Postado em 15/09/2020

816 visualizações

Escritório em casa com luz e conforto: siga estas 7 dicas

Quando temos ou planejamos montar um escritório em casa, é importante saber como deixar o espaço organizado, confortável e bem iluminado. Trabalhar em um ambiente sem boa iluminação e com outros contratempos não é indicado. Afinal, esses problemas prejudicam não só a produtividade como também nossas emoções ao longo do dia.

A prova disso é uma pesquisa feita pela consultoria de RH Future Workplace. Os dados indicam que 47% dos entrevistados ficam mais cansados quando não há luz natural no local em que trabalham, fator que atrapalha a saúde e o bem-estar das pessoas. Você também se sente assim? Caso a resposta seja sim, não se preocupe. Nós vamos lhe ajudar!

Dicas para deixar o escritório em casa mais agradável 

Além da questão da iluminação, há outras fatores que influenciam no conforto do espaço em casa destinado às atividades de trabalho. No entanto, a boa notícia é que, com algumas mudanças no ambiente, será possível trabalhar melhor e de forma muito mais satisfatória. Confira as dicas no texto!

A iluminação natural é um ponto importante, mas há outras medidas que também são capazes de melhorar o ambiente e deixá-lo mais agradável. Para começar, que tal mudar a cor das paredes? As cores influenciam diretamente em nosso humor e trazem mais vida ao cômodo. Com isso, o ânimo e a disposição melhoram. 

1. Dê um up na decoração

Em relação aos tons escolhidos, você pode optar pelos mais neutros e calmantes, como azul, cinza e outras tonalidades pastéis. Caso prefira, ainda dá para selecionar os vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja. Além das tintas, também é possível escolher os papéis de parede. Ambas as opções permitem combinar diferentes estampas e texturas. 

Outra ideia para mudar a decoração do escritório em casa, caso não queria pintar o ambiente, é apostar em quadros com molduras coloridas, nichos ou prateleiras. Esses elementos ajudam a dar destaque ao cômodo e contribuem para a construção de decorações interessantes e funcionais. Aposte nas cores que mais combinam com a sua personalidade. 

2. Invista em uma luminária de mesa

Outra item que melhora a iluminação do ambiente é a luminária de mesa. A peça regulável é uma ótima opção para criar pontos estratégicos de luz e facilitar a visualização do que desejar sem fazer esforço. Com isso, a vista não fica cansada, além de melhorar a concentração e evitar situações desconfortantes e possíveis dores de cabeça. Aposte nesse tipo de iluminação para mesa de escritório.

3. Aposte em materiais de organização

Como você costuma organizar a sua mesa de home office? O ideal é que ela esteja organizada para que seja possível trabalhar sem perder a concentração. Com isso em mente, o primeiro passo é retirar todos os itens que já não são mais utilizados e deixar apenas os produtos essenciais na sua rotina.

Canetas, lápis e marca-textos, assim como outros materiais, podem ser armazenados em organizadores. Há diversos modelos à disposição para que você possa escolher o que mais lhe agradar. O importante é manter o espaço em ordem para deixá-lo agradável e, assim, você possa se manter focado na realização das atividades.

4. Use objetos aconchegantes

Assim como os outros cômodos, o escritório em casa também pode ser um espaço aconchegante e acolhedor. Para que isso vire realidade, que tal investir em um tapete felpudo e macio? Assim, você pode manter os pés aquecidos e descansados enquanto trabalha. Outra dica é apostar em porta-retratos para manter as fotos de pessoas queridas sempre por perto.

5. Opte pelas plantas

O uso das plantas no escritório vai além da decoração. Isso porque, segundo um estudo da Universidade de Hyogo, no Japão, a existência delas ajuda a reduzir o estresse no dia a dia. Além disso, elas contribuem para o aumento do sentimento de felicidade e ajudam na produtividade durante a realização das tarefas.

Entre as opções, a Espada de São Jorge é bem-vinda. Outras possibilidades são as suculentas e os cactos, que ocupam pouco espaço na mesa. Todas essas plantas devem receber pouca quantidade de água e apenas uma vez na semana. Já quem procura por delicadeza pode apostar nos lírios da paz, que purificam o ar e precisam ser acomodados na sombra. 

6. Tenha os equipamentos necessários

Tão importante quantos os itens já mencionados é o investimento em equipamentos de qualidade. Além de escolher um bom notebook ou computador que atenda suas necessidades, é fundamental usar produtos ergonômicos, como apoios para pés e punhos e mouse pad com apoio em gel. Essas peças ajudam a evitar lesões musculares e trazem conforto ao dia a dia.

7. Cadeira confortável é lei

Passar o dia sentado em uma cadeira incômoda, além de atrapalhar a concentração, também prejudica a postura e causa dores em todo o corpo. Portanto, para trabalhar durante horas, a dica é investir em uma cadeira confortável e com boa estrutura. O item deve ser regulável, possuir braços e ter um encosto agradável.

Ao seguir essas dicas, você vai conseguir ter muito mais conforto e comodidade no seu escritório em casa. Aproveite!