Postado em 05/11/2020

1272 visualizações

Como limpar teclado de computador: veja passo a passo

como limpar teclado de computador

Com o passar do tempo, é comum que o teclado do computador fique cheio pó e outras sujeiras. Os espaços entre as teclas ainda costumam sofrer com o acúmulo de restos de alimentos. Diante disso, saber como limpar teclado de computador é fundamental para deixar o equipamento sempre limpo.

A limpeza do teclado é uma etapa importante para deixá-lo sempre em ordem. Além de evitar os problemas já mencionados, também ajuda a eliminar germes e bactérias dos contatos das mãos com as teclas. A recomendação é realizar o processo a cada três meses ou, caso sinta necessidade, com mais frequência, ok?

Saiba como limpar teclado de computador

A primeira etapa é desconectar o teclado do computador e, antes de iniciar a higienização, certificar-se que o aparelho está desligado. Depois, coloque o item em uma superfície plana para facilitar os próximos passos. Caso prefira, forre o local no qual a limpeza vai ser realizada com um pano ou papel.

Em seguida, pegue o teclado, vire-o com as teclas para baixo e sacuda para remover todas as sujeiras possíveis. Nessa fase, é importante não bater no equipamento para evitar possíveis danos. Depois, utilize uma escova – ou um pincel – para remover os resíduos que ainda estão presente, mas sem fazer força. Os movimentos precisam ser cuidados para não causar estragos.

O próximo passo envolve o uso de um spray de ar comprimido. Aqui, a dica é aplicar o jato nos locais das sujeiras mais resistentes e que ainda não foram eliminadas. Outra opção é usar um aspirador de pó, que também auxilia a remover os resíduos. Use o menor bico que tiver disponível para sugar com mais precisão e eficiência. 

Próximos passos

Agora que você já sabe as primeiras dicas de como limpar um teclado, é hora de seguir com o processo de limpeza. Nessa etapa, será necessário pegar um pano macio e umedecê-lo com um pouco de água, sem deixá-lo encharcado. Esse cuidado é importante, uma vez que, se o líquido cair no teclado, ele poderá danificar.

Com o pano úmido, passe-o por todo o teclado. Além da água, ainda é possível usar panos já umedecidos com álcool isopropílico 70%, substância que atua ajuda a eliminar germes, vírus e bactérias. Para as bordas das teclas, a recomendação é utilizar hastes flexíveis para realizar a higienização. Após esse processo, use outro pano para secar todo o equipamento. 

E se for um notebook?

Neste caso, para limpar teclado de notebook, a recomendação é usar um pincel de cerdas macias para remover as sujeiras. Em seguida, use um pano umedecido e passe suavemente pelas teclas. Depois, utilize hastes flexíveis entre as teclas para retirar os resíduos que ainda estão por lá. O próximo passo é passar um pano seco.

Importante destacar que o equipamento também precisa estar desligado no momento da limpeza. Outro cuidado essencial é que, ao contrário do teclado do computador, o notebook não deve ser virado para que as sujeiras caiam naturalmente. Essa movimentação pode danificar o aparelho e causar acidentes.

Agora que você já sabe como limpar teclado de computador, aproveite para colocar o passo a passo em prática!