Postado em 23/02/2024

13089 visualizações

Rotuladora eletrônica – 4 motivos para você usar uma

rotuladora-eletronica

Vamos falar sério: manter a organização da casa ou escritório não é uma tarefa simples, não é verdade? Contudo, você sabia que existem ferramentas que contribuem para que essa missão seja realizada de forma simples e rápida. A rotuladora eletrônica é uma delas.

Com ela dá para identificar pastas, utensílios de cozinha, fios de aparelhos eletrônicos, objetos pessoais, material escolar e tudo o que for necessário para deixar o ambiente em ordem. 

Se você nunca ouviu falar nesse aparelho, prepare-se para conhecer o seu futuro aliado na hora de rotular tudo o que precisa. É muito fácil de usar e permite a criação de etiquetas com diferentes layouts, tornando a tarefa prática e, sobretudo, divertida. 

O que faz uma rotuladora eletrônica?

A rotuladora nada mais é do que um dispositivo projetado para produzir e imprimir etiquetas. Os modelos mais tradicionais possuem design semelhante ao de uma calculadora de mesa: apresentam visor e teclado com letras, números, símbolos, entre outras funções. Geralmente, funcionam com pilhas.

Em contrapartida, os mais modernos tem o formato de uma caixinha, sendo bem compactos. O texto é criado e impresso a partir da tela do smartphone por meio de um aplicativo conectado ao rotulador via Bluetooth. Normalmente, são projetados com bateria recarregável.

Por que comprar uma rotuladora eletrônica?

Listamos quatro motivos que provam que investir em um rotulador é um excelente negócio!   

1. Padrão de organização

Você pode comprar etiquetas autocolantes e escrever o nome de cada item à mão, mas o resultado não será o mesmo. Isso porque com a rotuladora eletrônica é possível criar rótulos com a mesma formatação. Em outras palavras, dá para etiquetar tudo o que precisa, seguindo um padrão. Dessa forma, tem-se um visual mais “clean” que permite identificar os materiais com mais agilidade.

2. Economia de tempo

Com o rotulador, a impressão acontece em segundos e ele ainda possui um botão que, com apenas um toque, corta a fita. Sendo assim, em poucos minutos e com pouco trabalho, você tem a quantidade de etiquetas que precisa.

3. Cores e fontes personalizadas

Além da branca, a fita para rotulador é encontrada em outras cores, incluindo a prata e a dourada. Logo, é possível variar, conforme o ambiente ou categoria de itens. Além disso, o dispositivo permite personalizar a fonte. Isso quer dizer que dá para escolher o tamanho, largura e estilo (negrito, itálico, sombreado, sublinhado) do texto e ainda incluir molduras. 

Depois de impressas, as etiquetas podem ser aplicar em diferentes superfícies:

  • Potes de alimentos ou itens de higiene;
  • Pastas de arquivos;
  • Material escolar;
  • Fios de aparelhos eletrônicos;
  • Caixas de mudança;
  • Envelopes.

Além de facilitar a identificação dos materiais, podem ser usadas para destacar a data de validade dos produtos ou espalhar recadinhos pela casa. Uma ideia é deixar o aviso de “apague a luz ao sair” no interruptor do quarto das crianças. Outra dica é sinalizar a voltagem das tomadas.

4. Praticidade e durabilidade

Com design portátil, pode-se transportar a rotuladora eletrônica para qualquer lugar sem esforço. Outro benefício é que as etiquetas geradas pelo dispositivo possuem alto poder de fixação, isto é, não desgrudam com facilidade como as criadas a partir de folhas autocolantes. 

Tem mais: são impermeáveis, portanto não saem quando em contato com a água e ainda resistem muito bem a ambientes frios. Na prática, isso quer dizer que podem ser aplicadas, por exemplo, em potes de plástico ou vidro que ficarão armazenados na geladeira. Muito versátil, não é?

Como escolher uma rotuladora?

As vantagens do uso do aparelho, você já conhece. Agora, é importante saber que há vários modelos disponíveis. Dessa maneira, antes de adquirir o seu, verifique o tamanho, facilidade de uso, qualidade de impressão e variedade de caracteres e funções. Na tabela abaixo, apresentamos algumas opções:

Foto
Nome Rotulador Eletrônico M960 Rotulador Eletrônico P12PRO Rotulador Eletrônico PT80BP Rotulador Eletrônico PTH110BP Rotulador Eletrônico PT70BMBP Rotulador Eletrônico LetraTag LT100H Rotulador eletrônico LT100T
Marca APP-TECH APP-TECH Brother Brother Brother Dymo Dymo
Resolução 230DPI 230DPI 230DPI 180DPI 230DPI 180DPI 12DPI
Impressão Térmica Térmica Térmica Direta Térmica Térmica Direta Térmica Térmica
Funcionamento Via aplicativo, conexão Bluetooth Via aplicativo, conexão Bluetooth 4 pilhas AAA 6 pilhas AAA ou adaptador AC 4 pilhas AAA 4 pilhas AA 4 pilhas AA
Tipo de fita “M” de 9mm ou 12mm K-10697 ou K-91331 (12mm) “M” não laminadas de 9 ou 12mm TZe laminadas de 3, 5, 6, 9 ou 12mm “M” não laminadas de 9 ou 12mm LetraTag LetraTag
Características Mais de 150 fontes, 1.500 ícones e
270 bordas; 26 modelos e 11 idiomas.
Mais de 150 fontes, 1.500 ícones e
270 bordas; 26 modelos e 11 idiomas.
Display LCD que exibe até 12 caracteres
por linha, 9 estilos de fonte, 6 tamanhos,
71 símbolos e função “Hora e Data”.
Teclado QWERTY, visor LCD que exibe até
15 caracteres por linha, 3 tipos de fontes,
10 estilos, 14 molduras e 253 símbolos.
Teclado QWERTY, visor LCD que exibe até
8 caracteres por linha, 1 tipo de fonte,
9 estilos, 6 molduras, 71 símbolos e
função “Data e Hora”.
Teclado padrão ABC, display que exibe até
13 caracteres, 5 tamanhos de fonte,
7 estilos, 8 molduras, 195 símbolos e
função “Data”.
Teclado QWERTY, display que exibe até
13 caracteres, 5 tamanhos de fonte, 7 estilos,
8 molduras, 195 símbolos e função “Data”.

O rotulador APP-TECH é bom?

Já ouviu falar na APP-TECH? Trata-se de uma marca de eletrônicos que você só encontra na Kalunga. Entre mouses, teclados, fragmentadoras, plastificadoras, telas de projeção, cabos, entre outros produtos, destaca-se a linha de rotuladores. 

Todos os modelos são construídos com materiais de excelente qualidade, tecnologia avançada, design compacto, leve, moderno e são fáceis de usar (acompanham manual de instruções). Vamos, então, conhecer alguns rotuladores APP-TECH.

Rotulador APP-TECH M960

Em primeiro lugar, temos o Rotulador Eletrônico M960 APP-TECH: ele tem design compacto e é super leve, possibilitando levá-lo para qualquer lugar. Seu mecanismo de impressão é térmico com resolução de 203DPI. Conta com bateria recarregável de 1200 mAh e conexão Bluetooth.

rotulador-eletronico-m960-app-tech

Para começar a criar e imprimir as etiquetas basta ler o QR Code presente no manual de instruções usando o celular e, em seguida, baixar o aplicativo de edição Print Master. O programa disponibiliza mais de 1.500 ícones, 270 tipos de bordas, 150 fontes claras, 26 modelos e 11 idiomas e é compatível com os sistemas Android ou IOS.

O M960 utiliza fitas da linha M como a Fita para Rotulador Brother K-M231 APP-TECH. Ela tem 12mm de largura, 8m de comprimento e imprime em preto no fundo branco. Possui película especial que não rasga ao ser removida; desse modo, dá para retirá-la ou reposicioná-la sem preocupações.

Rotulador APP-TECH P12PRO 

Assim como o M960, o Rotulador Eletrônico P12PRO APP-TECH é bem pequeno, conta com bateria recarregável de 1200 mAh e tecnologia Bluetooth. A impressão é igualmente térmica com resolução de 203DPI e é compatível com smartphones com sistemas Android ou IOS. Todavia utiliza as fitas K-10697 ou K-91331.

rotulador-eletronico-p12pro-app-tech

Então, para ele, temos a Fita para Rotulador Dymo K-10697 APP-TECH e a Fita para Rotulador Dymo K-91331 APP-TECH. Ambas possuem 12mm de largura, 4m de comprimento e impressão em preto no fundo branco. 

Rotulador eletrônico Brother

A empresa japonesa Brother é igualmente referência quando o assunto é rotuladora eletrônica. Com uma variedade de modelos no mercado, selecionamos os mais completos para apresentar suas principais características e especificidades.

Rotulador Brother PT-D210

Um modelo portátil que garante excelentes impressões em alta velocidade (7.5 milímetros por segundo): assim é o Rotulador Eletrônico Azul PT80BP Brother. Projetado com teclado QWERTY, ou seja, com o mesmo padrão dos computadores, possui teclas salientes e display LCD que exibe até 12 caracteres por linha.

rotulador-eletronico-azul-com-3-fitas-pt80bp-brother

Imprime em até 2 linhas e 6 tamanhos com tecnologia Térmica Direta e resolução máxima de 230DPI. Oferece 9 estilos de fonte, 71 símbolos e função “Hora e Data” que é ideal para rotular alimentos perecíveis, por exemplo, para que não sejam consumidos após o período de validade.

Conta com um prático cortador manual, funciona com 4 pilhas AAA ou adaptador AC e utiliza fitas “M” não laminadas de 9 e 12mm como a Fita para Rotulador Brother M231 Brother que tem 12mm x 8m e imprime em preto no fundo branco.

Rotulador portátil Brother PT-H110

O Rotulador Eletrônico Portátil PTH110BP Brother é um modelo cujo formato lembra uma maquininha de cartão. Apresenta teclado QWERTY e visor LCD que exibe até 15 caracteres por linha. Imprime em até 2 linhas com resolução máxima de 180DPI e velocidade de 20 mm/seg. 

rotulador-eletronico-portatil-pth110bp-brother

Oferece 3 tipos de fontes e 10 estilos, 14 molduras e 253 símbolos. Na memória, é possível salvar até 15 modelos de etiquetas. É projetado com tecnologia térmica de impressão, cortador manual e funciona com 6 pilhas AAA ou adaptador AC. É compatível com fitas TZe laminadas de 3, 5, 6, 9 e 12mm. 

fita-para-rotulador-brother-tze-brother

Como exemplo, selecionamos a Fita para Rotulador Brother TZe-231 12mm x 8m Brother e a Fita para Rotulador Brother TZe-221 9mm x 8m Brother. Elas imprimem em preto no fundo branco, são resistentes, não desbotam e, uma vez que são laminadas, podem ser expostas a diferentes temperaturas sem que sofram danos.

fita-para-rotulador-brother-tze251-brother

Por outro lado, a Fita para Rotulador Brother TZe-251 Brother tem 24mm x 8m e, ao contrário das anteriores, imprime em branco no fundo preto. Ela é laminada e resistente ao sol, chuva, produtos químicos e temperaturas extremas; portanto, dá para aplicá-la com sucesso em superfícies internas e externas.

Rotulador eletrônico PT-70 Brother

Está precisando de um modelo eficiente e de qualidade, no entanto, não pode investir muito? O Rotulador Eletrônico PT70BMBP Brother oferece um excelente custo-benefício. Com um tipo de fonte (Helsinki), 9 estilos, 6 opções de moldura  e 71 símbolos, o dispositivo permite criar etiquetas com resolução de 230DPI. 

rotulador-eletronico-cinza--pt70bmbp-brother

Conta com visor LCD que exibe até 8 caracteres por linha e teclado QWERTY. Possui função “Data e Hora”, cortador manual e tecnologia Térmica Direta. Opera com 4 pilhas AAA, imprime com velocidade de 7.5 mm/seg e utiliza fitas da série “M” não laminadas de 9 e 12mm.

fita-para-rotulador-brother-m821-brother

Para trazer um exemplo diferente, destacamos a Fita para Rotulador Brother M921 Brother. Ela tem 9mm x 8m e imprime em preto no fundo prata. Tem também a Fita para Rotulador Brother M821 Brother que tem as mesmas medidas, mas imprime em preto no fundo dourado. Chique, não é? 

Rotuladora eletrônica Dymo

A americana Dymo Corporation é mais uma empresa referência em rotuladoras. Possui opções compactas tanto eletrônicas quanto de mecanismo manual. Ambas as linhas oferecem produtos de uso intuitivo, ou seja, simples de manusear e de ótimo custo-benefício. 

Rotulador eletrônico LT100H Dymo

A Dymo também apostou no design que se assemelha ao de algumas maquininhas de cartão para criar o Rotulador Eletrônico LetraTag LT100H Dymo. Com display que exibe até 13 caracteres, foi desenvolvido com 5 tamanhos de fonte, 7 estilos de impressão, 8 molduras, função “Data” e 195 símbolos.

rotulador-eletronico-letratag-lt100h-dymo

Possui teclado padrão ABC e tecla de navegação que simplifica o acesso às funções avançadas do dispositivo. A impressão com resolução máxima de 180 DPI é gerada termicamente, isto é, não utiliza tinta. Funciona com 4 pilhas AA alcalinas e é compatível com fitas LetraTag.

As etiquetas possuem alto poder de colagem e podem ser aplicadas em diferentes superfícies. Entre elas, cadernos, pastas, armários, livros, ferramentas, material de limpeza, álbuns, caixa de remédios e até tecidos. Entretanto, para isso, é preciso se atentar ao modelo certo de fita.

fita-para-rotulador-eletronico-dymo-18771-dymo

A Fita para Rotulador Eletrônico Dymo 18771 Dymo, por exemplo, é específica para tecido. Tem 12mm x 2m e imprime em preto no fundo branco. Para aplicá-la na peça, basta usar o ferro de passar roupas. Após fixada, pode ser lavada à máquina desde que a temperatura da água não ultrapasse 60º C.  

fita-para-rotulador-eletronico-dymo

Para outras superfícies, tem a Fita para Rotulador eletrônico Dymo 91335 Dymo que é plástica e imprime em preto no fundo azul, a Fita para Rotulador Eletrônico LetraTag Dymo 10697 que é de papel e imprime em preto no fundo branco, entre outras opções da marca. 

Rotulador eletrônico LT100T Dymo

Outro modelo com todas as funções básicas e que dá para transportar na bolsa é o Rotulador Eletrônico LetraTag LT100T Dymo. Ele oferece 5 tamanhos de fonte, 7 estilos, 8 molduras, função “Data”, 195 símbolos e imprime em até 2 linhas. Em sua memória dá para armazenar até 9 modelos de etiquetas. 

rotulador-eletronico-letratag-lt100t-dymo

Assim como o LT100H, a impressão é térmica e, para o seu funcionamento, basta colocar 4 pilhas AA em seu compartimento. Apresenta display que permite visualizar até 13 caracteres e teclado padrão de computador (QWERTY). Acompanha um refil de fita de papel LetraTag.

Diferenças entre a rotuladora eletrônica e a manual

A rotuladora manual antecedeu os modelos eletrônicos, todavia, ainda é encontrada no mercado como opção para quem não pode investir tanto. Ambas executam o mesmo trabalho: criar etiquetas adesivas. A diferença de valor, contudo, é justificada pelos recursos que cada uma oferece.

A manual é bem mais simples. Projetada com um disco com caracteres e números, não necessita de pilhas para funcionar nem tinta. Basta inserir a fita no compartimento, girar o disco, posicionar a letra no local indicado e pressionar o botão para que o texto seja gravado em alto relevo.

rotulador-manual-organizer-press-dymo

Como exemplo, temos o Rotulador Manual Organizer Press Dymo que conta com 49 caracteres (texto, números e símbolos). Imprime em branco em fitas vinílicas de 9mm como a Fita para Rotulador Manual Dymo, disponível nas cores preta, vermelha, verde e azul.

fita-para-rotulador-manual-dymo

Flexíveis, impermeáveis e com forte poder de adesão, são fitas que podem ser aplicadas em cadernos, pastas, armários, ferramentas, vidros, material de limpeza, álbum fotográfico, entre outros. Também são excelentes para trabalhos artesanais como scrapbooking.

Etiquetadora ou rotuladora?

É comum a confusão já que ambas ferramentas tem a mesma finalidade. No entanto, normalmente, a etiquetadora é utilizada para colocar valor em mercadorias. Sendo assim, é mais limitada em comparação com a rotuladora que permite a criação de etiquetas com um número maior e variado de caracteres.

Entretanto, é muito prática e útil no comércio. Sabe aquelas etiquetas de preço que encontramos nos produtos do mercado? São criadas com a etiquetadora manual. Alguns modelos, além de valor, com apenas um clique, possibilitam a aplicação de códigos, peso, data de validade e tamanhos.

etiquetadora-de-preco-fixxar-mx5500

Para ilustrar, separamos a Etiquetadora de Preço MX5500 Fixxar que apresenta design moderno e leve. Com sistema de abertura instantâneo e posição de impressão regulável, é preciso abastecê-la com um rolete entintado para que funcione adequadamente. Imprime até 8 dígitos em etiquetas de 21mm x 12mm. 

Onde comprar uma rotuladora eletrônica?

Você já conhece as diferenças entre etiquetadora e rotuladora, rotuladora manual e eletrônica. Dessa forma, agora é só optar pelo modelo que melhor atende às suas necessidades, seja na organização da casa ou do estabelecimento comercial.

Na Kalunga, você encontra todas essas ferramentas e também tudo o que você precisa para começar a usá-las imediatamente. Lembre-se: para preservar a vida útil do aparelho, adquira sempre insumos genuínos e compatíveis com o modelo.

Ademais, mantenha o dispositivo em local seco e protegido da luz. Caso fique muito tempo sem usá-lo, a sugestão, no caso dos eletrônicos, é retirar as pilhas. De resto, use e abuse da criatividade!

Você conhece a Kalunga?

Há mais de 50 anos no mercado, a Kalunga é referência em itens de papelaria, material escolar, suprimentos de escritório e produtos de informática. 

São mais de 220 lojas por todo o Brasil com itens escolares, acessórios e equipamentos de grandes marcas, inclusive rotuladora eletrônica, por excelentes preços.

Além disso, a empresa oferece uma série de serviços que proporcionam comodidade e praticidade aos seus clientes. Para saber mais, acesse os tópicos a seguir.

Bem-vindo!

Políticas do site