Postado em 22/03/2022

175 visualizações

Caneta escolar – Os melhores tipos para escrever e desenhar

caneta-escolar

No início da alfabetização, escrevemos as primeiras letrinhas com o auxílio do lápis preto. Com o domínio do instrumento e igualmente da escrita, a caneta escolar passa a fazer parte da rotina de estudos. Com ela, é possível fazer anotações, destacar informações importantes e até desenhar.

No entanto, caneta escolar é uma forma popular de chamar o modelo cujo nome oficial é esferográfica. O termo está relacionado à minúscula esfera giratória de aço ou latão presente em sua ponta, a ballpoint. Ela tem a função de distribuir a tinta de forma uniforme no papel; desse modo, evita-se vazamentos.

Falando em tinta, normalmente, é feita à base de óleo, substância que é absorvida rapidamente pelo papel. Há também modelos fabricados a partir de solventes como o álcool que evapora em segundos. A fórmula conta ainda com componentes como corantes, resinas e outros aditivos que impossibilitam que o líquido escorra pelo tubo e haja entupimento.

Embora as cores azul e preta sejam as mais tradicionais, inclusive indicadas para assinatura de documentos e preenchimento de provas, as marcas oferecem diversos kits com canetas coloridas e até metalizadas que são ótimas para grifar palavras ou frases e ainda decorar as folhas do caderno. 

Mas, não para por aí: tem caneta escolar com cheirinho de frutas e também com glitter. O resultado são textos perfumados e com muito brilho! Outra característica que varia é o tamanho da ponta que pode ser fina, média e grossa. Para saber qual a melhor opção para produzir os seus trabalhos, continue aqui conosco!

Tipos de caneta escolar

Elas são grandes aliadas dos estudantes durante a maior parte do ciclo escolar e, depois, por toda vida. A caneta esferográfica é aquele item que qualquer pessoa tem no porta-lápis da escrivaninha de casa ou da mesa do escritório, guardada na bolsa ou no estojo.

Inventada na década de 30 pelo jornalista húngaro László Biró, substituiu as antigas canetas-tinteiro que vazavam e custavam a secar. A ideia surgiu após Biró visitar uma gráfica e observar que a tinta com a qual os jornais eram impressos secava quase que imediatamente e não borrava. 

Sendo assim, em parceria com o seu irmão Georg que era químico, desenvolveu uma tinta com a espessura ideal, ou seja, nem muito líquida ao ponto de manchar o papel e nem muito grossa, causando entupimento. A dupla patenteou o produto no início dos anos 40 e, então, começou a produzir os primeiros lotes para venda. 

Hoje em dia, as canetas escolares clássicas dividem espaço nas prateleiras de grandes e pequenas papelarias com opções de várias cores e características singulares como conter gel ou glitter na composição, por exemplo. Conheça agora os principais modelos: você vai se apaixonar!

Caneta escolar ponta fina

caneta-esferografica-bic-cristal-precisao-e-suavidade-ponta-ultra-fina-de-zero-ponto-sete

Se você precisa de uma ferramenta com alta precisão para registrar informações importantes, aposte na caneta esferográfica BIC Cristal com ponta ultrafina de 0.7 mm. Com corpo hexagonal e esfera de tungstênio, é um item resistente e de escrita macia. Além disso, a tampa é ventilada o que oferece maior segurança no caso de manuseio por parte das crianças. 

caneta-esferografica-zero-ponto-sete-mm-spiro-sortido-cis

Na mesma linha, temos a caneta esferográfica 0.7 mm Spiro Cis que tem ponta tipo agulha (em outras palavras, extremamente fina) e destaca-se ainda pelo corpo mais longo (cerca de 17,5 cm) e de plástico flexível colorido. Sua esfera é de aço inoxidável e igualmente apresenta tampa ventilada com clip, o que permite encaixá-la na capa do caderno, no espiral do bloquinho, no bolso da mochila, entre outros, facilitando o acesso.

caneta-esferografica-zero-ponto-oito-mm-ice-rosa-e-roxo-ice-colors-faber-castell-12-unidades

Já a caneta esferográfica 0.8 mm rosa e roxo Ice Faber Castell chama a atenção pelo tubo elegante com ponta metálica. Com ela, tem-se traços finos, precisos e coloridos. Para quem tem habilidade, mais do que escrever, é possível dar asas à imaginação e decorar as margens do caderno com desenhos fofos e divertidos. 

Caneta escolar ponta média

caneta-esferografica-um-ponto-zero-mm-transparente-azul-molin-caixa-com-50-unidades

Enquanto as pontas de 0.7 mm e 0.8 mm garantem traços finos, as de 1.0 mm e 1.2 mm proporcionam riscos de nível médio e são as mais usadas no dia a dia. A caneta esferográfica 1.0 mm transparente azul Molin oferece fluxo de tinta suave, constante e escreve muito: cerca de 2.000 metros! Sua esfera é de tungstênio e conta com apoio confortável para os dedos.

caneta-esferografica-trilux-style-colors-pastel-um-ponto-zero-mm-faber-castell-5-unidades

Vamos aproveitar o conjunto de caneta esferográfica Trilux Style Colors Pastel 1.0 mm Faber-Castell para começar a falar sobre a variedade de cores. Afinal, o estojo é composto por 5 tons suaves que são simplesmente perfeitos para personalizar os textos. O tubo possui formato triangular ergonômico, proporcionando assim, maior conforto. 

caneta-esferografica-trilux-tinta-metalizada-um-ponto-zero-mm-ouro-e-prata-faber-castell-2-unidades

Por outro lado, o kit de caneta esferográfica Trilux tinta metalizada 1.0 mm Faber-Castell conta com uma ouro e outra prata que dão um toque sofisticado às anotações. Agora, a caneta esferográfica BIC Cristal Fashion é a alegria de quem ama colorir, pois reúne 12 tons vibrantes com ponta de 1.2 mm e tampa antiasfixiante.

caneta-esferografica-bic-cristal-fashion-12-cores-vibrantes-ponta-media-de-um-ponto-dois-mm-tampa-ventilada-1-unidade

Caneta escolar ponta grossa

Como exemplo de ponta mais espessa, temos a caneta esferográfica 1.6 mm Triplus Staedtler. A caixa é formada por 10 unidades de cores sortidas com corpo triangular ergonômico, acomodando os dedos de maneira mais confortável.

Tem ainda um excelente diferencial: o airplane-safe, um sistema automático de equalização de pressão que previne contra vazamento no caso de viagens de avião. Muito moderno, não é verdade? Nem Biró poderia imaginar que a sua criação seria tão aperfeiçoada ao longo do tempo.  

caneta-esferografica-um-ponto-seis-mm-10-cores-triplus-staedtler

Caneta em gel

E as inovações não pararam! Na década de 80, os japoneses desenvolveram uma caneta com tinta em gel à base de água. O resultado foi, portanto, um produto que desliza no papel, seca rápido, não mancha e não transfere para o verso da folha. Além disso, possui ainda alta cobertura, é resistente e dura muito se guardado devidamente tampado.

caneta-hybrid-gel-branco-pentel

Ao contrário das esferográficas comuns, os modelos em gel possuem tinta grossa e opaca que aparece com maior intensidade em superfícies escuras. Entre as inúmeras opções existentes no mercado, destacamos a Caneta Hybrid Gel Pentel. Disponível em várias cores, recomenda-se pela sua fantástica pigmentação. 

caneta-gel-dual-metallic-um-ponto-zero-mm-violeta-e-azul-pentel

Já a Caneta Gel Dual Metallic Pentel chama a atenção por oferecer dois tons, conforme a cor do papel. Em outras palavras, quando aplicada na folha branca, tem-se a cor violeta; em superfície preta, a azul. Parece até mágica, não é verdade? Com ponta metálica de 1.0 mm e brilho intenso, indica-se para trabalhos de caligrafia e escrita em cartões comemorativos.   

Caneta apagável

Anos após a criação do modelo em gel, em meados de 2007, surgiu a caneta esferográfica apagável. Com ela, acabou o receio de escrever com tinta e errar, pois basta utilizar a borracha que a acompanha para fazer as correções necessárias. Como isso é possível? Graças a combinação de dois fatores.

A caneta que apaga é produzida a partir de uma tinta termossensível que, quando exposta ao calor ou frio, têm suas propriedades modificadas. Em uma de suas extremidades há uma borracha rígida acoplada que não solta resíduos. Quando friccionada sobre o papel gera o calor necessário para remover o texto. 

caneta-escreve-e-apaga-frixion-zero-ponto-sete-mm-esferografica-azul-pilot

A Caneta Escreve e Apaga Frixion Pilot é uma opção cheia de estilo. Apresenta ponta de aço inox de 0.7 mm e tubo com design moderno. É fabricada com tinta gel que pode ser apagada com a borracha presente em uma de suas extremidades, mas também, com secador de cabelo e, no caso de aplicação em tecido, com ferro de passar quente.

caneta-esferografica-gel-zero-ponto-cinco-mm-escreve-e-apaga-bicho-preguica-scenery

Esse tipo de caneta é um incentivo, principalmente para as crianças que estão em fase de transição do lápis para a caneta. Logo, as marcas têm investido em modelos com borrachas no formato de frutas, plantas e bichinhos que são uma graça como a Caneta esferográfica Escreve e Apaga Bicho Preguiça Scenery. Com ponta fina de 0.5 mm e tinta especial, na hora de corrigir algo, a criançada se diverte!

Caneta retrátil

caneta-esferografica-retratil-um-ponto-zero-mm-paper-mate

Para finalizar a nossa relação de tipos de canetas esferográficas, apresentamos o modelo retrátil. Fabricado com molas e mecanismo de trava, basta pressionar o botão presente na parte superior para que a ponta saia ou seja recolhida. A caneta esferográfica retrátil Paper Mate possui ponta média de 1.0 mm, corpo redondo, clip metálico e grip emborrachado que oferece maior conforto.

caneta-esferografica-retratil-bic-quatro-cores-classicas-corpo-rosa-metalico

Contudo, se você busca uma caneta muito versátil, aposte na caneta esferográfica retrátil BIC. Ela é composta por 4 cores clássicas – azul, preta, vermelha e verde – que você seleciona com apenas um clique. Possui corpo metálico e ponta média de 1.0 mm. Não trava durante o uso e escreve de 2 a 3 km. Sem dúvida, um investimento que vale a pena tanto para uso na escola quanto no escritório.

Onde comprar caneta escolar

Na Kalunga, você encontra as melhores marcas de caneta esferográfica. Dessa forma, não perca mais tempo: acesse o site www.kalunga.com.br e aproveite as ofertas para adquirir o seu modelo preferido!