Postado em 11/09/2020

1356 visualizações

8 dicas para melhorar o sinal Wi-Fi na sua casa

Muitos brasileiros usam a internet para trabalhar, estudar ou apenas se divertir. O grande problema é que, em ambientes domésticos, nem sempre a conexão wireless funciona como deveria. Para ajudar a resolver esse problema, separamos algumas dicas para melhorar o sinal Wi-Fi. Assim, você saberá como ter acesso à rede em todos os cômodos da residência sem sofrer interrupções. Confira!

1 – Tenha cuidado com a posição do roteador

Onde o seu roteador está localizado? Colocar o aparelho na posição certa é essencial para apresentar boa qualidade do sinal Wi-Fi. A recomendação é deixá-lo em um ponto alto e que não tenha obstáculos ao redor, como telefone sem fio e microondas, por exemplo. Essas medidas têm como objetivo fazer com que a distribuição de internet aconteça por todos os ambientes – e sem sofrer interferências. 

Aqui, a intenção é melhorar o sinal Wi-Fi para que os moradores possam utilizá-lo em qualquer lugar da casa. Por isso, a dica é manter o aparelho no cômodo em que as pessoas mais utilizam a internet e, de preferência, em uma área central, mas sem esquecer de deixá-lo o mais elevado possível. 

2 – Reiniciar faz parte do processo de melhorar o sinal Wi-Fi

Você lembra qual foi a última vez que seu roteador foi reiniciado? Provavelmente não, né? Desligar o aparelho com frequência é essencial para evitar que ele aqueça e prejudique a conexão. Além disso, deixá-lo desativado por um tempo faz com que ele dure mais. Portanto, quando não for utilizar a internet, lembre-se de desligá-lo. A dica é fazer isso no momento em que for sair de casa. 

3 – Faça uma limpeza com frequência

Com o passar do tempo, os aparelhos eletrônicos passam a acumular poeira – e o mesmo acontece com o roteador. É por isso que o equipamento precisa ser limpo com frequência para evitar aglomeração de pó, fator que pode prejudicar seu funcionamento. Geralmente, indica-se realizar a limpeza uma vez por mês. Em locais mais empoeirados, a periodicidade deve ser maior.

4 – Preocupe-se com a posição das antenas 

Para deixar o roteador com maior alcance de sinal, você sabia que também é importante se preocupar com a posição das antenas? A recomendação é que elas estejam retas para cima. Com isso, há chances ainda maiores da conexão conseguir se espalhar de maneira uniforme. Dessa forma, todos os moradores vão poder aproveitar ainda melhor o acesso à internet

5 – Aparelhos devem estar próximos do roteador

Vamos imaginar a seguinte situação: você está no quarto, com a porta fechada, usando o Wi-Fi. O roteador está na sala em uma posição nada favorável. A internet começa a apresentar lentidão. Sabe por que isso acontece? O motivo é simples: o dispositivo está longe do eletrônico que está sendo utilizado, como é o caso do notebook. O ideal é que os aparelhos fiquem o mais próximos possíveis. Assim, o sinal será mais forte. 

6 – Deixe a rede mais segura

Sabemos que não é raro encontrar casos de pessoas que utilizam o Wi-Fi de terceiros sem autorização. E, quanto mais gente conectada, mais lenta a internet tende a ficar. Diante disso, uma das medidas de segurança a ser tomada é mudar a senha do equipamento. Ela deve ser o mais forte possível e mesclar números e letras. Outra providência é ter um nome da rede em que não seja possível identificar de qual lugar o sinal é proveniente. 

7 – Preste atenção nas atualizações

O roteador é um dispositivo que passa por evoluções constantes e, por isso, ele deve sempre se manter atualizado para funcionar da melhor maneira possível. Isso garante que ele envie o sinal com velocidade e não seja preciso enfrentar nenhum problema na transmissão de dados por estar desatualizado. 

8 – Aposte no repetidor de sinal 

Além de todas as dicas já listadas para melhorar o sinal Wi-Fi, você ainda pode optar por um repetidor de sinal. Caso tenha um roteador antigo que não esteja mais em uso, é possível usá-lo para ampliar o sinal por todos os ambientes pelas configurações. Se não tiver, a dica é utilizar um repetidor wireless, equipamento projetado para aumentar o alcance do sinal em ambientes que, antes, eram inalcançáveis.