricados com tecido de alta resistência e acabamento reforçado. Apresentam ainda bolsos organizadores de diferentes tamanhos para guardar fios e outros acessórios.

Assim como no caso da mochila escolar, a dica é não agir por impulso. Há muitas opções com design atraente, porém considere outros pontos como o tamanho: quanto melhor acomodado o aparelho, menores as chances de danificá-lo, evitando prejuízos. 

Outra questão é se o acessório incomoda durante o uso. Afinal, é prejudicial andar de um lado para outro com algo que causa desconforto nas costas e nos ombros. Portanto, é fundamental analisar peso, acolchoamento e sistema de ajuste das alças. Estes, no entanto, são apenas alguns atributos; para saber mais, acesse o post Mochila para notebook: dicas para escolher o modelo ideal.

O que não pode faltar na mochila da escola?

A lista de material escolar varia de acordo com a série do aluno. Apesar disso, há alguns artigos que são comuns a cada ano, em especial a partir do ensino fundamental. 

Entre eles estão livros, cadernos, lápis preto, borracha, apontador, caneta esferográfica, corretivo, marca-texto, régua, tesoura, cola branca, lápis de cor, canetas hidrográficas e, para manter os produtos menores separados e em ordem, o estojo.

Se pensarmos em uma unidade de cada, não há motivo para se preocupar em relação ao peso. Todavia, é frequente o uso de mais de um caderno e livros diferentes para cada disciplina; quando reunidos tendem a gerar sobrecarga, o que pode prejudicar a saúde física do estudante.

No caso das crianças, atente-se à recomendação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia: o peso da mochila escolar deve corresponder a, no máximo, 10% do peso da criança. Em outras palavras, se o pequeno pesa 40 kg, a mochila não deve ter mais de 4kg. 

Por isso, é tão importante observar com cuidado as características de uma mochila escolar antes de comprá-la. Deve-se, sim, respeitar o gosto da criança ou adolescente, porém é preciso aliar à qualidade e conforto. 

Onde comprar a mochila ideal?

Basta virar o ano para os pais acelerarem em direção às papelarias para adquirir o material que os estudantes usarão ao longo do ano. Entre eles, está a mochila escolar, fundamental para armazenar os itens e viabilizar que tudo chegue em segurança na escola e no retorno para casa. 

Embora exista uma imensa variedade de modelos, com as dicas desse post, agora ficou muito mais simples tomar a melhor decisão. No hotsite Volta às Aulas Kalunga, você encontra opções para todos os públicos – infantil, juvenil e adulto – e ainda pode parcelar. Aproveite as ofertas e garanta mochilas com designs incríveis, excelente espaço interno e acabamento reforçado pelo melhor preço.

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com equipamentos, acessórios e itens escolares de grandes marcas, inclusive mochilas, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site